Proposta de controle de velocidade para ferramenta de inspeção de duto (PIG) utilizando válvula de desvio
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27583 |
Resumo: | A inspeção de dutos utilizando um dispositivo chamado Pipeline Inspection Gauge (PIG) é um dos métodos mais aplicados para aquisição de dados sobre a estrutura física das tubulações. É comum os PIGs alcançarem picos de velocidade prejudiciais para a coleta de dados e para o próprio PIG. O objetivo desta tese é propor o controle de velocidade de PIGs utilizando uma válvula de desvio e microeletrônica, como forma de atenuar ou eliminar esses picos de velocidade, que também são conhecidos por ``tiros''. A microeletrônica será responsável por comandar a abertura da válvula de desvio, que diminuirá a pressão atrás do PIG e este sofrerá uma redução na velocidade. A principal contribuição deste trabalho está em desenvolver um controlador de velocidade para PIGs, que permita-o realizar uma inspeção segura e confiável, com velocidades dentro de uma faixa aceitável. Por fim, será solucionado um problema da indústria do petróleo em que os PIGs, atualmente, percorrem toda a extensão do duto sem controle algum de velocidade. |
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Lima, Gustavo Fernandes deMaitelli, André LaurindoVillareal, Elmer Rolando LlanosFernandes, Jefferson DoolanGabriel Filho, OscarSalazar, Andres Ortiz2019-08-20T20:00:19Z2019-08-20T20:00:19Z2019-06-14LIMA, Gustavo Fernandes de. Proposta de controle de velocidade para ferramenta de inspeção de duto (PIG) utilizando válvula de desvio. 2019. 101f. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27583A inspeção de dutos utilizando um dispositivo chamado Pipeline Inspection Gauge (PIG) é um dos métodos mais aplicados para aquisição de dados sobre a estrutura física das tubulações. É comum os PIGs alcançarem picos de velocidade prejudiciais para a coleta de dados e para o próprio PIG. O objetivo desta tese é propor o controle de velocidade de PIGs utilizando uma válvula de desvio e microeletrônica, como forma de atenuar ou eliminar esses picos de velocidade, que também são conhecidos por ``tiros''. A microeletrônica será responsável por comandar a abertura da válvula de desvio, que diminuirá a pressão atrás do PIG e este sofrerá uma redução na velocidade. A principal contribuição deste trabalho está em desenvolver um controlador de velocidade para PIGs, que permita-o realizar uma inspeção segura e confiável, com velocidades dentro de uma faixa aceitável. Por fim, será solucionado um problema da indústria do petróleo em que os PIGs, atualmente, percorrem toda a extensão do duto sem controle algum de velocidade.The pipeline inspection using a device called Pipeline Inspection Gauge (PIG) is a most applied methods for data acquisition about the physical structure of these pipelines. It is common for these PIGs to achieve speed peaks harmful for data collection, for pipeline, and for the PIG itself. The objective of this Thesis is to propose the speed control of smart PIGs using an electronically driven bypass valve for attenuation or elimination of theses speed excursions. A Prototype PIG and a Testing Laboratory were used for the experimental tests. The Prototype PIG has an innovatived bypass valve, which uses energy of the transported fluid for its drive. This drive allows the deviation of part of the fluid through the Prototype PIG causing a decrease of upstream pressure, which causes a decrease in the Prototype PIG speed. The results are promising and show the speed control using the bypass valve, which operates at low speeds. Mechanical limitations prevented the uniform movement of the Prototype PIG, making it difficult to adjust the speed by the controller. The main contribution of this work is the proposition of a speed controller for smart PIGs, allowing them to perform a safe and reliable inspection with speeds within an acceptable range. This Thesis aims to solve an oil industry problem in which the smart PIGs currently traveled the entire length of the pipeline without speed control.CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICAPIG instrumentadoSistemas embarcadosDiferencial de pressãoVálvula eletropneumáticaLaboratório de testesProposta de controle de velocidade para ferramenta de inspeção de duto (PIG) utilizando válvula de desvioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE PETRÓLEOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPropostacontrolevelocidade_Lima_2019.pdf.txtPropostacontrolevelocidade_Lima_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain154469https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27583/2/Propostacontrolevelocidade_Lima_2019.pdf.txt65f0b2f3d5c29c1c504d5e136a3258fbMD52THUMBNAILPropostacontrolevelocidade_Lima_2019.pdf.jpgPropostacontrolevelocidade_Lima_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1504https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27583/3/Propostacontrolevelocidade_Lima_2019.pdf.jpg4b41bf021977677627a3628048b79e59MD53ORIGINALPropostacontrolevelocidade_Lima_2019.pdfapplication/pdf11869763https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27583/1/Propostacontrolevelocidade_Lima_2019.pdfff2dd896dac8e0e614290ef82ed5b43eMD51123456789/275832019-08-25 02:20:22.157oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27583Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-08-25T05:20:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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