Sem medida: uma reflexão acerca dos padrões corporais na dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Raniele Almeida da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39580
Resumo: Seja no esporte, na moda ou simplesmente no cotidiano, o padrão de beleza estético hegemônico sempre acompanhou a rotina das pessoas. Na dança a exigência desse padrão se evidencia e abrange diferente estilos de dança. Sabe-se que nessa área de conhecimento a cobrança de ter um corpo magro e atlético é mais evidente. Este trabalho busca abordar os padrões corporais presentes no universo da dança, bem como os preconceitos imputados às pessoas que não se encaixam no padrão estético corporal e estético exigido pela dança. Este trabalho tem como objetivo discutir acerca das concepções do corpo ideal na dança c6enica contemporânea, apresentando os estereótipos que cercam a rotina dos bailarinos e refletindo sobre o processo de transformação e autoaceitação desses no âmbito da dança. Constituído de três capítulos, o presente trabalho apresenta dados históricos sobre os padrões estéticos corporais exigidos na sociedade e seu reflexo nas artes corporais, sobretudo na dança contemporânea. O trabalho também apresenta reflexões sobre o processo criativo intitulado “Sem Medidas.” Nessa perspectiva, o trabalho coreográfico em videodança faz parte das reflexões e estudos de caráter teórico prático deste trabalho.
id UFRN_4c426fdaf03148a4cc83c5baa7c8650c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/39580
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Mota, Raniele Almeida dahttp://lattes.cnpq.br/2637198514431327https://orcid.org/0000-0002-7196-4590http://lattes.cnpq.br/9777025781364323Marques, Larissa Kelly de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2272256149121710Lira, Maximiliano Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/4540097740969866Paixão, Maria de Lurdes Barros da2021-09-28T17:43:07Z2021-09-28T17:43:07Z2021-09-23MOTA, Raniele Almeida da. Sem medida: uma reflexão acerca dos padrões corporais na dança. Orientador: Maria de Lurdes Barros de Paixão. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39580Seja no esporte, na moda ou simplesmente no cotidiano, o padrão de beleza estético hegemônico sempre acompanhou a rotina das pessoas. Na dança a exigência desse padrão se evidencia e abrange diferente estilos de dança. Sabe-se que nessa área de conhecimento a cobrança de ter um corpo magro e atlético é mais evidente. Este trabalho busca abordar os padrões corporais presentes no universo da dança, bem como os preconceitos imputados às pessoas que não se encaixam no padrão estético corporal e estético exigido pela dança. Este trabalho tem como objetivo discutir acerca das concepções do corpo ideal na dança c6enica contemporânea, apresentando os estereótipos que cercam a rotina dos bailarinos e refletindo sobre o processo de transformação e autoaceitação desses no âmbito da dança. Constituído de três capítulos, o presente trabalho apresenta dados históricos sobre os padrões estéticos corporais exigidos na sociedade e seu reflexo nas artes corporais, sobretudo na dança contemporânea. O trabalho também apresenta reflexões sobre o processo criativo intitulado “Sem Medidas.” Nessa perspectiva, o trabalho coreográfico em videodança faz parte das reflexões e estudos de caráter teórico prático deste trabalho.Be it in sports, fashion or simply in everyday life, the hegemonic aesthetic beauty standard has always accompanied people's routine. In dance the demand for this standard is evident and includes different styles of dance. It is known that in this area of knowledge the demand of having a thin and athletic body is more evident. This paper seeks to approach the body standards present in the universe of dance as well as the prejudices imposed on people who do not fit into the body and aesthetic standard demanded by dance. The aim of this work is to discuss the conceptions of the ideal body in contemporary scenic dance, presenting the stereotypes that surround the routine of dancers and reflecting on the process of transformation and self-acceptance of these dancers in the context of dance. The present work is composed of three chapters and presents historical data on the body aesthetic patterns demanded by society and their reflection in the body arts, especially in contemporary dance. The work also presents reflections on the creative process entitled "Without Measures." From this perspective, the choreographic work in videodance is part of the reflections and studies of a theoretical-practical nature of this work.Universidade Federal do Rio Grande do NorteDançaUFRNBrasilDepartamento de ArtesAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPadrões corporaisPreconceitoProcesso CriativoVideodançaSem medida: uma reflexão acerca dos padrões corporais na dançawithout measure: a reflection about body patterns in danceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSemMedidaReflexao_Mota_2021.pdfSemMedidaReflexao_Mota_2021.pdfTCC DANÇA - RANIELE ALMEIDA DA MOTAapplication/pdf798038https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39580/1/SemMedidaReflexao_Mota_2021.pdfc6dcffb9ec9de1a5245546c0851cc7b8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39580/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39580/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/395802023-01-17 14:25:28.684oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-17T17:25:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sem medida: uma reflexão acerca dos padrões corporais na dança
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv without measure: a reflection about body patterns in dance
title Sem medida: uma reflexão acerca dos padrões corporais na dança
spellingShingle Sem medida: uma reflexão acerca dos padrões corporais na dança
Mota, Raniele Almeida da
Padrões corporais
Preconceito
Processo Criativo
Videodança
title_short Sem medida: uma reflexão acerca dos padrões corporais na dança
title_full Sem medida: uma reflexão acerca dos padrões corporais na dança
title_fullStr Sem medida: uma reflexão acerca dos padrões corporais na dança
title_full_unstemmed Sem medida: uma reflexão acerca dos padrões corporais na dança
title_sort Sem medida: uma reflexão acerca dos padrões corporais na dança
author Mota, Raniele Almeida da
author_facet Mota, Raniele Almeida da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2637198514431327
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7196-4590
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9777025781364323
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Marques, Larissa Kelly de Oliveira
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2272256149121710
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lira, Maximiliano Gomes de
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4540097740969866
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Raniele Almeida da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paixão, Maria de Lurdes Barros da
contributor_str_mv Paixão, Maria de Lurdes Barros da
dc.subject.por.fl_str_mv Padrões corporais
Preconceito
Processo Criativo
Videodança
topic Padrões corporais
Preconceito
Processo Criativo
Videodança
description Seja no esporte, na moda ou simplesmente no cotidiano, o padrão de beleza estético hegemônico sempre acompanhou a rotina das pessoas. Na dança a exigência desse padrão se evidencia e abrange diferente estilos de dança. Sabe-se que nessa área de conhecimento a cobrança de ter um corpo magro e atlético é mais evidente. Este trabalho busca abordar os padrões corporais presentes no universo da dança, bem como os preconceitos imputados às pessoas que não se encaixam no padrão estético corporal e estético exigido pela dança. Este trabalho tem como objetivo discutir acerca das concepções do corpo ideal na dança c6enica contemporânea, apresentando os estereótipos que cercam a rotina dos bailarinos e refletindo sobre o processo de transformação e autoaceitação desses no âmbito da dança. Constituído de três capítulos, o presente trabalho apresenta dados históricos sobre os padrões estéticos corporais exigidos na sociedade e seu reflexo nas artes corporais, sobretudo na dança contemporânea. O trabalho também apresenta reflexões sobre o processo criativo intitulado “Sem Medidas.” Nessa perspectiva, o trabalho coreográfico em videodança faz parte das reflexões e estudos de caráter teórico prático deste trabalho.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-28T17:43:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-28T17:43:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOTA, Raniele Almeida da. Sem medida: uma reflexão acerca dos padrões corporais na dança. Orientador: Maria de Lurdes Barros de Paixão. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39580
identifier_str_mv MOTA, Raniele Almeida da. Sem medida: uma reflexão acerca dos padrões corporais na dança. Orientador: Maria de Lurdes Barros de Paixão. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Dança
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39580/1/SemMedidaReflexao_Mota_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39580/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/39580/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c6dcffb9ec9de1a5245546c0851cc7b8
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117624481447936