Elaboração de um recurso educacional para profissionais de saúde voltado para os cuidados paliativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Stella Alyny de Aquino
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55812
Resumo: Nos últimos anos, a criação de políticas públicas, o avanço da medicina, associada à incorporação de novas tecnologias, o emprego de tratamentos cada vez mais eficazes, além do desenvolvimento das diversas subespecialidades pediátricas, aliadas à proliferação das unidades de tratamento intensivo pediátrico e neonatal, contribuíram para modificação do perfil epidemiológico da população, com o aumento das doenças crônicas, a redução da mortalidade infantil e declínio das condições agudas. Diante desse contexto, surge uma nova abordagem do cuidado, voltado para atender os pacientes com doenças que não tem possibilidade de cura por meio de um novo conceito terapêutico: Cuidados Paliativos. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo elaborar um recurso educacional sobre Cuidados Paliativos voltado para profissionais e alunos da área da saúde e também para a sociedade civil, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, que se caracteriza por identificar e resolver problemas coletivos, através da investigação baseada em uma autorreflexão dos atores e pesquisadores envolvidos. A pesquisa foi construída em duas etapas: análise do conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre os Cuidados Paliativos voltados à criança com condição crônica hospitalizada realizada em 2020 e a elaboração de um desenho pedagógico sobre Cuidados Paliativos para os profissionais de saúde, por meio da criação de um curso gratuito na plataforma AVASUS. Observou-se que os profissionais não compreendiam a filosofia e os objetivos dos Cuidados Paliativos, evidenciando lacuna na formação dos profissionais e fragilidade emocional frente ao processo de morte. Desta forma, o produto desse projeto visa o aperfeiçoamento das práticas adotadas no cuidado, de modo a instruir para os Cuidados Paliativos, como também, gerar melhorias na qualidade da assistência à medida que poderá trazer subsídios para fundamentar o planejamento de suas ações e o enriquecimento científico.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55812Nos últimos anos, a criação de políticas públicas, o avanço da medicina, associada à incorporação de novas tecnologias, o emprego de tratamentos cada vez mais eficazes, além do desenvolvimento das diversas subespecialidades pediátricas, aliadas à proliferação das unidades de tratamento intensivo pediátrico e neonatal, contribuíram para modificação do perfil epidemiológico da população, com o aumento das doenças crônicas, a redução da mortalidade infantil e declínio das condições agudas. Diante desse contexto, surge uma nova abordagem do cuidado, voltado para atender os pacientes com doenças que não tem possibilidade de cura por meio de um novo conceito terapêutico: Cuidados Paliativos. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo elaborar um recurso educacional sobre Cuidados Paliativos voltado para profissionais e alunos da área da saúde e também para a sociedade civil, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, que se caracteriza por identificar e resolver problemas coletivos, através da investigação baseada em uma autorreflexão dos atores e pesquisadores envolvidos. A pesquisa foi construída em duas etapas: análise do conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre os Cuidados Paliativos voltados à criança com condição crônica hospitalizada realizada em 2020 e a elaboração de um desenho pedagógico sobre Cuidados Paliativos para os profissionais de saúde, por meio da criação de um curso gratuito na plataforma AVASUS. Observou-se que os profissionais não compreendiam a filosofia e os objetivos dos Cuidados Paliativos, evidenciando lacuna na formação dos profissionais e fragilidade emocional frente ao processo de morte. Desta forma, o produto desse projeto visa o aperfeiçoamento das práticas adotadas no cuidado, de modo a instruir para os Cuidados Paliativos, como também, gerar melhorias na qualidade da assistência à medida que poderá trazer subsídios para fundamentar o planejamento de suas ações e o enriquecimento científico.In recent years, creation of public policies, advancement of medicine, associated with incorporation of new technologies, use of increasingly effective treatments, in addition to the development of various pediatric subspecialties, combined with proliferation of pediatric and neonatal intensive care units , contributed to change the epidemiological profile of the population, with an increase in chronic diseases, a reduction in infant mortality and a decline in acute conditions. In this context, a new approach to care emerges, aimed at assisting patients with diseases that cannot be cured through a new therapeutic concept: Palliative Care. In view of this, the present work aims to develop an educational resource on Palliative Care aimed at professionals and students in the health area and also at civil society, through the Virtual Learning Environment of the Unified Health System. It is an action-research with a qualitative approach, which is characterized by identifying and solving collective problems, through investigation based on a self-reflection of actors and researchers involved. The research was built in two stages: knowledge analysis of nursing professionals about Palliative Care aimed at hospitalized children with chronic conditions carried out in 2020 and elaboration of a pedagogical design on Palliative Care for health professionals, through the creation of a free course on the AVASUS platform. It was observed that the professionals did not understand the philosophy and objectives of Palliative Care, showing a gap in training of professionals and emotional fragility in the face of death process. In this way, the product of this project aims to improve practices adopted in care, in order to instruct for Palliative Care, as well as to generate improvements in the quality of care as it may bring subsidies to support the planning of its actions and enrichment scientific.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E INOVAÇÃO EM SAÚDEUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDECuidados paliativosDoença crônicaProfissional de saúde - formaçãoPediatriaTecnologiaElaboração de um recurso educacional para profissionais de saúde voltado para os cuidados paliativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALElaboracaorecursoeducacional_Costa_2023.pdfapplication/pdf1902784https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55812/1/Elaboracaorecursoeducacional_Costa_2023.pdf935ecad5d3ebc1266b6edaf695b4c959MD51123456789/558122023-12-12 17:32:25.728oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55812Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-12T20:32:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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