A educação básica na região metropolitana de Natal: uma análise da qualidade educativa e sua relação com o contexto familiar dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Tiago Souto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19494
Resumo: A resente dissertação teve como objetivo investigar o processo de educaação formal de crianças e adolescentes via escolarizaação de nivel fundamental e principalmente, oa uxílio da família nas atividades escolares domésticas como uma das etapas do processo de ensino aprendizagem. O acompanhamento do aluno proporcionado pelo capital cultural de sua família foi o viés das análises dissertativas aqui apresentadas por meio de um recorte espacial das escolas públicas de ensino fundamental dos municípios da RMNatal. Tal recorte se justifica por meio da recente avaliação de sua educaação básica, feita pelo MEC, diagnosticando ,em 2011, apenas 1% dos alunos em estágio considerado adequado de aprendizagem em matemática. Enquanto que 62% estão em estágio educativo considerado crítico nessa disciplina. Diante disto esta dissertaação faz uma análise teórica acerca do capital cultural herdado e adquirido no âmbito familiar, sobretudo focando, nas distâncias entre o nível cultural da família do aluno e o requerido pela escola. Em seguida apresenta os aspectos fundamentais da problemática acerca do fenômeno urbano, focando nas hierarquias e estruturas sociais dos espaços citadinos que expressam difernciações, segmentações e segregrações socio-espaciais, além de exclusões sociais. A ênfase nas desigualdades aponta para o desenvolvimento de um ethos urbano, via escolarizaação, que se desenvolve a partir de singularidades sociais. A desenvolver teoricamente o tema do capital cultural familiar, este trabalho procurou operacionalizar o conceito através da interpretação dof enômeno estudado por um trabalho lógico de validação de hipóteses. A operacionalizaação dos conceitos de forma sistêmica transformou elementos estatísticos em indicadores com o objetivo de medir a incidência das características individuais sociais e culturais dos alunos. Considerou-se por fim, que os componentes avaliados, capital cultural familiar e as condições habitacionis das famílias, podeme xercer influência no desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos na escola.
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O acompanhamento do aluno proporcionado pelo capital cultural de sua família foi o viés das análises dissertativas aqui apresentadas por meio de um recorte espacial das escolas públicas de ensino fundamental dos municípios da RMNatal. Tal recorte se justifica por meio da recente avaliação de sua educaação básica, feita pelo MEC, diagnosticando ,em 2011, apenas 1% dos alunos em estágio considerado adequado de aprendizagem em matemática. Enquanto que 62% estão em estágio educativo considerado crítico nessa disciplina. Diante disto esta dissertaação faz uma análise teórica acerca do capital cultural herdado e adquirido no âmbito familiar, sobretudo focando, nas distâncias entre o nível cultural da família do aluno e o requerido pela escola. Em seguida apresenta os aspectos fundamentais da problemática acerca do fenômeno urbano, focando nas hierarquias e estruturas sociais dos espaços citadinos que expressam difernciações, segmentações e segregrações socio-espaciais, além de exclusões sociais. A ênfase nas desigualdades aponta para o desenvolvimento de um ethos urbano, via escolarizaação, que se desenvolve a partir de singularidades sociais. A desenvolver teoricamente o tema do capital cultural familiar, este trabalho procurou operacionalizar o conceito através da interpretação dof enômeno estudado por um trabalho lógico de validação de hipóteses. A operacionalizaação dos conceitos de forma sistêmica transformou elementos estatísticos em indicadores com o objetivo de medir a incidência das características individuais sociais e culturais dos alunos. Considerou-se por fim, que os componentes avaliados, capital cultural familiar e as condições habitacionis das famílias, podeme xercer influência no desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos na escola.This dissertation aimed to investigate the formal learning process of children and teenagers through elementary education and, mainly, the support of family on domestic school activities as a step in the teaching-learning process. The student's family, with its cultural capital, provides an assistance which was the bias of the essay analyzes presented on this paper, using a spatial area of public elementary schools of the municipalities of the Natal metropolitan region. Such frame of Natal metropolis has been justified by the recent review of their basic education, taken by the Brazilian Ministry of Education, diagnosed in 2011, only 1% of students were in a adequate mathematics learning stage. While 62% were considered in a critical stage in this discipline. Given this issue, this dissertation offers a theoretical analysis about inherited and acquired within the family cultural capital, mainly focusing in the distances between the cultural level of the student's family and the defendant by the school. Then, presents the fundamental aspects of the issue on the urban phenomenon, focusing on social hierarchies and structures of city spaces that express differentiation, segmentation and socio-spatial segregation, and social exclusion. The emphasis on inequalities points to the development of an urban ethos, through formal schooling, which develops from social singularities. To theoretically develop the theme of Cultural Capital Family, this study sought to operationalize the concept through the interpretation of the phenomenon studied by a logical validation work hypotheses. The operation concepts systemically transformed into statistical indicators in order to measure the impact of individual, social and cultural characteristics of students elements. Finally, this dissertation found that the components evaluated, family cultural capital and housing conditions, can influence the development of skills and competencies of students in the educational sphereCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIACapital culturalEducação básicaDesempenho escolarRegião metropolitana de NatalA educação básica na região metropolitana de Natal: uma análise da qualidade educativa e sua relação com o contexto familiar dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducaçãoBásicaRegião_Bezerra_2014.pdfEducaçãoBásicaRegião_Bezerra_2014.pdfapplication/pdf2947836https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19494/1/Educa%c3%a7%c3%a3oB%c3%a1sicaRegi%c3%a3o_Bezerra_2014.pdf7ba809bb244442a64514b1e73ff73428MD51TEXTTiagoSoutoBezerra_DISSERT.pdf.txtTiagoSoutoBezerra_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain222390https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19494/6/TiagoSoutoBezerra_DISSERT.pdf.txt6df21ce72d3053673e5dd378387ff8f5MD56EducaçãoBásicaRegião_Bezerra_2014.pdf.txtEducaçãoBásicaRegião_Bezerra_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain222194https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19494/8/Educa%c3%a7%c3%a3oB%c3%a1sicaRegi%c3%a3o_Bezerra_2014.pdf.txtb2961e6fbd04cb79d6c33d2c1a41a4f4MD58THUMBNAILTiagoSoutoBezerra_DISSERT.pdf.jpgTiagoSoutoBezerra_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2636https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19494/7/TiagoSoutoBezerra_DISSERT.pdf.jpg70ceb96a10aaafbc9d0a3f796698a98bMD57EducaçãoBásicaRegião_Bezerra_2014.pdf.jpgEducaçãoBásicaRegião_Bezerra_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1277https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19494/9/Educa%c3%a7%c3%a3oB%c3%a1sicaRegi%c3%a3o_Bezerra_2014.pdf.jpg2d9f1650c70c41e70f27b5c239f57a14MD59123456789/194942019-05-26 02:35:00.76oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19494Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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