Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22038 |
Resumo: | A presente tese de doutorado teve por objetivo geral investigar as competências na formação e prática profissional do tecnólogo em construção de edifícios. Nesse contexto, a pesquisa contribuiu para a discussão acerca da natureza de competências e habilidades requeridas para ocupações profissionais historicamente caracterizadas como predominantemente práticas, no sentido de fundadas em saberes práticos, extra-acadêmicos e pragmáticos (saber-fazer), em contraste com competências simbólico-formais fundadas em saberes formais-conceituais (saber-dizer). A tese encontra-se fundamentada na perspectiva da psicologia histórico-cultural e amparada pela proposta teórico-metodológica da Clínica da Atividade. A pesquisa foi realizada com egressos, professores e gestores do Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios. Para atingimento dos objetivos esperados adotou-se a combinação de métodos quantitativos e qualitativos de produção e análise dos dados. Na etapa quantitativa, aplicou-se um questionário socioprofissional, obtendo-se o retorno de 41(quarenta e um) participantes. A análise dos dados quantitativos foi realizada através de estatística descritiva uni e multidimensional, complementada por análise estatística inferencial. Na etapa qualitativa, realizou-se consulta a documentos oficiais de natureza pedagógica, entrevistas semi-dirigidas com professores e gestores do curso e, por fim, as entrevistas de Instrução ao Sósia (IaS) com egressos. Esta etapa foi executada através de análise clínico-interpretativa, tendo por base a perspectiva histórico-cultural vigotskiana e a abordagem social das competências e habilidades. Os resultados analisados permitiram constatar que os profissionais são, na maioria jovens (média de idade de 26 anos e 06 meses), 58,6% do sexo feminino, 58,5% solteiros e somente 19,5% tem filhos. Também averiguou-se que a profissão de tecnólogo em construção de edifícios tem servido como estágio preliminar ou caminho de passagem em direção a outra formação e ocupação profissional, àquela de engenheiro civil. As principais competências requeridas do tecnólogo em construção de edifícios recobrem os domínios da gestão, projetos e orçamento. Conclui-se que a ocupação profissional do tecnólogo em construção de edifícios apresenta uma formação sólida e atualizada com as demandas do mercado de trabalho, havendo concatenação entre os conhecimentos teóricos e práticos em função das estratégias pedagógicas utilizadas durante o processo de formação profissional, segundo avaliação dos sujeitos participantes. No entanto, ainda tem sua área de especificidade estabelecida notadamente em relação aos engenheiros civis. Por esta razão, percebe-se que há uma necessidade de consolidação da identidade profissional do tecnólogo em construção de edifícios junto às entidades regulamentadoras da profissão e ao mercado de trabalho. |
id |
UFRN_44398fae0438b7384d5ccbffb47b6f9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22038 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Dantas, Etienne Andrade de MedeirosMoura, Dante HenriqueRego, Denise Pereira doEstevam, Ionara DantasOliveira, Patricia Whebber Souza deFalcão, Jorge Tarcisio da Rocha2017-02-17T19:55:48Z2017-02-17T19:55:48Z2016-09-26DANTAS, Etienne Andrade de Medeiros. Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional. 2016. 205f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22038A presente tese de doutorado teve por objetivo geral investigar as competências na formação e prática profissional do tecnólogo em construção de edifícios. Nesse contexto, a pesquisa contribuiu para a discussão acerca da natureza de competências e habilidades requeridas para ocupações profissionais historicamente caracterizadas como predominantemente práticas, no sentido de fundadas em saberes práticos, extra-acadêmicos e pragmáticos (saber-fazer), em contraste com competências simbólico-formais fundadas em saberes formais-conceituais (saber-dizer). A tese encontra-se fundamentada na perspectiva da psicologia histórico-cultural e amparada pela proposta teórico-metodológica da Clínica da Atividade. A pesquisa foi realizada com egressos, professores e gestores do Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios. Para atingimento dos objetivos esperados adotou-se a combinação de métodos quantitativos e qualitativos de produção e análise dos dados. Na etapa quantitativa, aplicou-se um questionário socioprofissional, obtendo-se o retorno de 41(quarenta e um) participantes. A análise dos dados quantitativos foi realizada através de estatística descritiva uni e multidimensional, complementada por análise estatística inferencial. Na etapa qualitativa, realizou-se consulta a documentos oficiais de natureza pedagógica, entrevistas semi-dirigidas com professores e gestores do curso e, por fim, as entrevistas de Instrução ao Sósia (IaS) com egressos. Esta etapa foi executada através de análise clínico-interpretativa, tendo por base a perspectiva histórico-cultural vigotskiana e a abordagem social das competências e habilidades. Os resultados analisados permitiram constatar que os profissionais são, na maioria jovens (média de idade de 26 anos e 06 meses), 58,6% do sexo feminino, 58,5% solteiros e somente 19,5% tem filhos. Também averiguou-se que a profissão de tecnólogo em construção de edifícios tem servido como estágio preliminar ou caminho de passagem em direção a outra formação e ocupação profissional, àquela de engenheiro civil. As principais competências requeridas do tecnólogo em construção de edifícios recobrem os domínios da gestão, projetos e orçamento. Conclui-se que a ocupação profissional do tecnólogo em construção de edifícios apresenta uma formação sólida e atualizada com as demandas do mercado de trabalho, havendo concatenação entre os conhecimentos teóricos e práticos em função das estratégias pedagógicas utilizadas durante o processo de formação profissional, segundo avaliação dos sujeitos participantes. No entanto, ainda tem sua área de especificidade estabelecida notadamente em relação aos engenheiros civis. Por esta razão, percebe-se que há uma necessidade de consolidação da identidade profissional do tecnólogo em construção de edifícios junto às entidades regulamentadoras da profissão e ao mercado de trabalho.The present doctorate research aimed to investigate competencies in training and professional practice of technologists in building construction. The research contributed in this context to the discussion about the nature of competencies and skills required for professional occupations historically characterized as predominantly practical, founded on practical, extraacademic and pragmatic knowledge (know-what), in contrast to symbolic-formal competencies based on formal and conceptual knowledge (know-how). The thesis is based on the perspective of the historical-cultural psychology and supported by theoretical and methodological proposals of Clinic of Activity. The survey was conducted with certified professionals (former students), teachers and managers participating in the Course of Technology in Building Construction. A combination of quantitative and qualitative methods of production and data analysis was adopted for achievement of expected goals. A socioprofessional survey was applied in the quantitative step, 41 (forty one) participants having returned the on-line questionnaire. The quantitative data analysis was performed using descriptive uni and multidimensional statistic methods, completed by inferential statistical analysis. Official pedagogical documents were inspected in the qualitative stage, what was completed by semi-structured interviews with teachers and managers and Instruction to the Double interviews with professionals. This step was based on clinical and interpretative analysis, based on the cultural-historical Vygotskian perspective and the social approach to competencies and skills. Results allowed verifying that professionals are mostly young (average age of 26 years and 06 months), 58.6% of participants being female, 58.5% single and only 19.5% having children. It was also verified that the profession of technologist in construction of buildings is considered as a preliminary stage or passageway toward other training and professional occupations, especially civil engineering. The main competencies required from technologist in construction of buildings encompass areas of management, project and budget. Final conclusion stresses that the occupation of technologist in construction of buildings has a solid background in terms of formation, connected to demands of the labor market and based on theoretical and practical knowledge issued from previous training process, according to the evaluation of participants. However, this professional occupation is still referred to civil engineering. For this reason, a need for consolidation of professional identity of technologist in building construction by the regulators of the professional activity and by the labor market is required.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAQualificação profissionalCompetênciasTecnólogo em construção de edifíciosClínica da atividadeInstrução ao sósiaPerfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdfEtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdfapplication/pdf2809242https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22038/1/EtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf042386cc6a95135ceee739ffcb16c3acMD51TEXTEtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf.txtEtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain388849https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22038/4/EtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf.txt9cc796c5ff2cd1ac257de1ae8beadbd6MD54THUMBNAILEtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf.jpgEtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2373https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22038/5/EtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf.jpgfc9122c1f21cb43b763e50b8a898ea01MD55123456789/220382017-11-03 22:35:58.639oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22038Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T01:35:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional |
title |
Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional |
spellingShingle |
Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional Dantas, Etienne Andrade de Medeiros CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Qualificação profissional Competências Tecnólogo em construção de edifícios Clínica da atividade Instrução ao sósia |
title_short |
Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional |
title_full |
Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional |
title_fullStr |
Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional |
title_full_unstemmed |
Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional |
title_sort |
Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional |
author |
Dantas, Etienne Andrade de Medeiros |
author_facet |
Dantas, Etienne Andrade de Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Moura, Dante Henrique |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Rego, Denise Pereira do |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Estevam, Ionara Dantas |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Oliveira, Patricia Whebber Souza de |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Etienne Andrade de Medeiros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha |
contributor_str_mv |
Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Qualificação profissional Competências Tecnólogo em construção de edifícios Clínica da atividade Instrução ao sósia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualificação profissional Competências Tecnólogo em construção de edifícios Clínica da atividade Instrução ao sósia |
description |
A presente tese de doutorado teve por objetivo geral investigar as competências na formação e prática profissional do tecnólogo em construção de edifícios. Nesse contexto, a pesquisa contribuiu para a discussão acerca da natureza de competências e habilidades requeridas para ocupações profissionais historicamente caracterizadas como predominantemente práticas, no sentido de fundadas em saberes práticos, extra-acadêmicos e pragmáticos (saber-fazer), em contraste com competências simbólico-formais fundadas em saberes formais-conceituais (saber-dizer). A tese encontra-se fundamentada na perspectiva da psicologia histórico-cultural e amparada pela proposta teórico-metodológica da Clínica da Atividade. A pesquisa foi realizada com egressos, professores e gestores do Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios. Para atingimento dos objetivos esperados adotou-se a combinação de métodos quantitativos e qualitativos de produção e análise dos dados. Na etapa quantitativa, aplicou-se um questionário socioprofissional, obtendo-se o retorno de 41(quarenta e um) participantes. A análise dos dados quantitativos foi realizada através de estatística descritiva uni e multidimensional, complementada por análise estatística inferencial. Na etapa qualitativa, realizou-se consulta a documentos oficiais de natureza pedagógica, entrevistas semi-dirigidas com professores e gestores do curso e, por fim, as entrevistas de Instrução ao Sósia (IaS) com egressos. Esta etapa foi executada através de análise clínico-interpretativa, tendo por base a perspectiva histórico-cultural vigotskiana e a abordagem social das competências e habilidades. Os resultados analisados permitiram constatar que os profissionais são, na maioria jovens (média de idade de 26 anos e 06 meses), 58,6% do sexo feminino, 58,5% solteiros e somente 19,5% tem filhos. Também averiguou-se que a profissão de tecnólogo em construção de edifícios tem servido como estágio preliminar ou caminho de passagem em direção a outra formação e ocupação profissional, àquela de engenheiro civil. As principais competências requeridas do tecnólogo em construção de edifícios recobrem os domínios da gestão, projetos e orçamento. Conclui-se que a ocupação profissional do tecnólogo em construção de edifícios apresenta uma formação sólida e atualizada com as demandas do mercado de trabalho, havendo concatenação entre os conhecimentos teóricos e práticos em função das estratégias pedagógicas utilizadas durante o processo de formação profissional, segundo avaliação dos sujeitos participantes. No entanto, ainda tem sua área de especificidade estabelecida notadamente em relação aos engenheiros civis. Por esta razão, percebe-se que há uma necessidade de consolidação da identidade profissional do tecnólogo em construção de edifícios junto às entidades regulamentadoras da profissão e ao mercado de trabalho. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-09-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-17T19:55:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-02-17T19:55:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DANTAS, Etienne Andrade de Medeiros. Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional. 2016. 205f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22038 |
identifier_str_mv |
DANTAS, Etienne Andrade de Medeiros. Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional. 2016. 205f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22038/1/EtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22038/4/EtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22038/5/EtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
042386cc6a95135ceee739ffcb16c3ac 9cc796c5ff2cd1ac257de1ae8beadbd6 fc9122c1f21cb43b763e50b8a898ea01 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117790975393792 |