A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Ébeson Rolim
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38133
Resumo: O trabalho procura evidenciar a história do movimento artístico da Galeria do Povo idealizado por Eduardo Alexandre de Amorim Garcia. O movimento de arte democratizou o acesso às artes visuais na cidade de Natal e utilizou um território informal. Durante o cerco militar imposto pela ditadura no Brasil, estabeleceu um novo meio de diálogo e interação entre o público e artistas, no final dos anos 1970. O movimento artístico encontrou na Praia dos Artistas um espaço de exibição alternativo e experimental de bens culturais destacando a participação da sociedade no processo de exposição. Os dados coletados apontam o pioneirismo em utilizar um espaço alternativo, neste caso os muros na orla da praia como espaço expositivo na cidade de Natal. As ramificações de novas ações envolvendo o conhecimento, as artes e a cultura se expandiram para outros espaços, associando propostas promovidas pelo Mural Universitário, Mural Escolar e a Casa do Produtor Cultural almejadas por Eduardo Alexandre.
id UFRN_449645d15ecc279f767d9eafdfff39c4
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/38133
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lemos, Ébeson RolimCarvalho, Vicente Vitoriano MarquesCosta, Maria Helena Braga e Vaz daGarcia, Eduardo Alexandre de AmorimCarvalho, Vicente Vitoriano Marques2016-01-11T18:41:57Z2021-09-27T11:31:41Z2016-01-11T18:41:57Z2021-09-27T11:31:41Z2015-12-092010018060LEMOS, Ébeson Rolim. A Galeria do Povo: um movimento histórico da arte potiguar. Orientador: Vicente Vitoriano Marques Carvalho. 2015. 167f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais), Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38133O trabalho procura evidenciar a história do movimento artístico da Galeria do Povo idealizado por Eduardo Alexandre de Amorim Garcia. O movimento de arte democratizou o acesso às artes visuais na cidade de Natal e utilizou um território informal. Durante o cerco militar imposto pela ditadura no Brasil, estabeleceu um novo meio de diálogo e interação entre o público e artistas, no final dos anos 1970. O movimento artístico encontrou na Praia dos Artistas um espaço de exibição alternativo e experimental de bens culturais destacando a participação da sociedade no processo de exposição. Os dados coletados apontam o pioneirismo em utilizar um espaço alternativo, neste caso os muros na orla da praia como espaço expositivo na cidade de Natal. As ramificações de novas ações envolvendo o conhecimento, as artes e a cultura se expandiram para outros espaços, associando propostas promovidas pelo Mural Universitário, Mural Escolar e a Casa do Produtor Cultural almejadas por Eduardo Alexandre.O trabalho procura evidenciar a história do movimento artístico da Galeria do Povo idealizado por Eduardo Alexandre de Amorim Garcia. O movimento de arte democratizou o acesso às artes visuais na cidade de Natal e utilizou um território informal. Durante o cerco militar imposto pela ditadura no Brasil, estabeleceu um novo meio de diálogo e interação entre o público e artistas, no final dos anos 1970. O movimento artístico encontrou na Praia dos Artistas um espaço de exibição alternativo e experimental de bens culturais destacando a participação da sociedade no processo de exposição. Os dados coletados apontam o pioneirismo em utilizar um espaço alternativo, neste caso os muros na orla da praia como espaço expositivo na cidade de Natal. As ramificações de novas ações envolvendo o conhecimento, as artes e a cultura se expandiram para outros espaços, associando propostas promovidas pelo Mural Universitário, Mural Escolar e a Casa do Produtor Cultural almejadas por Eduardo Alexandre.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilArtes VisuaisGaleria do Povo, história da arte do Rio Grande do Norte, espaço expositivo alternativoArte, história da arte, história da arte do Rio Grande do NorteA galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTCC - Ébeson Rolim Lemos - 2015.pdf.txtExtracted texttext/plain209225https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38133/1/TCC%20-%20%c3%89beson%20Rolim%20Lemos%20-%202015.pdf.txt654c5c84652de971c1ce3027ae25cac2MD51LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38133/2/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD52ORIGINALGaleriaPovo_Lemos_2012.pdfapplication/pdf17408222https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38133/3/GaleriaPovo_Lemos_2012.pdfb2dbb0cc839dcc61dd244362a6bfd51bMD53123456789/381332023-01-11 16:24:46.382oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-11T19:24:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar
title A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar
spellingShingle A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar
Lemos, Ébeson Rolim
Galeria do Povo, história da arte do Rio Grande do Norte, espaço expositivo alternativo
Arte, história da arte, história da arte do Rio Grande do Norte
title_short A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar
title_full A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar
title_fullStr A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar
title_full_unstemmed A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar
title_sort A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar
author Lemos, Ébeson Rolim
author_facet Lemos, Ébeson Rolim
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carvalho, Vicente Vitoriano Marques
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Garcia, Eduardo Alexandre de Amorim
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Ébeson Rolim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Vicente Vitoriano Marques
contributor_str_mv Carvalho, Vicente Vitoriano Marques
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Galeria do Povo, história da arte do Rio Grande do Norte, espaço expositivo alternativo
topic Galeria do Povo, história da arte do Rio Grande do Norte, espaço expositivo alternativo
Arte, história da arte, história da arte do Rio Grande do Norte
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Arte, história da arte, história da arte do Rio Grande do Norte
description O trabalho procura evidenciar a história do movimento artístico da Galeria do Povo idealizado por Eduardo Alexandre de Amorim Garcia. O movimento de arte democratizou o acesso às artes visuais na cidade de Natal e utilizou um território informal. Durante o cerco militar imposto pela ditadura no Brasil, estabeleceu um novo meio de diálogo e interação entre o público e artistas, no final dos anos 1970. O movimento artístico encontrou na Praia dos Artistas um espaço de exibição alternativo e experimental de bens culturais destacando a participação da sociedade no processo de exposição. Os dados coletados apontam o pioneirismo em utilizar um espaço alternativo, neste caso os muros na orla da praia como espaço expositivo na cidade de Natal. As ramificações de novas ações envolvendo o conhecimento, as artes e a cultura se expandiram para outros espaços, associando propostas promovidas pelo Mural Universitário, Mural Escolar e a Casa do Produtor Cultural almejadas por Eduardo Alexandre.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-11T18:41:57Z
2021-09-27T11:31:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-11T18:41:57Z
2021-09-27T11:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2010018060
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEMOS, Ébeson Rolim. A Galeria do Povo: um movimento histórico da arte potiguar. Orientador: Vicente Vitoriano Marques Carvalho. 2015. 167f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais), Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38133
identifier_str_mv 2010018060
LEMOS, Ébeson Rolim. A Galeria do Povo: um movimento histórico da arte potiguar. Orientador: Vicente Vitoriano Marques Carvalho. 2015. 167f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais), Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Artes Visuais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38133/1/TCC%20-%20%c3%89beson%20Rolim%20Lemos%20-%202015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38133/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38133/3/GaleriaPovo_Lemos_2012.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 654c5c84652de971c1ce3027ae25cac2
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
b2dbb0cc839dcc61dd244362a6bfd51b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832784377643008