Cotas no ensino superior: a trajetória acadêmica do aluno cotista na UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Ana Carolina Morais
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27963
Resumo: O ensino superior brasileiro possui um histórico elitista. No entanto, as políticas dos últimos 20 anos têm modificado o perfil dos discentes que acessam esse nível de ensino. Entre estas, encontramos a política de cotas, que deve vir acompanhada de outras para garantia da entrada, ensino de qualidade e conclusão dos cursos. Neste sentido, este trabalho tem o objetivo de analisar a política de cotas na UFRN a partir trajetória acadêmica do aluno cotista. Como objetivos específicos, elencamos: caracterizar a implementação da lei e a entrada dos alunos cotistas na UFRN; investigar o perfil socioeconômico destes; averiguar índices de conclusão e desligamento; analisar o acesso às atividades de monitoria, pesquisa, extensão, apoio técnico e bolsas e auxílios da assistência estudantil em comparação aos alunos não cotistas; discutir os limites e possibilidades da política de cotas. Para atingi-los foi feito levantamento de dados sobre a implementação da política e dos processos seletivos dos anos de 2013 a 2015. Além disso, foram solicitados à Superintendência de Informática da UFRN dados sobre a entrada, status da matrícula, desempenho acadêmico, acesso a bolsas de monitoria, pesquisa, extensão, apoio técnico e aos auxílios oferecidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Tivemos acesso ainda às respostas do Cadastro Único, questionário socioeconômico respondido de forma voluntária pelos discentes, que determina a sua inclusão ou não na categoria de alunos carentes e consequente priorização no recebimento dos auxílios. Após análise dos documentos, os dados foram inseridos em banco de dados do SPSS e utilizada estatística descritiva para análise. Os resultados apontam que a trajetória acadêmica dos alunos cotistas é diferente da trajetória dos não cotistas. No entanto, não existem diferenças significativas no desempenho acadêmico dos dois grupos. Além disso, demonstram a importância das atividades e auxílios oferecidos pela instituição para o sucesso acadêmico dos discentes.
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Como objetivos específicos, elencamos: caracterizar a implementação da lei e a entrada dos alunos cotistas na UFRN; investigar o perfil socioeconômico destes; averiguar índices de conclusão e desligamento; analisar o acesso às atividades de monitoria, pesquisa, extensão, apoio técnico e bolsas e auxílios da assistência estudantil em comparação aos alunos não cotistas; discutir os limites e possibilidades da política de cotas. Para atingi-los foi feito levantamento de dados sobre a implementação da política e dos processos seletivos dos anos de 2013 a 2015. Além disso, foram solicitados à Superintendência de Informática da UFRN dados sobre a entrada, status da matrícula, desempenho acadêmico, acesso a bolsas de monitoria, pesquisa, extensão, apoio técnico e aos auxílios oferecidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Tivemos acesso ainda às respostas do Cadastro Único, questionário socioeconômico respondido de forma voluntária pelos discentes, que determina a sua inclusão ou não na categoria de alunos carentes e consequente priorização no recebimento dos auxílios. Após análise dos documentos, os dados foram inseridos em banco de dados do SPSS e utilizada estatística descritiva para análise. Os resultados apontam que a trajetória acadêmica dos alunos cotistas é diferente da trajetória dos não cotistas. No entanto, não existem diferenças significativas no desempenho acadêmico dos dois grupos. Além disso, demonstram a importância das atividades e auxílios oferecidos pela instituição para o sucesso acadêmico dos discentes.Brazilian higher education has an elitist history. However, the policies of the last 20 years have changed the profile of students who access this level of education. Among these, we find the quota policy, which should be accompanied by others to ensure entry, quality education and completion of courses. In this sense, this paper aims to analyze the quota policy at UFRN based on the academic trajectory of the quota student. As specific objectives, we list: characterize the implementation of the quota law and the entry of quota students in UFRN; investigate their socioeconomic profile; ascertain completion and termination rates; analyze access to monitoring, research and extension activities, technical support and scholarships and aid of the student assistance compared to non-quota students; discuss the limits and possibilities of quota policy. To reach them, data were collected on the implementation of the policy and on the selection processes from 2013 to 2015. In addition, the UFRN’s Informatics Superintendence was asked for data on entry, enrollment status, academic performance, access to monitoring, research, and extension scholarships, technical support and aid offered by the Pró-Reitoria of Students Affairs. We had continuous access to the responses of the Cadastro Único, a socioeconomic form voluntarily answered by the students, which determines their inclusion or not in the category of underprivileged students and consequent prioritization in receiving aid. After document analysis, the data were entered into a SPSS database and descriptive statistics were used for analysis. The results indicate that the academic trajectory of the quota students is different from the non-quota students. However, there are no significant differences in academic performance of the two groups. In addition, they demonstrate the importance of the activities and support offered by the institution for the academic success of students.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPolíticas públicasEnsino superiorCotasCotas no ensino superior: a trajetória acadêmica do aluno cotista na UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCotasensinosuperior_Sales_2019.pdfapplication/pdf1589263https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27963/1/Cotasensinosuperior_Sales_2019.pdfc05b18b9f2ce0e9e6f19b4dcfcedfaabMD51TEXTCotasensinosuperior_Sales_2019.pdf.txtCotasensinosuperior_Sales_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain293108https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27963/2/Cotasensinosuperior_Sales_2019.pdf.txt674bcc08404850797172bdfeeda5e7a1MD52THUMBNAILCotasensinosuperior_Sales_2019.pdf.jpgCotasensinosuperior_Sales_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27963/3/Cotasensinosuperior_Sales_2019.pdf.jpg5f4257953867177a667515aa718f2f40MD53123456789/279632019-11-24 02:18:26.935oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27963Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-11-24T05:18:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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