Aplicação do modelo de aceitação tecnológica (TAM): análise da aceitação e uso do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) no Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Thiago Renan da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35160
Resumo: Este trabalho realizou um estudo sobre a aceitação tecnológica em relação a um sistema de informação categorizado como ERP que foi implementado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN. Seu objetivo consiste em, com base no Modelo de Aceitação Tecnológica (TAM) proposto por Davis (1986), analisar de que forma os servidores das diretorias de Administração e de Administração de Pessoal do Campus Central do IFRN que são usuários do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP aceitam e usam esta tecnologia para a realização de atividades administrativas; além de verificar a satisfação destes com o mesmo. Assim, a coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários estruturados, os quais foram elaborados com base no instrumento de pesquisa proposto por Dias et al. (2003). Sendo a análise desses dados efetuada através de estatística descritiva nas modalidades média e frequência. Ao todo, a pesquisa teve um alcance de 41 servidores das diretorias de Administração e de Administração de Pessoal do Campus Central do IFRN. Os resultados demonstraram que 70% das pessoas em média concordaram parcialmente ou plenamente com as assertivas acerca da facilidade de uso do SUAP e que 63% das pessoas em média concordaram parcialmente ou plenamente com as assertivas acerca da utilidade do SUAP para o trabalho, o que afeta positivamente o nível de aceitação e uso do referido sistema. Foi verificado, ainda, que o SUAP atingiu uma boa frequência de utilização, mas que há margem para o alcance de um maior uso real se tomadas medidas que fomentem a facilidade de uso e a utilidade do mesmo. Quanto a satisfação dos usuários com o SUAP, atingiu-se um bom nível, mas, ainda assim, muito próximo ao regular, podendo-se alcançar uma maior satisfação de acordo a melhora da percepção dos usuários acerca da facilidade de uso e da utilidade do referido sistema.
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