Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sebastião, Maria Lúcia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22152
Resumo: O cinema exibe o movimento do corpo, altera a nossa percepção, nos leva à vertigem, havendo um envolvimento com a apreciação do movimento da câmera. O cinema nos transporta para outros mundos, outras emoções, realidades, momentos, e é por meio da percepção que nós como espectadores tomamos o cinema como uma possibilidade para refletir diversas situações, reais ou imaginárias. Considerando essa experiência do cinema, o objetivo da pesquisa é estabelecer relações entre corpo e expressividade, a partir de apreciações de obras de Charles Chaplin, visando compreender o conhecimento estético na Educação Física. O método de pesquisa utilizado baseia-se na atitude fenomenológica proposta pelo filósofo Maurice Merleau-Ponty. Assim, incorporamos à experiência vivida, a redução e a intencionalidade do movimento. Nesse sentido, realizamos apreciações de duas obras do cineasta Charles Chaplin: Tempos Modernos (1936) e O Circo (1928), na ficha de conteúdo descrevemos alguns aspectos relacionados à percepção corporal, ao esquema corporal, à motricidade e à expressividade. Nessa perspectiva, possibilitamos outros modos de pensar a Educação Física e valorizar o poder que o corpo tem de criar e recriar, interpretando o movimento nas suas mais diversas formas.
id UFRN_4507d08efeda801fd2a1a075960487d9
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22152
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Sebastião, Maria Lúciahttp://lattes.cnpq.br/1975000630276303http://lattes.cnpq.br/6743881635494941Costa, Elaine Melo de Britohttp://lattes.cnpq.br/6585812032940319Caminha, Iraquitan de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0554271319840687Melo, José Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/9283008377235258Medeiros, Rosie Marie Nascimento dehttp://lattes.cnpq.br/4739820420408872Nóbrega, Terezinha Petrucia da2017-03-06T23:34:29Z2017-03-06T23:34:29Z2016-07-29SEBASTIÃO, Maria Lúcia. Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22152O cinema exibe o movimento do corpo, altera a nossa percepção, nos leva à vertigem, havendo um envolvimento com a apreciação do movimento da câmera. O cinema nos transporta para outros mundos, outras emoções, realidades, momentos, e é por meio da percepção que nós como espectadores tomamos o cinema como uma possibilidade para refletir diversas situações, reais ou imaginárias. Considerando essa experiência do cinema, o objetivo da pesquisa é estabelecer relações entre corpo e expressividade, a partir de apreciações de obras de Charles Chaplin, visando compreender o conhecimento estético na Educação Física. O método de pesquisa utilizado baseia-se na atitude fenomenológica proposta pelo filósofo Maurice Merleau-Ponty. Assim, incorporamos à experiência vivida, a redução e a intencionalidade do movimento. Nesse sentido, realizamos apreciações de duas obras do cineasta Charles Chaplin: Tempos Modernos (1936) e O Circo (1928), na ficha de conteúdo descrevemos alguns aspectos relacionados à percepção corporal, ao esquema corporal, à motricidade e à expressividade. Nessa perspectiva, possibilitamos outros modos de pensar a Educação Física e valorizar o poder que o corpo tem de criar e recriar, interpretando o movimento nas suas mais diversas formas.Cinema exhibits the movement of the body, affects our perception, takes us in a vertigo and produces an evolvement of ourselves with the camera on action. Movie has the capacity of taking us to other worlds, emotions, realities and moments; as spectators, we see cinema as a way of reflecting on several situations, be they real or imaginary. The objective of this paper is to establish relations between body and expressiveness as it appears in Chaplin‟s films as a resort to understand the aesthetic knowledge in Physical Education. The research method relies on the phenomenological attitude proposed by the French philosopher Maurice Merleau-Ponty. Thus, we enrich the living experience with reduction and movement intentionality. In this sense, we evaluated two works realized by Charles Chaplin: Modern Times (1936) and The Circus (1928). In field contents, we describe some aspects relating to corporal perception, drivability and expressiveness. In this perspective, we developed other ways of thinking Physical Education and valuing the body power of creation and re-creation while interpreting movement in its more diversified forms.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICACorpoCinemaPercepçãoEsquema corporalExpressividadeCorpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMariaLuciaSebastiao_DISSERT.pdfMariaLuciaSebastiao_DISSERT.pdfapplication/pdf1877216https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22152/1/MariaLuciaSebastiao_DISSERT.pdfd2858d0def9d1eac6385683ff571cf66MD51TEXTMariaLuciaSebastiao_DISSERT.pdf.txtMariaLuciaSebastiao_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain222530https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22152/4/MariaLuciaSebastiao_DISSERT.pdf.txt52699fa9520c0c1141c20043d600496cMD54THUMBNAILMariaLuciaSebastiao_DISSERT.pdf.jpgMariaLuciaSebastiao_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3830https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22152/5/MariaLuciaSebastiao_DISSERT.pdf.jpgdfb4e48f44449b9e5873bcaa6011ee19MD55123456789/221522017-11-04 12:15:32.9oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22152Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T15:15:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física
title Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física
spellingShingle Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física
Sebastião, Maria Lúcia
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Corpo
Cinema
Percepção
Esquema corporal
Expressividade
title_short Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física
title_full Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física
title_fullStr Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física
title_full_unstemmed Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física
title_sort Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física
author Sebastião, Maria Lúcia
author_facet Sebastião, Maria Lúcia
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1975000630276303
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6743881635494941
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Costa, Elaine Melo de Brito
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6585812032940319
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Caminha, Iraquitan de Oliveira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0554271319840687
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Melo, José Pereira de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9283008377235258
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
dc.contributor.author.fl_str_mv Sebastião, Maria Lúcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nóbrega, Terezinha Petrucia da
contributor_str_mv Nóbrega, Terezinha Petrucia da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Corpo
Cinema
Percepção
Esquema corporal
Expressividade
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Cinema
Percepção
Esquema corporal
Expressividade
description O cinema exibe o movimento do corpo, altera a nossa percepção, nos leva à vertigem, havendo um envolvimento com a apreciação do movimento da câmera. O cinema nos transporta para outros mundos, outras emoções, realidades, momentos, e é por meio da percepção que nós como espectadores tomamos o cinema como uma possibilidade para refletir diversas situações, reais ou imaginárias. Considerando essa experiência do cinema, o objetivo da pesquisa é estabelecer relações entre corpo e expressividade, a partir de apreciações de obras de Charles Chaplin, visando compreender o conhecimento estético na Educação Física. O método de pesquisa utilizado baseia-se na atitude fenomenológica proposta pelo filósofo Maurice Merleau-Ponty. Assim, incorporamos à experiência vivida, a redução e a intencionalidade do movimento. Nesse sentido, realizamos apreciações de duas obras do cineasta Charles Chaplin: Tempos Modernos (1936) e O Circo (1928), na ficha de conteúdo descrevemos alguns aspectos relacionados à percepção corporal, ao esquema corporal, à motricidade e à expressividade. Nessa perspectiva, possibilitamos outros modos de pensar a Educação Física e valorizar o poder que o corpo tem de criar e recriar, interpretando o movimento nas suas mais diversas formas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-06T23:34:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-06T23:34:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SEBASTIÃO, Maria Lúcia. Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22152
identifier_str_mv SEBASTIÃO, Maria Lúcia. Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22152/1/MariaLuciaSebastiao_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22152/4/MariaLuciaSebastiao_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22152/5/MariaLuciaSebastiao_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d2858d0def9d1eac6385683ff571cf66
52699fa9520c0c1141c20043d600496c
dfb4e48f44449b9e5873bcaa6011ee19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832840565587968