Educação a distância e o seu papel na formação continuada de professores
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37875 |
Resumo: | Esta pesquisa intitulada “Educação a Distância e o seu papel na Formação Continuada de professores”, objetiva a realização de um mapeamento das ações desenvolvidas por meio da Educação a Distância para a profissionalização, qualificação e o aperfeiçoamento profissional no município de Caicó - Rio Grande do Norte (RN), situado na microrregião do Seridó Ocidental. O texto reporta inicialmente a identificação das políticas públicas e programas de formação continuada docente na modalidade de ensino a distância em vigência no Ministério da Educação (MEC); retratamos posições dos seguintes autores Silva e Santos (2012), Sanny (1998), Vigeron (2003), Gonzalez (2005), Garcia e Fernandes (2014), Carvalho e Paiva (2011), Garcia e Santos Sobrinho (2014), Oliveira et al (2009), Pereira Aires e Fagundes (2014), Souza, Neto e Silva (2014) e Preti (2000), sobre as concepções e características atribuídas a essa modalidade de ensino; logo após, aludimos acerca da descrição das funções, bem como, as características específicas de tutores presenciais e a distância, professores e alunos da EaD, sendo estes, agentes importantes nesse cenário educacional, essenciais para o efetivo desempenho do ensino e da aprendizagem a distância; em seguida, mostramos a identificação e caracterização das instituições credenciadas e aptas a desenvolverem atividades no âmbito da EaD no município de Caicó-RN, descrevendo as atividades desenvolvidas em cada instituição. A pesquisa foi elaborada tomando por base bibliografias que abordam os temas, Educação a Distância, Formação Continuada e Políticas Públicas, consultamos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Decretos e Portarias Normativas que discorrem sobre as diretrizes do ensino a distância, bem como, os Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância (RQESD), também foram consultados para subsidiar está pesquisa, os dados disponíveis nos sistemas virtuais do Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esta pesquisa enquadra-se no modelo da abordagem quantitativa, de caráter bibliográfico e documental. Com isso, finalizamos este estudo reconhecendo a notoriedade da EaD, tendo em vista que, essa modalidade de ensino abrange um espaço estratégico nas políticas educacionais com ênfase no ensino superior, destacando-se como uma excelente alternativa para a expansão da formação inicial e continuada de professores. |
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Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37875Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilPedagogiaEducação a DistânciaFormação ContinuadaPolíticas PúblicasEducação a distância e o seu papel na formação continuada de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEsta pesquisa intitulada “Educação a Distância e o seu papel na Formação Continuada de professores”, objetiva a realização de um mapeamento das ações desenvolvidas por meio da Educação a Distância para a profissionalização, qualificação e o aperfeiçoamento profissional no município de Caicó - Rio Grande do Norte (RN), situado na microrregião do Seridó Ocidental. O texto reporta inicialmente a identificação das políticas públicas e programas de formação continuada docente na modalidade de ensino a distância em vigência no Ministério da Educação (MEC); retratamos posições dos seguintes autores Silva e Santos (2012), Sanny (1998), Vigeron (2003), Gonzalez (2005), Garcia e Fernandes (2014), Carvalho e Paiva (2011), Garcia e Santos Sobrinho (2014), Oliveira et al (2009), Pereira Aires e Fagundes (2014), Souza, Neto e Silva (2014) e Preti (2000), sobre as concepções e características atribuídas a essa modalidade de ensino; logo após, aludimos acerca da descrição das funções, bem como, as características específicas de tutores presenciais e a distância, professores e alunos da EaD, sendo estes, agentes importantes nesse cenário educacional, essenciais para o efetivo desempenho do ensino e da aprendizagem a distância; em seguida, mostramos a identificação e caracterização das instituições credenciadas e aptas a desenvolverem atividades no âmbito da EaD no município de Caicó-RN, descrevendo as atividades desenvolvidas em cada instituição. A pesquisa foi elaborada tomando por base bibliografias que abordam os temas, Educação a Distância, Formação Continuada e Políticas Públicas, consultamos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Decretos e Portarias Normativas que discorrem sobre as diretrizes do ensino a distância, bem como, os Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância (RQESD), também foram consultados para subsidiar está pesquisa, os dados disponíveis nos sistemas virtuais do Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esta pesquisa enquadra-se no modelo da abordagem quantitativa, de caráter bibliográfico e documental. 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