Feminismo, gênero e serviço social: avanços, contradições e rebatimentos na formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Micaela Alves Rocha da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24582
Resumo: A efetivação das políticas neoliberais pelo Estado brasileiro, desde a década de 1990, imprimiu uma agenda de destruição dos direitos da classe trabalhadora com alógica do "estado mínimo" e corte no financiamento das políticas públicas. A educação superior, em especial, foi duramente impactada por uma lógica mercantil, de viés empresarial, que provocou o aligeiramento dos cursos, o sucateamento da universidade pública e a intensa privatização do ensino, através das recomendações de organismos internacionais como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional. O pensamento conservador, fortalecido pela ideologia neoliberal adentrou em todas as esferas da vida social e fortalece nas relações sociais, o individualismo, a fragmentação, a intolerância, o machismo, o racismo, a homofobia e o ódio entre as classes sociais. Estas mudanças impactaram, também, e, diretamente a formação profissional em Serviço Social, exigindo da profissão, um rigoroso trato teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo diante da ofensiva conservadora em curso, do desmonte do ensino superior e uma maior ação das entidades profissionais na defesa da educação pública e de qualidade. A partir do entendimento do feminismo como um elemento estratégico para o fortalecimento da formação e do exercício profissional, de uma categoria composta majoritariamente por mulheres e que tem como demanda expressiva, as mulheres da classe trabalhadora, este trabalho objetivou analisar os avanços, contradições e rebatimentos da discussão de gênero e feminismo na formação profissional em Serviço Social. O lócus da pesquisa foram quatro instituições de ensino superior do estado do Rio Grande do Norte, a saber: Universidade Federal Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Potiguar (UNP) e Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Realizamos entrevistas semiestruturadas com oito discentes e oito docentes das instituições de ensino superior, totalizando dezesseis pessoas entrevistadas. A investigação é embasada pelo método materialista histórico dialético a partir da técnica de abordagem quanti-qualitativa e pesquisa bibliográfica. Além disso, utilizamos análise documental com base nos projetos pedagógicos e nas grades curriculares dos cursos. Como resultado da pesquisa, consideramos que a discussão de gênero e feminismo é imprescindível para o Serviço Social e contribui de forma significativa para a qualidade da formação profissional. A articulação política com o movimento feminista e com os movimentos sociais, favorecem e qualificam esta discussão. Contudo, o aligeiramento e o desmantelamento do ensino superior podem interferir de forma direta no processo formativo, principalmente nas instituições privadas, prejudicando a contribuição do gênero e do feminismo no processo formativo. Por fim, considera-se que a luta por uma educação de qualidade, laica, socialmente referenciada, e feminista é um desafio para o Serviço Social em tempos de avanço do pensamento conservador.
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A educação superior, em especial, foi duramente impactada por uma lógica mercantil, de viés empresarial, que provocou o aligeiramento dos cursos, o sucateamento da universidade pública e a intensa privatização do ensino, através das recomendações de organismos internacionais como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional. O pensamento conservador, fortalecido pela ideologia neoliberal adentrou em todas as esferas da vida social e fortalece nas relações sociais, o individualismo, a fragmentação, a intolerância, o machismo, o racismo, a homofobia e o ódio entre as classes sociais. Estas mudanças impactaram, também, e, diretamente a formação profissional em Serviço Social, exigindo da profissão, um rigoroso trato teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo diante da ofensiva conservadora em curso, do desmonte do ensino superior e uma maior ação das entidades profissionais na defesa da educação pública e de qualidade. A partir do entendimento do feminismo como um elemento estratégico para o fortalecimento da formação e do exercício profissional, de uma categoria composta majoritariamente por mulheres e que tem como demanda expressiva, as mulheres da classe trabalhadora, este trabalho objetivou analisar os avanços, contradições e rebatimentos da discussão de gênero e feminismo na formação profissional em Serviço Social. O lócus da pesquisa foram quatro instituições de ensino superior do estado do Rio Grande do Norte, a saber: Universidade Federal Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Potiguar (UNP) e Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Realizamos entrevistas semiestruturadas com oito discentes e oito docentes das instituições de ensino superior, totalizando dezesseis pessoas entrevistadas. A investigação é embasada pelo método materialista histórico dialético a partir da técnica de abordagem quanti-qualitativa e pesquisa bibliográfica. Além disso, utilizamos análise documental com base nos projetos pedagógicos e nas grades curriculares dos cursos. Como resultado da pesquisa, consideramos que a discussão de gênero e feminismo é imprescindível para o Serviço Social e contribui de forma significativa para a qualidade da formação profissional. A articulação política com o movimento feminista e com os movimentos sociais, favorecem e qualificam esta discussão. Contudo, o aligeiramento e o desmantelamento do ensino superior podem interferir de forma direta no processo formativo, principalmente nas instituições privadas, prejudicando a contribuição do gênero e do feminismo no processo formativo. Por fim, considera-se que a luta por uma educação de qualidade, laica, socialmente referenciada, e feminista é um desafio para o Serviço Social em tempos de avanço do pensamento conservador.The implementation of neoliberal policies by the Brazilian State since the 1990s has established an agenda for the destruction of working class rights with the "minimal state" logic and a cut in the financing of public policies. Conservative thought, strengthened by neoliberal ideology, has penetrated into all spheres of social life and strengthens social relations, individualism, fragmentation, intolerance, chauvinism, racism, homophobia and hatred among social classes. These changes also impacted, and directly, the professional formation in Social Work, demanding from the profession, a rigorous treatment theoretical-methodological, ethical-political and technical-operative in the face of the ongoing conservative offensive, dismantling of higher education and greater action of professional entities in the defense of public education and quality. Based on the understanding of feminism as a strategic element for the strengthening of training and professional practice, of a category composed mainly of women and that has as expressive demand, working women, this work aimed to analyze the advances, contradictions and rebuttals the discussion of gender and feminism in vocational training in Social Work. The locus of the research were four institutions of higher education of the state of Rio Grande do Norte, namely: Universidade Federal Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Potiguar (UNP) e Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). We conducted semi-structured interviews with eight students and eight teachers from higher education institutions, totaling sixteen people interviewed. The research is based on the dialectical historical materialist method based on quantitative-qualitative approach and bibliographic research. In addition, we use documentary analysis based on the pedagogical projects and the curricular grades of the courses As a result of the research, we consider that the discussion of gender and feminism is essential for Social Work and contributes significantly to the quality of professional training. The political articulation with the feminist movement and with the social movements, favor and qualify this discussion. However, the lightening and dismantling of higher education can directly interfere in the formative process, especially in private institutions, impairing the contribution of gender and feminism in the formation process. Finally, it is considered that the struggle for quality education, secular, socially referenced, and feminist is a challenge for Social Work in times of conservative thinking.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALFeminismoGêneroServiço socialFormação profissionalFeminismo, gênero e serviço social: avanços, contradições e rebatimentos na formação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMicaelaAlvesRochaDaCosta_DISSERT.pdf.txtMicaelaAlvesRochaDaCosta_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain429802https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24582/2/MicaelaAlvesRochaDaCosta_DISSERT.pdf.txt257d666fc2b5b4bd974f15d4e20499bfMD52TEXTMicaelaAlvesRochaDaCosta_DISSERT.pdf.txtMicaelaAlvesRochaDaCosta_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain429802https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24582/2/MicaelaAlvesRochaDaCosta_DISSERT.pdf.txt257d666fc2b5b4bd974f15d4e20499bfMD52THUMBNAILMicaelaAlvesRochaDaCosta_DISSERT.pdf.jpgMicaelaAlvesRochaDaCosta_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2381https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24582/3/MicaelaAlvesRochaDaCosta_DISSERT.pdf.jpg1347d2be97a4f85cec15358d642829baMD53THUMBNAILMicaelaAlvesRochaDaCosta_DISSERT.pdf.jpgMicaelaAlvesRochaDaCosta_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2381https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24582/3/MicaelaAlvesRochaDaCosta_DISSERT.pdf.jpg1347d2be97a4f85cec15358d642829baMD53ORIGINALMicaelaAlvesRochaDaCosta_DISSERT.pdfMicaelaAlvesRochaDaCosta_DISSERT.pdfapplication/pdf2107278https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24582/1/MicaelaAlvesRochaDaCosta_DISSERT.pdfb5395b7fd4293bc4c6bd736e042d6da9MD51123456789/245822022-06-07 18:03:12.444oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24582Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-07T21:03:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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