Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Etienne Andrade de Medeiros
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22038
Resumo: A presente tese de doutorado teve por objetivo geral investigar as competências na formação e prática profissional do tecnólogo em construção de edifícios. Nesse contexto, a pesquisa contribuiu para a discussão acerca da natureza de competências e habilidades requeridas para ocupações profissionais historicamente caracterizadas como predominantemente práticas, no sentido de fundadas em saberes práticos, extra-acadêmicos e pragmáticos (saber-fazer), em contraste com competências simbólico-formais fundadas em saberes formais-conceituais (saber-dizer). A tese encontra-se fundamentada na perspectiva da psicologia histórico-cultural e amparada pela proposta teórico-metodológica da Clínica da Atividade. A pesquisa foi realizada com egressos, professores e gestores do Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios. Para atingimento dos objetivos esperados adotou-se a combinação de métodos quantitativos e qualitativos de produção e análise dos dados. Na etapa quantitativa, aplicou-se um questionário socioprofissional, obtendo-se o retorno de 41(quarenta e um) participantes. A análise dos dados quantitativos foi realizada através de estatística descritiva uni e multidimensional, complementada por análise estatística inferencial. Na etapa qualitativa, realizou-se consulta a documentos oficiais de natureza pedagógica, entrevistas semi-dirigidas com professores e gestores do curso e, por fim, as entrevistas de Instrução ao Sósia (IaS) com egressos. Esta etapa foi executada através de análise clínico-interpretativa, tendo por base a perspectiva histórico-cultural vigotskiana e a abordagem social das competências e habilidades. Os resultados analisados permitiram constatar que os profissionais são, na maioria jovens (média de idade de 26 anos e 06 meses), 58,6% do sexo feminino, 58,5% solteiros e somente 19,5% tem filhos. Também averiguou-se que a profissão de tecnólogo em construção de edifícios tem servido como estágio preliminar ou caminho de passagem em direção a outra formação e ocupação profissional, àquela de engenheiro civil. As principais competências requeridas do tecnólogo em construção de edifícios recobrem os domínios da gestão, projetos e orçamento. Conclui-se que a ocupação profissional do tecnólogo em construção de edifícios apresenta uma formação sólida e atualizada com as demandas do mercado de trabalho, havendo concatenação entre os conhecimentos teóricos e práticos em função das estratégias pedagógicas utilizadas durante o processo de formação profissional, segundo avaliação dos sujeitos participantes. No entanto, ainda tem sua área de especificidade estabelecida notadamente em relação aos engenheiros civis. Por esta razão, percebe-se que há uma necessidade de consolidação da identidade profissional do tecnólogo em construção de edifícios junto às entidades regulamentadoras da profissão e ao mercado de trabalho.
id UFRN_44398fae0438b7384d5ccbffb47b6f9a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22038
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Dantas, Etienne Andrade de MedeirosMoura, Dante HenriqueRego, Denise Pereira doEstevam, Ionara DantasOliveira, Patricia Whebber Souza deFalcão, Jorge Tarcisio da Rocha2017-02-17T19:55:48Z2017-02-17T19:55:48Z2016-09-26DANTAS, Etienne Andrade de Medeiros. Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional. 2016. 205f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22038A presente tese de doutorado teve por objetivo geral investigar as competências na formação e prática profissional do tecnólogo em construção de edifícios. Nesse contexto, a pesquisa contribuiu para a discussão acerca da natureza de competências e habilidades requeridas para ocupações profissionais historicamente caracterizadas como predominantemente práticas, no sentido de fundadas em saberes práticos, extra-acadêmicos e pragmáticos (saber-fazer), em contraste com competências simbólico-formais fundadas em saberes formais-conceituais (saber-dizer). A tese encontra-se fundamentada na perspectiva da psicologia histórico-cultural e amparada pela proposta teórico-metodológica da Clínica da Atividade. A pesquisa foi realizada com egressos, professores e gestores do Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios. Para atingimento dos objetivos esperados adotou-se a combinação de métodos quantitativos e qualitativos de produção e análise dos dados. Na etapa quantitativa, aplicou-se um questionário socioprofissional, obtendo-se o retorno de 41(quarenta e um) participantes. A análise dos dados quantitativos foi realizada através de estatística descritiva uni e multidimensional, complementada por análise estatística inferencial. Na etapa qualitativa, realizou-se consulta a documentos oficiais de natureza pedagógica, entrevistas semi-dirigidas com professores e gestores do curso e, por fim, as entrevistas de Instrução ao Sósia (IaS) com egressos. Esta etapa foi executada através de análise clínico-interpretativa, tendo por base a perspectiva histórico-cultural vigotskiana e a abordagem social das competências e habilidades. Os resultados analisados permitiram constatar que os profissionais são, na maioria jovens (média de idade de 26 anos e 06 meses), 58,6% do sexo feminino, 58,5% solteiros e somente 19,5% tem filhos. Também averiguou-se que a profissão de tecnólogo em construção de edifícios tem servido como estágio preliminar ou caminho de passagem em direção a outra formação e ocupação profissional, àquela de engenheiro civil. As principais competências requeridas do tecnólogo em construção de edifícios recobrem os domínios da gestão, projetos e orçamento. Conclui-se que a ocupação profissional do tecnólogo em construção de edifícios apresenta uma formação sólida e atualizada com as demandas do mercado de trabalho, havendo concatenação entre os conhecimentos teóricos e práticos em função das estratégias pedagógicas utilizadas durante o processo de formação profissional, segundo avaliação dos sujeitos participantes. No entanto, ainda tem sua área de especificidade estabelecida notadamente em relação aos engenheiros civis. Por esta razão, percebe-se que há uma necessidade de consolidação da identidade profissional do tecnólogo em construção de edifícios junto às entidades regulamentadoras da profissão e ao mercado de trabalho.The present doctorate research aimed to investigate competencies in training and professional practice of technologists in building construction. The research contributed in this context to the discussion about the nature of competencies and skills required for professional occupations historically characterized as predominantly practical, founded on practical, extraacademic and pragmatic knowledge (know-what), in contrast to symbolic-formal competencies based on formal and conceptual knowledge (know-how). The thesis is based on the perspective of the historical-cultural psychology and supported by theoretical and methodological proposals of Clinic of Activity. The survey was conducted with certified professionals (former students), teachers and managers participating in the Course of Technology in Building Construction. A combination of quantitative and qualitative methods of production and data analysis was adopted for achievement of expected goals. A socioprofessional survey was applied in the quantitative step, 41 (forty one) participants having returned the on-line questionnaire. The quantitative data analysis was performed using descriptive uni and multidimensional statistic methods, completed by inferential statistical analysis. Official pedagogical documents were inspected in the qualitative stage, what was completed by semi-structured interviews with teachers and managers and Instruction to the Double interviews with professionals. This step was based on clinical and interpretative analysis, based on the cultural-historical Vygotskian perspective and the social approach to competencies and skills. Results allowed verifying that professionals are mostly young (average age of 26 years and 06 months), 58.6% of participants being female, 58.5% single and only 19.5% having children. It was also verified that the profession of technologist in construction of buildings is considered as a preliminary stage or passageway toward other training and professional occupations, especially civil engineering. The main competencies required from technologist in construction of buildings encompass areas of management, project and budget. Final conclusion stresses that the occupation of technologist in construction of buildings has a solid background in terms of formation, connected to demands of the labor market and based on theoretical and practical knowledge issued from previous training process, according to the evaluation of participants. However, this professional occupation is still referred to civil engineering. For this reason, a need for consolidation of professional identity of technologist in building construction by the regulators of the professional activity and by the labor market is required.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAQualificação profissionalCompetênciasTecnólogo em construção de edifíciosClínica da atividadeInstrução ao sósiaPerfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdfEtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdfapplication/pdf2809242https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22038/1/EtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf042386cc6a95135ceee739ffcb16c3acMD51TEXTEtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf.txtEtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain388849https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22038/4/EtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf.txt9cc796c5ff2cd1ac257de1ae8beadbd6MD54THUMBNAILEtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf.jpgEtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2373https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22038/5/EtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf.jpgfc9122c1f21cb43b763e50b8a898ea01MD55123456789/220382017-11-03 22:35:58.639oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22038Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T01:35:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional
title Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional
spellingShingle Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional
Dantas, Etienne Andrade de Medeiros
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Qualificação profissional
Competências
Tecnólogo em construção de edifícios
Clínica da atividade
Instrução ao sósia
title_short Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional
title_full Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional
title_fullStr Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional
title_full_unstemmed Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional
title_sort Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional
author Dantas, Etienne Andrade de Medeiros
author_facet Dantas, Etienne Andrade de Medeiros
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Moura, Dante Henrique
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Rego, Denise Pereira do
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Estevam, Ionara Dantas
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Oliveira, Patricia Whebber Souza de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Etienne Andrade de Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha
contributor_str_mv Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Qualificação profissional
Competências
Tecnólogo em construção de edifícios
Clínica da atividade
Instrução ao sósia
dc.subject.por.fl_str_mv Qualificação profissional
Competências
Tecnólogo em construção de edifícios
Clínica da atividade
Instrução ao sósia
description A presente tese de doutorado teve por objetivo geral investigar as competências na formação e prática profissional do tecnólogo em construção de edifícios. Nesse contexto, a pesquisa contribuiu para a discussão acerca da natureza de competências e habilidades requeridas para ocupações profissionais historicamente caracterizadas como predominantemente práticas, no sentido de fundadas em saberes práticos, extra-acadêmicos e pragmáticos (saber-fazer), em contraste com competências simbólico-formais fundadas em saberes formais-conceituais (saber-dizer). A tese encontra-se fundamentada na perspectiva da psicologia histórico-cultural e amparada pela proposta teórico-metodológica da Clínica da Atividade. A pesquisa foi realizada com egressos, professores e gestores do Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios. Para atingimento dos objetivos esperados adotou-se a combinação de métodos quantitativos e qualitativos de produção e análise dos dados. Na etapa quantitativa, aplicou-se um questionário socioprofissional, obtendo-se o retorno de 41(quarenta e um) participantes. A análise dos dados quantitativos foi realizada através de estatística descritiva uni e multidimensional, complementada por análise estatística inferencial. Na etapa qualitativa, realizou-se consulta a documentos oficiais de natureza pedagógica, entrevistas semi-dirigidas com professores e gestores do curso e, por fim, as entrevistas de Instrução ao Sósia (IaS) com egressos. Esta etapa foi executada através de análise clínico-interpretativa, tendo por base a perspectiva histórico-cultural vigotskiana e a abordagem social das competências e habilidades. Os resultados analisados permitiram constatar que os profissionais são, na maioria jovens (média de idade de 26 anos e 06 meses), 58,6% do sexo feminino, 58,5% solteiros e somente 19,5% tem filhos. Também averiguou-se que a profissão de tecnólogo em construção de edifícios tem servido como estágio preliminar ou caminho de passagem em direção a outra formação e ocupação profissional, àquela de engenheiro civil. As principais competências requeridas do tecnólogo em construção de edifícios recobrem os domínios da gestão, projetos e orçamento. Conclui-se que a ocupação profissional do tecnólogo em construção de edifícios apresenta uma formação sólida e atualizada com as demandas do mercado de trabalho, havendo concatenação entre os conhecimentos teóricos e práticos em função das estratégias pedagógicas utilizadas durante o processo de formação profissional, segundo avaliação dos sujeitos participantes. No entanto, ainda tem sua área de especificidade estabelecida notadamente em relação aos engenheiros civis. Por esta razão, percebe-se que há uma necessidade de consolidação da identidade profissional do tecnólogo em construção de edifícios junto às entidades regulamentadoras da profissão e ao mercado de trabalho.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-09-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-17T19:55:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-17T19:55:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DANTAS, Etienne Andrade de Medeiros. Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional. 2016. 205f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22038
identifier_str_mv DANTAS, Etienne Andrade de Medeiros. Perfil do tecnólogo em construção de edifícios: estudo sobre a concatenação entre competências na formação e no exercício profissional. 2016. 205f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22038/1/EtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22038/4/EtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22038/5/EtienneAndradeDeMedeirosDantas_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 042386cc6a95135ceee739ffcb16c3ac
9cc796c5ff2cd1ac257de1ae8beadbd6
fc9122c1f21cb43b763e50b8a898ea01
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117790975393792