A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38133 |
Resumo: | O trabalho procura evidenciar a história do movimento artístico da Galeria do Povo idealizado por Eduardo Alexandre de Amorim Garcia. O movimento de arte democratizou o acesso às artes visuais na cidade de Natal e utilizou um território informal. Durante o cerco militar imposto pela ditadura no Brasil, estabeleceu um novo meio de diálogo e interação entre o público e artistas, no final dos anos 1970. O movimento artístico encontrou na Praia dos Artistas um espaço de exibição alternativo e experimental de bens culturais destacando a participação da sociedade no processo de exposição. Os dados coletados apontam o pioneirismo em utilizar um espaço alternativo, neste caso os muros na orla da praia como espaço expositivo na cidade de Natal. As ramificações de novas ações envolvendo o conhecimento, as artes e a cultura se expandiram para outros espaços, associando propostas promovidas pelo Mural Universitário, Mural Escolar e a Casa do Produtor Cultural almejadas por Eduardo Alexandre. |
id |
UFRN_449645d15ecc279f767d9eafdfff39c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/38133 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lemos, Ébeson RolimCarvalho, Vicente Vitoriano MarquesCosta, Maria Helena Braga e Vaz daGarcia, Eduardo Alexandre de AmorimCarvalho, Vicente Vitoriano Marques2016-01-11T18:41:57Z2021-09-27T11:31:41Z2016-01-11T18:41:57Z2021-09-27T11:31:41Z2015-12-092010018060LEMOS, Ébeson Rolim. A Galeria do Povo: um movimento histórico da arte potiguar. Orientador: Vicente Vitoriano Marques Carvalho. 2015. 167f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais), Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38133O trabalho procura evidenciar a história do movimento artístico da Galeria do Povo idealizado por Eduardo Alexandre de Amorim Garcia. O movimento de arte democratizou o acesso às artes visuais na cidade de Natal e utilizou um território informal. Durante o cerco militar imposto pela ditadura no Brasil, estabeleceu um novo meio de diálogo e interação entre o público e artistas, no final dos anos 1970. O movimento artístico encontrou na Praia dos Artistas um espaço de exibição alternativo e experimental de bens culturais destacando a participação da sociedade no processo de exposição. Os dados coletados apontam o pioneirismo em utilizar um espaço alternativo, neste caso os muros na orla da praia como espaço expositivo na cidade de Natal. As ramificações de novas ações envolvendo o conhecimento, as artes e a cultura se expandiram para outros espaços, associando propostas promovidas pelo Mural Universitário, Mural Escolar e a Casa do Produtor Cultural almejadas por Eduardo Alexandre.O trabalho procura evidenciar a história do movimento artístico da Galeria do Povo idealizado por Eduardo Alexandre de Amorim Garcia. O movimento de arte democratizou o acesso às artes visuais na cidade de Natal e utilizou um território informal. Durante o cerco militar imposto pela ditadura no Brasil, estabeleceu um novo meio de diálogo e interação entre o público e artistas, no final dos anos 1970. O movimento artístico encontrou na Praia dos Artistas um espaço de exibição alternativo e experimental de bens culturais destacando a participação da sociedade no processo de exposição. Os dados coletados apontam o pioneirismo em utilizar um espaço alternativo, neste caso os muros na orla da praia como espaço expositivo na cidade de Natal. As ramificações de novas ações envolvendo o conhecimento, as artes e a cultura se expandiram para outros espaços, associando propostas promovidas pelo Mural Universitário, Mural Escolar e a Casa do Produtor Cultural almejadas por Eduardo Alexandre.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilArtes VisuaisGaleria do Povo, história da arte do Rio Grande do Norte, espaço expositivo alternativoArte, história da arte, história da arte do Rio Grande do NorteA galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTCC - Ébeson Rolim Lemos - 2015.pdf.txtExtracted texttext/plain209225https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38133/1/TCC%20-%20%c3%89beson%20Rolim%20Lemos%20-%202015.pdf.txt654c5c84652de971c1ce3027ae25cac2MD51LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38133/2/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD52ORIGINALGaleriaPovo_Lemos_2012.pdfapplication/pdf17408222https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38133/3/GaleriaPovo_Lemos_2012.pdfb2dbb0cc839dcc61dd244362a6bfd51bMD53123456789/381332023-01-11 16:24:46.382oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-11T19:24:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar |
title |
A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar |
spellingShingle |
A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar Lemos, Ébeson Rolim Galeria do Povo, história da arte do Rio Grande do Norte, espaço expositivo alternativo Arte, história da arte, história da arte do Rio Grande do Norte |
title_short |
A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar |
title_full |
A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar |
title_fullStr |
A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar |
title_full_unstemmed |
A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar |
title_sort |
A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar |
author |
Lemos, Ébeson Rolim |
author_facet |
Lemos, Ébeson Rolim |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Carvalho, Vicente Vitoriano Marques |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Costa, Maria Helena Braga e Vaz da |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Garcia, Eduardo Alexandre de Amorim |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Ébeson Rolim |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Vicente Vitoriano Marques |
contributor_str_mv |
Carvalho, Vicente Vitoriano Marques |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Galeria do Povo, história da arte do Rio Grande do Norte, espaço expositivo alternativo |
topic |
Galeria do Povo, história da arte do Rio Grande do Norte, espaço expositivo alternativo Arte, história da arte, história da arte do Rio Grande do Norte |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Arte, história da arte, história da arte do Rio Grande do Norte |
description |
O trabalho procura evidenciar a história do movimento artístico da Galeria do Povo idealizado por Eduardo Alexandre de Amorim Garcia. O movimento de arte democratizou o acesso às artes visuais na cidade de Natal e utilizou um território informal. Durante o cerco militar imposto pela ditadura no Brasil, estabeleceu um novo meio de diálogo e interação entre o público e artistas, no final dos anos 1970. O movimento artístico encontrou na Praia dos Artistas um espaço de exibição alternativo e experimental de bens culturais destacando a participação da sociedade no processo de exposição. Os dados coletados apontam o pioneirismo em utilizar um espaço alternativo, neste caso os muros na orla da praia como espaço expositivo na cidade de Natal. As ramificações de novas ações envolvendo o conhecimento, as artes e a cultura se expandiram para outros espaços, associando propostas promovidas pelo Mural Universitário, Mural Escolar e a Casa do Produtor Cultural almejadas por Eduardo Alexandre. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-11T18:41:57Z 2021-09-27T11:31:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-01-11T18:41:57Z 2021-09-27T11:31:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2010018060 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEMOS, Ébeson Rolim. A Galeria do Povo: um movimento histórico da arte potiguar. Orientador: Vicente Vitoriano Marques Carvalho. 2015. 167f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais), Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38133 |
identifier_str_mv |
2010018060 LEMOS, Ébeson Rolim. A Galeria do Povo: um movimento histórico da arte potiguar. Orientador: Vicente Vitoriano Marques Carvalho. 2015. 167f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais), Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Artes Visuais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38133/1/TCC%20-%20%c3%89beson%20Rolim%20Lemos%20-%202015.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38133/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38133/3/GaleriaPovo_Lemos_2012.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
654c5c84652de971c1ce3027ae25cac2 a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 b2dbb0cc839dcc61dd244362a6bfd51b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832784377643008 |