Sistema de cotas e desempenho: uma comparação entre estudantes cotistas e não cotistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruna Caroline Moreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Xavier, Wescley Silva, da Costa, Thiago de Melo Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Administração Pública e Gestão Social
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/6125
Resumo: Passados seis anos da publicação da Lei nº 12.711 (Lei de Cotas), ainda são muitos os questionamentos acerca da legitimidade da mesma, principalmente questionamentos embasados em aspectos meritocráticos e na perda de qualidade das universidades. Diante desse cenário, esse artigo tem como objetivo analisar o desempenho de alunos cotistas e não cotistas, bem como as taxas de evasão. O caso analisado foi o da Universidade Federal de Viçosa, com uma amostra de 4906 estudantes. Os resultados nos permitem afirmar que estatisticamente não há diferença de desempenho entre cotistas e não cotistas na grande maioria dos cursos. Além disso, identificamos que o desempenho dos estudantes não se correlaciona às notas de entrada na universidade (ENEM). Por fim, verificamos que a taxa de evasão de estudantes cotistas é menor do que de estudantes não cotistas. 
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