Oficinas teatrais com a estética do teatro do oprimido hoje: uma proposta didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Glícia Fernandes Bezerra
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22308
Resumo: O presente trabalho refere-se à uma pesquisa sobre a aplicabilidade do método do teatro didático proposto pelos teatrólogos Augusto Boal e Bertolt Brecht, em oficinas teatrais para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Objetiva principalmente desenvolver uma investigação avaliativa dos efeitos educativos, políticos e sociais, pois esse método teatral tem a finalidade de sensibilizar, agindo como estimulante para o debate sobre os problemas sociais, gerando discussão e a problematização de questões do cotidiano, fornecendo uma maior reflexão das relações de poder, através das subjetividades existentes entre opressor e oprimido.
id UFRN_4d61cc7fcbb47f9fedd7d63e936eb2b5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22308
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Gomes, Glícia Fernandes Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/8841719783919052Lucena, Laurice Maria Maia dehttp://lattes.cnpq.br/2208818397552941Campos, Marineide Furtadohttp://lattes.cnpq.br/2363104313711193Silva, Sandro Souzahttp://lattes.cnpq.br/4727814914417261Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia dehttp://lattes.cnpq.br/2781619787919218Salles, Nara Graça2017-03-16T23:42:38Z2017-03-16T23:42:38Z2016-08-26GOMES, Glícia Fernandes Bezerra. Oficinas teatrais com a estética do teatro do oprimido hoje: uma proposta didática. 2016. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22308O presente trabalho refere-se à uma pesquisa sobre a aplicabilidade do método do teatro didático proposto pelos teatrólogos Augusto Boal e Bertolt Brecht, em oficinas teatrais para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Objetiva principalmente desenvolver uma investigação avaliativa dos efeitos educativos, políticos e sociais, pois esse método teatral tem a finalidade de sensibilizar, agindo como estimulante para o debate sobre os problemas sociais, gerando discussão e a problematização de questões do cotidiano, fornecendo uma maior reflexão das relações de poder, através das subjetividades existentes entre opressor e oprimido.This paper refers to a research on the applicability of the teaching method proposed by theater playwrights Augusto Boal and Bertolt Brecht, in theater workshops for children and adolescents in public schools. It aims primarily to develop an evaluative research of educational effects, political and social, because this theater method aims to raise awareness, acting as a stimulant to the debate on social problems, generating discussion and questioning of everyday issues, providing a greater reflection of power relations through existing subjectivities between oppressor and oppressed.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTESTeatro didáticoOficinasReflexãoOpressãoProblema socialCotidiano e transformaçãoOficinas teatrais com a estética do teatro do oprimido hoje: uma proposta didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE ARTESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGliciaFernandesBezerraGomes_DISSERT.pdfGliciaFernandesBezerraGomes_DISSERT.pdfapplication/pdf2920393https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22308/1/GliciaFernandesBezerraGomes_DISSERT.pdfb28a639ea86be2f92ac16c7607ad7eeeMD51TEXTGliciaFernandesBezerraGomes_DISSERT.pdf.txtGliciaFernandesBezerraGomes_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain161568https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22308/4/GliciaFernandesBezerraGomes_DISSERT.pdf.txtbd57ca267aca38e84e2f7632128c0e95MD54THUMBNAILGliciaFernandesBezerraGomes_DISSERT.pdf.jpgGliciaFernandesBezerraGomes_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3020https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22308/5/GliciaFernandesBezerraGomes_DISSERT.pdf.jpgaeb7cd82e3565edb539853032c27c863MD55123456789/223082017-11-03 20:36:53.242oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22308Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T23:36:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Oficinas teatrais com a estética do teatro do oprimido hoje: uma proposta didática
title Oficinas teatrais com a estética do teatro do oprimido hoje: uma proposta didática
spellingShingle Oficinas teatrais com a estética do teatro do oprimido hoje: uma proposta didática
Gomes, Glícia Fernandes Bezerra
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES
Teatro didático
Oficinas
Reflexão
Opressão
Problema social
Cotidiano e transformação
title_short Oficinas teatrais com a estética do teatro do oprimido hoje: uma proposta didática
title_full Oficinas teatrais com a estética do teatro do oprimido hoje: uma proposta didática
title_fullStr Oficinas teatrais com a estética do teatro do oprimido hoje: uma proposta didática
title_full_unstemmed Oficinas teatrais com a estética do teatro do oprimido hoje: uma proposta didática
title_sort Oficinas teatrais com a estética do teatro do oprimido hoje: uma proposta didática
author Gomes, Glícia Fernandes Bezerra
author_facet Gomes, Glícia Fernandes Bezerra
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8841719783919052
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lucena, Laurice Maria Maia de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2208818397552941
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Campos, Marineide Furtado
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2363104313711193
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Sandro Souza
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4727814914417261
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2781619787919218
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Glícia Fernandes Bezerra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salles, Nara Graça
contributor_str_mv Salles, Nara Graça
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES
Teatro didático
Oficinas
Reflexão
Opressão
Problema social
Cotidiano e transformação
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro didático
Oficinas
Reflexão
Opressão
Problema social
Cotidiano e transformação
description O presente trabalho refere-se à uma pesquisa sobre a aplicabilidade do método do teatro didático proposto pelos teatrólogos Augusto Boal e Bertolt Brecht, em oficinas teatrais para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Objetiva principalmente desenvolver uma investigação avaliativa dos efeitos educativos, políticos e sociais, pois esse método teatral tem a finalidade de sensibilizar, agindo como estimulante para o debate sobre os problemas sociais, gerando discussão e a problematização de questões do cotidiano, fornecendo uma maior reflexão das relações de poder, através das subjetividades existentes entre opressor e oprimido.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-16T23:42:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-16T23:42:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Glícia Fernandes Bezerra. Oficinas teatrais com a estética do teatro do oprimido hoje: uma proposta didática. 2016. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22308
identifier_str_mv GOMES, Glícia Fernandes Bezerra. Oficinas teatrais com a estética do teatro do oprimido hoje: uma proposta didática. 2016. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE ARTES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22308/1/GliciaFernandesBezerraGomes_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22308/4/GliciaFernandesBezerraGomes_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22308/5/GliciaFernandesBezerraGomes_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b28a639ea86be2f92ac16c7607ad7eee
bd57ca267aca38e84e2f7632128c0e95
aeb7cd82e3565edb539853032c27c863
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117660212723712