Uma exploração do desenho tipográfico a partir da tradução intersemiótica do filme "frenesi” de Hitchcock

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Bruna Araújo Albuquerque e
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47085
Resumo: Esta monografia apresenta um processo capaz de traduzir um texto em um projeto gráfico. O resultado tipográfico apresentado no final deste trabalho ilustra o processo descrito a seguir, o qual é o principal objetivo deste estudo. Desse modo, a monografia tem o intuito de explorar faces tipográficas a partir da tradução intersemiótica do filme Frenesi (1972) de Alfred Hitchcock. O processo inicia por meio da leitura semiótica do texto, descrevendo elementos narrativos que aparecem no filme, falas dos personagens, iluminação, efeitos sonoros e imagens das cenas que expressam o que foi dito. Aqui é percebido um ponto fundamental para o início da análise: as bases que constroem o texto. Essas bases serão analisadas por meio de um percurso gerativo de sentido: o nível fundamental, o nível narrativo e o nível discursivo. O nível fundamental busca analisar as estruturas bases do texto a partir do quadrado semiótico de Greimas. Diante disso, a análise do texto é expandida para seu nível narrativo, quando existem relações entre sujeito e objeto, e seu nível discursivo, quando existe relação entre as diversas partes do filme e os efeitos que causam. É no nível discursivo que os processos anteriores de análise ganham concretude. Esta concretude aparece por meio de temas e investimentos que norteiam o processo de tradução intersemiótica. Assim, é desenvolvido um quadro de tradução contendo os investimentos figurativos percebidos durante o processo de análise, que aqui chamo de variáveis, os índices, que são a concretude destas variáveis no filme, as cenas do filme e as referências transitórias (icônicas, indiciais e simbólicas). A partir disso, são desenvolvidas sínteses gráficas possíveis e seu resultado gráfico definido, que por fim, leva ao último passo do projeto: definição da variável que melhor traduz o filme e se transforma em uma face tipográfica definitiva. Lembrando que, a exploração de faces tipográficas é uma forma de exemplificar o método descrito, e o resultado gráfico final, uma consequência. A leitura é feita pelo método apresentado por Lucrécia D’Aléssio (1986), a análise semiótica é fundamentada nos estudos de A. J. Greimas (1979), Luiz Fiorin (2018) e Diana de Barros (2005). A tradução intersemiótica em Julio Plaza (2010), e a criação das faces tipográficas pela adaptação do método apresentado por Luiza Falcão Soares Cunha (2014).
id UFRN_4cab13e8f801524f5eede0e2ea28dc97
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47085
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Mello, Bruna Araújo Albuquerque ehttp://lattes.cnpq.br/7615109197522793Bastos, Helena RugaiCunha, Luiza Falcão SoaresBessa, Olavo Fontes Magalhães2022-05-04T18:10:01Z2022-05-04T18:10:01Z2022-02-04MELLO, Bruna Araújo Albuquerque e. Uma exploração do desenho tipográfico a partir da tradução intersemiótica do filme "frenesi” de Hitchcock. Orientador: Olavo Fontes Magalhães Bessa. 2022. 172 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47085Esta monografia apresenta um processo capaz de traduzir um texto em um projeto gráfico. O resultado tipográfico apresentado no final deste trabalho ilustra o processo descrito a seguir, o qual é o principal objetivo deste estudo. Desse modo, a monografia tem o intuito de explorar faces tipográficas a partir da tradução intersemiótica do filme Frenesi (1972) de Alfred Hitchcock. O processo inicia por meio da leitura semiótica do texto, descrevendo elementos narrativos que aparecem no filme, falas dos personagens, iluminação, efeitos sonoros e imagens das cenas que expressam o que foi dito. Aqui é percebido um ponto fundamental para o início da análise: as bases que constroem o texto. Essas bases serão analisadas por meio de um percurso gerativo de sentido: o nível fundamental, o nível narrativo e o nível discursivo. O nível fundamental busca analisar as estruturas bases do texto a partir do quadrado semiótico de Greimas. Diante disso, a análise do texto é expandida para seu nível narrativo, quando existem relações entre sujeito e objeto, e seu nível discursivo, quando existe relação entre as diversas partes do filme e os efeitos que causam. É no nível discursivo que os processos anteriores de análise ganham concretude. Esta concretude aparece por meio de temas e investimentos que norteiam o processo de tradução intersemiótica. Assim, é desenvolvido um quadro de tradução contendo os investimentos figurativos percebidos durante o processo de análise, que aqui chamo de variáveis, os índices, que são a concretude destas variáveis no filme, as cenas do filme e as referências transitórias (icônicas, indiciais e simbólicas). A partir disso, são desenvolvidas sínteses gráficas possíveis e seu resultado gráfico definido, que por fim, leva ao último passo do projeto: definição da variável que melhor traduz o filme e se transforma em uma face tipográfica definitiva. Lembrando que, a exploração de faces tipográficas é uma forma de exemplificar o método descrito, e o resultado gráfico final, uma consequência. A leitura é feita pelo método apresentado por Lucrécia D’Aléssio (1986), a análise semiótica é fundamentada nos estudos de A. J. Greimas (1979), Luiz Fiorin (2018) e Diana de Barros (2005). A tradução intersemiótica em Julio Plaza (2010), e a criação das faces tipográficas pela adaptação do método apresentado por Luiza Falcão Soares Cunha (2014).This study presents a process able to translate a text in a graphic design. The typeface result presented at the end of this monograph illustrates the process described below. The principal purpose of this study is not the end result, but the construction process. In this way, this undergraduate thesis aims to explore typefaces using the Intersemiotic Translation of Alfred Hitchcock’s film Frenesi (1972). The process begins with a semiotic reading of the text, describing narrative elements that appear in the film, the characters’ speeches, lighting, sound effects and images from the scenes. From then on, it is possible to perceive a fundamental point for the beginning of the analysis: the grounds where the text is built up. These bases will be analyzed through a method for discourse semiotics proposed by A. J. Greimas: the fundamental level, the narrative level, and the discursive level. The fundamental level is the most abstract and seeks to analyze the basic structures of the text from Greimas Semiotic Square. Before that, the analysis of the text is broaden to the narrative level, when the relations between subject and object are perceived. It is at the discursive level that the preceding processes of analysis become concrete. This concreteness appears through themes and figurative investments, which here, guides the process of intersemiotic translation. So, a translation board is elaborated containing the figurative investments that were perceived during the process of analysis, which I call here the variables, the indices, the scenes from the film and the transitional references (iconic, indicial and symbolic). Finally, it takes to the last step of the project: defining the variable that best translates the film that will become a typeface. Remember that, the exploration of typefaces is a way to demonstrate the method described, and the final graphic result, a consequence. The semiotic reading is based on the method presented by Lucrécia D’Aléssio (1986), the semiotic analysis is based on the studies of A. J. Greimas (1979), Luiz Fiorin (2018), and Diana de Barros (2005). The intersemiotic translation in Julio Plaza (2010), and the font created by adapting the method presented by Luiza Falcão Soares Cunha (2014).Universidade Federal do Rio Grande do NorteDesignUFRNBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSemióticaTradução IntersemióticaTipografiaFace tipográficaLeitura SemióticaAnálise SemióticaAlfred HitchcockFrenesiSemioticsIntersemiotic TranslationTypographyTypefaceSemiotic readingSemiotic analysisAlfred HitchcockFrenzyUma exploração do desenho tipográfico a partir da tradução intersemiótica do filme "frenesi” de Hitchcockinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALExploracaodoDesenhoTipografico_Mello_.pdfExploracaodoDesenhoTipografico_Mello_.pdfTCC - Uma exploração do desenho tipográfico a partir da Tradução Intersemiótica do filme Frenesi de Hitchcock - Bruna Araujo Albuquerque e Melloapplication/pdf21140466https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47085/1/ExploracaodoDesenhoTipografico_Mello_.pdfd69dd8edbc9b285f620f8f10efc2948eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47085/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47085/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/470852023-01-24 14:11:24.109oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-24T17:11:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma exploração do desenho tipográfico a partir da tradução intersemiótica do filme "frenesi” de Hitchcock
title Uma exploração do desenho tipográfico a partir da tradução intersemiótica do filme "frenesi” de Hitchcock
spellingShingle Uma exploração do desenho tipográfico a partir da tradução intersemiótica do filme "frenesi” de Hitchcock
Mello, Bruna Araújo Albuquerque e
Semiótica
Tradução Intersemiótica
Tipografia
Face tipográfica
Leitura Semiótica
Análise Semiótica
Alfred Hitchcock
Frenesi
Semiotics
Intersemiotic Translation
Typography
Typeface
Semiotic reading
Semiotic analysis
Alfred Hitchcock
Frenzy
title_short Uma exploração do desenho tipográfico a partir da tradução intersemiótica do filme "frenesi” de Hitchcock
title_full Uma exploração do desenho tipográfico a partir da tradução intersemiótica do filme "frenesi” de Hitchcock
title_fullStr Uma exploração do desenho tipográfico a partir da tradução intersemiótica do filme "frenesi” de Hitchcock
title_full_unstemmed Uma exploração do desenho tipográfico a partir da tradução intersemiótica do filme "frenesi” de Hitchcock
title_sort Uma exploração do desenho tipográfico a partir da tradução intersemiótica do filme "frenesi” de Hitchcock
author Mello, Bruna Araújo Albuquerque e
author_facet Mello, Bruna Araújo Albuquerque e
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7615109197522793
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bastos, Helena Rugai
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cunha, Luiza Falcão Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Bruna Araújo Albuquerque e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bessa, Olavo Fontes Magalhães
contributor_str_mv Bessa, Olavo Fontes Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica
Tradução Intersemiótica
Tipografia
Face tipográfica
Leitura Semiótica
Análise Semiótica
Alfred Hitchcock
Frenesi
Semiotics
Intersemiotic Translation
Typography
Typeface
Semiotic reading
Semiotic analysis
Alfred Hitchcock
Frenzy
topic Semiótica
Tradução Intersemiótica
Tipografia
Face tipográfica
Leitura Semiótica
Análise Semiótica
Alfred Hitchcock
Frenesi
Semiotics
Intersemiotic Translation
Typography
Typeface
Semiotic reading
Semiotic analysis
Alfred Hitchcock
Frenzy
description Esta monografia apresenta um processo capaz de traduzir um texto em um projeto gráfico. O resultado tipográfico apresentado no final deste trabalho ilustra o processo descrito a seguir, o qual é o principal objetivo deste estudo. Desse modo, a monografia tem o intuito de explorar faces tipográficas a partir da tradução intersemiótica do filme Frenesi (1972) de Alfred Hitchcock. O processo inicia por meio da leitura semiótica do texto, descrevendo elementos narrativos que aparecem no filme, falas dos personagens, iluminação, efeitos sonoros e imagens das cenas que expressam o que foi dito. Aqui é percebido um ponto fundamental para o início da análise: as bases que constroem o texto. Essas bases serão analisadas por meio de um percurso gerativo de sentido: o nível fundamental, o nível narrativo e o nível discursivo. O nível fundamental busca analisar as estruturas bases do texto a partir do quadrado semiótico de Greimas. Diante disso, a análise do texto é expandida para seu nível narrativo, quando existem relações entre sujeito e objeto, e seu nível discursivo, quando existe relação entre as diversas partes do filme e os efeitos que causam. É no nível discursivo que os processos anteriores de análise ganham concretude. Esta concretude aparece por meio de temas e investimentos que norteiam o processo de tradução intersemiótica. Assim, é desenvolvido um quadro de tradução contendo os investimentos figurativos percebidos durante o processo de análise, que aqui chamo de variáveis, os índices, que são a concretude destas variáveis no filme, as cenas do filme e as referências transitórias (icônicas, indiciais e simbólicas). A partir disso, são desenvolvidas sínteses gráficas possíveis e seu resultado gráfico definido, que por fim, leva ao último passo do projeto: definição da variável que melhor traduz o filme e se transforma em uma face tipográfica definitiva. Lembrando que, a exploração de faces tipográficas é uma forma de exemplificar o método descrito, e o resultado gráfico final, uma consequência. A leitura é feita pelo método apresentado por Lucrécia D’Aléssio (1986), a análise semiótica é fundamentada nos estudos de A. J. Greimas (1979), Luiz Fiorin (2018) e Diana de Barros (2005). A tradução intersemiótica em Julio Plaza (2010), e a criação das faces tipográficas pela adaptação do método apresentado por Luiza Falcão Soares Cunha (2014).
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-04T18:10:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-04T18:10:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELLO, Bruna Araújo Albuquerque e. Uma exploração do desenho tipográfico a partir da tradução intersemiótica do filme "frenesi” de Hitchcock. Orientador: Olavo Fontes Magalhães Bessa. 2022. 172 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47085
identifier_str_mv MELLO, Bruna Araújo Albuquerque e. Uma exploração do desenho tipográfico a partir da tradução intersemiótica do filme "frenesi” de Hitchcock. Orientador: Olavo Fontes Magalhães Bessa. 2022. 172 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47085/1/ExploracaodoDesenhoTipografico_Mello_.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47085/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47085/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d69dd8edbc9b285f620f8f10efc2948e
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833060174102528