Um lugar onde os espaços ensinam: anteprojeto arquitetônico de uma escola infantil e fundamental I em Parnamirim/RN
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22169 |
Resumo: | Esse Trabalho de Conclusão de Curso aborda o tema escola e a sua relação com o espaço projetado, e tem como ênfase a arquitetura bioclimática e flexibilidade, de forma aplicada a um anteprojeto de uma unidade de ensino infantil e fundamental I em um terreno no município de Parnamirim/RN. É uma reflexão sobre a maneira como a arquitetura de edifícios escolares pode transmitir ensinamentos, além de dialogar com o projeto pedagógico e proporcionar melhor desempenho em relação ao conforto a partir da observância das condicionantes climáticas do local, no caso em estudo a Zona Bioclimática 08. O desenvolvimento do anteprojeto foi embasado em uma revisão de assuntos ligados aos temas escola, flexibilidade e arquitetura bioclimática, bem como estudos de referência em projetos de edifícios escolares. O processo de desenvolvimento da proposta conta com a descrição de suas etapas, desde a análise das condicionantes projetuais, passando pela arquitetônica, a definição do conceito do projeto e estudos preliminares. A escola tem como público alvo crianças na faixa etária de 4 a 10 anos e conta com 7 salas de aula, podendo atender 160 alunos por turno. A área projetada é de 1.943,37m² que é implantada em pavimento térreo num terreno com 6.141,99m². A fim de verificar a eficiência da edificação quanto ao conforto ambiental foi escolhida a sala de aula para simulações e avaliações de ventilação natural, sombreamento e iluminação natural, para o que foram utilizadas planilhas e ferramentas computacionais. Os resultados obtidos demonstram a eficiência das soluções apresentadas na proposta, atendendo a meta indicada na programação arquitetônica. |
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