Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Eugênio Paccelli Aguiar
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14416
Resumo: This dissertation was written for the making of a model to be used as reference to the construction and diagnoses of educational projects in on-line environments. The model approaches a series of characteristics, technical and humans, which if considered can increase the potential of awake the interests to the active use of these projects for the students and build conditions to the development of an active posture by the students, fundamental factor to the educational advances. Focused in the students, not in the technology in use, we propose this model as a guide, reference to be used in a critical way in relation with every educational context. This research was made from the qualitative category, trough the method of study of case, using as reference to the analysis the use of the website guanabara.info - website outside of the school context - by it users, heard through the internet, by the use of semi-opened interview, in a data taken of the primary type. We follow as theoretical references Paulo Freire´s work, considering his vision of education and the building of knowledge as a process which occurs between man, and Celestín Freinet, in his pedagogy of humanized and critical insertion of the technologies in the school. At the end, we show the practical utilization of the model constructed using it for the diagnostics of an educational project in the on-line educational environmental moodle
id UFRN_496b4e2c010343ab97c8d1349b032a69
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14416
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Freire, Eugênio Paccelli Aguiarhttp://lattes.cnpq.br/6494297323272628http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5Aquino, Miriam de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/2023496822513593Pereira, Francisco de AssisAndrade, Arnon Alberto Mascarenhas de2014-12-17T14:36:28Z2010-12-172014-12-17T14:36:28Z2010-10-28FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line. 2010. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14416This dissertation was written for the making of a model to be used as reference to the construction and diagnoses of educational projects in on-line environments. The model approaches a series of characteristics, technical and humans, which if considered can increase the potential of awake the interests to the active use of these projects for the students and build conditions to the development of an active posture by the students, fundamental factor to the educational advances. Focused in the students, not in the technology in use, we propose this model as a guide, reference to be used in a critical way in relation with every educational context. This research was made from the qualitative category, trough the method of study of case, using as reference to the analysis the use of the website guanabara.info - website outside of the school context - by it users, heard through the internet, by the use of semi-opened interview, in a data taken of the primary type. We follow as theoretical references Paulo Freire´s work, considering his vision of education and the building of knowledge as a process which occurs between man, and Celestín Freinet, in his pedagogy of humanized and critical insertion of the technologies in the school. At the end, we show the practical utilization of the model constructed using it for the diagnostics of an educational project in the on-line educational environmental moodleEsta dissertação foi realizada no intuito da elaboração de um modelo a ser usado como referência na construção e diagnóstico de projetos educativos em ambiente on-line. O modelo aborda uma série de características, técnicas e humanas, que, se trabalhadas, podem ampliar o potencial de despertar o interesse, além da simples obrigação institucional, ao uso desses projetos por parte dos alunos e, por consequência, criar condições propícias ao possível desenvolvimento de uma postura ativa desses, fator fundamental aos avanços educativos. Focando-se nos alunos, e não na tecnologia utilizada, propomos este modelo como guia, referência a ter sua aplicação realizada de forma crítica, relativizada a cada contexto educativo. Esta pesquisa foi realizada a partir da categoria qualitativa, pelo método de observação participante, utilizando como referência às análises o uso dos sujeitos participantes do site "guanabara.info" - site educativo fora do contexto escolar - entrevistados a distância, pela internet, a partir do uso da técnica de entrevista semi-aberta, em uma coleta de dados do tipo primários. Seguimos como referenciais teóricos os trabalhos de Paulo Freire, considerando sua visão de educação e formação do conhecimento como um processo entre os homens, e de Célestin Freinet, em sua pedagogia de inserção humanizada e crítica de tecnologias na escola. Ao final, demonstramos a utilização prática do modelo elaborado aplicando-o ao diagnóstico de um projeto educativo realizado na plataforma on-line moodleCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoTecnologia educacionalEducação em ambiente on-lineModelo de referênciaInteresse educativoEducational technologyOn-line educationReference modelEducational interestCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConstruindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-lineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEugenioPAF_DISSERT.pdfapplication/pdf1419317https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14416/1/EugenioPAF_DISSERT.pdf6c7f01966147b6a5c73876d1d6a87da8MD51TEXTEugenioPAF_DISSERT.pdf.txtEugenioPAF_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain462518https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14416/6/EugenioPAF_DISSERT.pdf.txtff467553c9c77d448a91e336beee5724MD56THUMBNAILEugenioPAF_DISSERT.pdf.jpgEugenioPAF_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1492https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14416/7/EugenioPAF_DISSERT.pdf.jpg4d336412586471bd9b16155f8102486aMD57123456789/144162017-11-01 22:33:37.909oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14416Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T01:33:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line
title Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line
spellingShingle Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line
Freire, Eugênio Paccelli Aguiar
Tecnologia educacional
Educação em ambiente on-line
Modelo de referência
Interesse educativo
Educational technology
On-line education
Reference model
Educational interest
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line
title_full Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line
title_fullStr Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line
title_full_unstemmed Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line
title_sort Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line
author Freire, Eugênio Paccelli Aguiar
author_facet Freire, Eugênio Paccelli Aguiar
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6494297323272628
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Aquino, Miriam de Albuquerque
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2023496822513593
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Pereira, Francisco de Assis
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Eugênio Paccelli Aguiar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de
contributor_str_mv Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Educação em ambiente on-line
Modelo de referência
Interesse educativo
topic Tecnologia educacional
Educação em ambiente on-line
Modelo de referência
Interesse educativo
Educational technology
On-line education
Reference model
Educational interest
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational technology
On-line education
Reference model
Educational interest
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This dissertation was written for the making of a model to be used as reference to the construction and diagnoses of educational projects in on-line environments. The model approaches a series of characteristics, technical and humans, which if considered can increase the potential of awake the interests to the active use of these projects for the students and build conditions to the development of an active posture by the students, fundamental factor to the educational advances. Focused in the students, not in the technology in use, we propose this model as a guide, reference to be used in a critical way in relation with every educational context. This research was made from the qualitative category, trough the method of study of case, using as reference to the analysis the use of the website guanabara.info - website outside of the school context - by it users, heard through the internet, by the use of semi-opened interview, in a data taken of the primary type. We follow as theoretical references Paulo Freire´s work, considering his vision of education and the building of knowledge as a process which occurs between man, and Celestín Freinet, in his pedagogy of humanized and critical insertion of the technologies in the school. At the end, we show the practical utilization of the model constructed using it for the diagnostics of an educational project in the on-line educational environmental moodle
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-12-17
2014-12-17T14:36:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-10-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:36:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line. 2010. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14416
identifier_str_mv FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line. 2010. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14416/1/EugenioPAF_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14416/6/EugenioPAF_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14416/7/EugenioPAF_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c7f01966147b6a5c73876d1d6a87da8
ff467553c9c77d448a91e336beee5724
4d336412586471bd9b16155f8102486a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117808202448896