Análise da utilização das ferramentas do endomarketing nas empresas do setor supermercadista do município de Cruzeta/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47481 |
Resumo: | O estudo tem por objetivo analisar a utilização das ferramentas do Endomarketing no setor supermercadista do município de Cruzeta/RN, sob a ótica da percepção dos gestores das empresas. De modo mais específico, buscou investigar quais ações são utilizadas na efetivação do endomarketing nas empresas, como essas ações são organizadas e por quem, além de observar quais benefícios surgem para os colaboradores com a prática das ações e se o retorno desejado pelos gestores está sendo obtido. A pesquisa é classificada como descritiva e exploratória, com amostragem não probabilística e coleta das informações efetuada por meio de entrevistas estruturadas. Os métodos utilizados para análise são de natureza qualitativa e quantitativa, abrangendo a análise de conteúdo e de gráficos e seus respectivos resultados. Com relação à opinião dos pesquisados acerca da aplicação do endomarketing na localidade analisada, percebeu-se que é um tema ainda novo e que necessita ser mais intensificado nas organizações, além de mostrar-se ser utilizado de forma limitada devido à necessidade de maior investimento financeiro. |
id |
UFRN_46a4170b784761247f442a31fc75b3d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47481 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Apresentação Dayanne André dosCosta, Sílvia Pires Bastos2021-10-25T21:12:58Z2022-05-25T12:59:53Z2021-10-25T21:12:58Z2022-05-25T12:59:53Z2019-06-282015032210SANTOS, Apresentação Dayanne André dos. Análise da utilização das ferramentas do endomarketing nas empresas do setor supermercadista do município de Cruzeta/RN. Orientadora: Profª. Drª. Sílvia Pires Bastos Costa. 2019. 24 f. Monografia (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, RN, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47481O estudo tem por objetivo analisar a utilização das ferramentas do Endomarketing no setor supermercadista do município de Cruzeta/RN, sob a ótica da percepção dos gestores das empresas. De modo mais específico, buscou investigar quais ações são utilizadas na efetivação do endomarketing nas empresas, como essas ações são organizadas e por quem, além de observar quais benefícios surgem para os colaboradores com a prática das ações e se o retorno desejado pelos gestores está sendo obtido. A pesquisa é classificada como descritiva e exploratória, com amostragem não probabilística e coleta das informações efetuada por meio de entrevistas estruturadas. Os métodos utilizados para análise são de natureza qualitativa e quantitativa, abrangendo a análise de conteúdo e de gráficos e seus respectivos resultados. Com relação à opinião dos pesquisados acerca da aplicação do endomarketing na localidade analisada, percebeu-se que é um tema ainda novo e que necessita ser mais intensificado nas organizações, além de mostrar-se ser utilizado de forma limitada devido à necessidade de maior investimento financeiro.The aim of this study is to analyze the use of the tools of the Endomarketing in the supermarket sector of the municipality of Cruzeta / RN, from the point of view of the perception of the managers of the companies. More specifically, it sought to investigate which actions are used in the effective endomarketing in the companies, how these actions are organized and by whom, besides observing what benefits arise for employees with the practice of the actions and if the desired return by the managers is being obtained. The research is classified as descriptive and exploratory, with non-probabilistic sampling and collection of information through structured interviews. The methods used for analysis are qualitative and quantitative, covering content and graph analysis and their respective results. With regard to the opinion of the respondents about the application of the endomarketing in the analyzed locality, it was perceived that it is an issue still new and that needs to be intensified in the organizations, besides being shown to be used in a limited way due to the necessity of greater financial investment.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSetor supermercadistaAdministração estratégicaEndomarketingCruzeta, RNAdministraçãoAnálise da utilização das ferramentas do endomarketing nas empresas do setor supermercadista do município de Cruzeta/RNAnalysis of the use of endomarketing tools in the companies of the supermarketing sector of the municipality of Cruzeta/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaliseUtilizacaoFerramentas_Santos_2019.pdfapplication/pdf245213https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47481/1/AnaliseUtilizacaoFerramentas_Santos_2019.pdfa0f80eecadf3f16e4721e18877c3ddccMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47481/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47481/3/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD53123456789/474812023-06-30 15:31:55.707oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-30T18:31:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da utilização das ferramentas do endomarketing nas empresas do setor supermercadista do município de Cruzeta/RN |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Analysis of the use of endomarketing tools in the companies of the supermarketing sector of the municipality of Cruzeta/RN |
title |
Análise da utilização das ferramentas do endomarketing nas empresas do setor supermercadista do município de Cruzeta/RN |
spellingShingle |
Análise da utilização das ferramentas do endomarketing nas empresas do setor supermercadista do município de Cruzeta/RN Santos, Apresentação Dayanne André dos Setor supermercadista Administração estratégica Endomarketing Cruzeta, RN Administração |
title_short |
Análise da utilização das ferramentas do endomarketing nas empresas do setor supermercadista do município de Cruzeta/RN |
title_full |
Análise da utilização das ferramentas do endomarketing nas empresas do setor supermercadista do município de Cruzeta/RN |
title_fullStr |
Análise da utilização das ferramentas do endomarketing nas empresas do setor supermercadista do município de Cruzeta/RN |
title_full_unstemmed |
Análise da utilização das ferramentas do endomarketing nas empresas do setor supermercadista do município de Cruzeta/RN |
title_sort |
Análise da utilização das ferramentas do endomarketing nas empresas do setor supermercadista do município de Cruzeta/RN |
author |
Santos, Apresentação Dayanne André dos |
author_facet |
Santos, Apresentação Dayanne André dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Apresentação Dayanne André dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Sílvia Pires Bastos |
contributor_str_mv |
Costa, Sílvia Pires Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Setor supermercadista Administração estratégica Endomarketing Cruzeta, RN Administração |
topic |
Setor supermercadista Administração estratégica Endomarketing Cruzeta, RN Administração |
description |
O estudo tem por objetivo analisar a utilização das ferramentas do Endomarketing no setor supermercadista do município de Cruzeta/RN, sob a ótica da percepção dos gestores das empresas. De modo mais específico, buscou investigar quais ações são utilizadas na efetivação do endomarketing nas empresas, como essas ações são organizadas e por quem, além de observar quais benefícios surgem para os colaboradores com a prática das ações e se o retorno desejado pelos gestores está sendo obtido. A pesquisa é classificada como descritiva e exploratória, com amostragem não probabilística e coleta das informações efetuada por meio de entrevistas estruturadas. Os métodos utilizados para análise são de natureza qualitativa e quantitativa, abrangendo a análise de conteúdo e de gráficos e seus respectivos resultados. Com relação à opinião dos pesquisados acerca da aplicação do endomarketing na localidade analisada, percebeu-se que é um tema ainda novo e que necessita ser mais intensificado nas organizações, além de mostrar-se ser utilizado de forma limitada devido à necessidade de maior investimento financeiro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-25T21:12:58Z 2022-05-25T12:59:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-25T21:12:58Z 2022-05-25T12:59:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2015032210 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Apresentação Dayanne André dos. Análise da utilização das ferramentas do endomarketing nas empresas do setor supermercadista do município de Cruzeta/RN. Orientadora: Profª. Drª. Sílvia Pires Bastos Costa. 2019. 24 f. Monografia (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, RN, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47481 |
identifier_str_mv |
2015032210 SANTOS, Apresentação Dayanne André dos. Análise da utilização das ferramentas do endomarketing nas empresas do setor supermercadista do município de Cruzeta/RN. Orientadora: Profª. Drª. Sílvia Pires Bastos Costa. 2019. 24 f. Monografia (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, RN, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47481/1/AnaliseUtilizacaoFerramentas_Santos_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47481/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47481/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a0f80eecadf3f16e4721e18877c3ddcc e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e428689918449bd69f843393981e4109 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832626673909760 |