Luxo na era digital: a influência da geração Z e a marca Gucci

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Praxedes, Carolina Andrade de Castro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53417
Resumo: O luxo tem um papel significativo no mercado e na sociedade, simbolizando desejos de pessoas que buscam mais que qualidade e perfeição. Desde as civilizações antigas, o luxo sempre esteve presente como expressão de exclusividade, status social e poder. O que antes era restrito a bens materiais somente para uma elite privilegiada, ao longo do tempo, passou a estar mais ao alcance e se expandiu para incluir experiências, percorrendo por serviços personalizados alicerçados por marcas que foram sendo solidificadas. O luxo transcende o mero consumo e transforma-se em um meio de afirmação, satisfação e autodescoberta. A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre 1995 e 2010, tem levado as marcas a repensarem suas estratégias de comunicação, se adaptando para esse novo público. Esta investigação compreende estratégias comunicativas adotadas pela Gucci na tentativa de influenciar a compra por parte da Geração Z. O referencial metodológico envolveu revisão bibliográfica e estudo exploratório sobre os temas da Geração Z, mercado de luxo e moda. Foi possível denotar como a Gucci tem adotado estratégias comunicativas alinhadas às preferências e comportamentos dessa geração, na tentativa de influenciar decisões de compra e estabelecer conexão com o público.
id UFRN_4e180dd758ae1712efc105d910d5d734
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53417
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Praxedes, Carolina Andrade de Castrohttp://lattes.cnpq.br/8311890222500377Moreira, Marília Diógeneshttp://lattes.cnpq.br/3987306680791889Lopes, John Willianhttp://lattes.cnpq.br/1842027930708467Muneiro, Lilian Carla2023-07-14T18:48:14Z2023-07-14T18:48:14Z2023-07-05PRAXEDES, Carolina Andrade de Castro. Luxo na era digital: a influência da geração Z e a marca Gucci. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53417O luxo tem um papel significativo no mercado e na sociedade, simbolizando desejos de pessoas que buscam mais que qualidade e perfeição. Desde as civilizações antigas, o luxo sempre esteve presente como expressão de exclusividade, status social e poder. O que antes era restrito a bens materiais somente para uma elite privilegiada, ao longo do tempo, passou a estar mais ao alcance e se expandiu para incluir experiências, percorrendo por serviços personalizados alicerçados por marcas que foram sendo solidificadas. O luxo transcende o mero consumo e transforma-se em um meio de afirmação, satisfação e autodescoberta. A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre 1995 e 2010, tem levado as marcas a repensarem suas estratégias de comunicação, se adaptando para esse novo público. Esta investigação compreende estratégias comunicativas adotadas pela Gucci na tentativa de influenciar a compra por parte da Geração Z. O referencial metodológico envolveu revisão bibliográfica e estudo exploratório sobre os temas da Geração Z, mercado de luxo e moda. Foi possível denotar como a Gucci tem adotado estratégias comunicativas alinhadas às preferências e comportamentos dessa geração, na tentativa de influenciar decisões de compra e estabelecer conexão com o público.El lujo tiene un papel significativo en el mercado y en la sociedad, simbolizando deseos de personas que buscan algo más que calidad y perfección. Desde las civilizaciones antiguas, el lujo siempre ha estado presente como expresión de exclusividad, estatus social y poder. Lo que antes se limitaba a bienes materiales sólo para una élite privilegiada, con el tiempo se puso más al alcance y se amplió para incluir experiencias, pasando por servicios personalizados basados en marcas que se iban solidificando. El lujo trasciende el mero consumo y se convierte en un medio de afirmación, satisfacción y autodescubrimiento. La Generación Z, compuesta por individuos nacidos entre 1995 y 2010, ha llevado a las marcas a repensar sus estrategias de comunicación, adaptándose a este nuevo público. Esta investigación abarca las estrategias comunicativas adoptadas por Gucci en un intento de influir en la compra por parte de la Generación Z. La referencia metodológica implicó la revisión bibliográfica y el estudio exploratorio sobre los temas Generación Z, mercado de lujo y moda. Se pudo denotar cómo Gucci ha adoptado estrategias comunicativas alineadas a las preferencias y comportamientos de esta generación, en un intento por influenciar las decisiones de compra y establecer una conexión con el público.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLuxoGeração ZGucciModaPublicidadeComunicaçãoLuxo na era digital: a influência da geração Z e a marca GucciLujo en la era digital: la influencia de la generación Z y la marca Gucciinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLUXO NA ERA DIGITAL_ A INFLUÊNCIA DA GERAÇÃO Z E A MARCA GUCCI _ CAROLINA PRAXEDES.pdfLUXO NA ERA DIGITAL_ A INFLUÊNCIA DA GERAÇÃO Z E A MARCA GUCCI _ CAROLINA PRAXEDES.pdfapplication/pdf1193205https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53417/1/LUXO%20NA%20ERA%20DIGITAL_%20A%20INFLU%c3%8aNCIA%20DA%20GERA%c3%87%c3%83O%20Z%20E%20A%20MARCA%20GUCCI%20_%20CAROLINA%20PRAXEDES.pdfdcc34b97b3f171ed2c1259b485dbf04bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53417/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53417/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/534172023-07-14 15:48:14.267oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-14T18:48:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Luxo na era digital: a influência da geração Z e a marca Gucci
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Lujo en la era digital: la influencia de la generación Z y la marca Gucci
title Luxo na era digital: a influência da geração Z e a marca Gucci
spellingShingle Luxo na era digital: a influência da geração Z e a marca Gucci
Praxedes, Carolina Andrade de Castro
Luxo
Geração Z
Gucci
Moda
Publicidade
Comunicação
title_short Luxo na era digital: a influência da geração Z e a marca Gucci
title_full Luxo na era digital: a influência da geração Z e a marca Gucci
title_fullStr Luxo na era digital: a influência da geração Z e a marca Gucci
title_full_unstemmed Luxo na era digital: a influência da geração Z e a marca Gucci
title_sort Luxo na era digital: a influência da geração Z e a marca Gucci
author Praxedes, Carolina Andrade de Castro
author_facet Praxedes, Carolina Andrade de Castro
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8311890222500377
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Moreira, Marília Diógenes
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3987306680791889
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lopes, John Willian
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1842027930708467
dc.contributor.author.fl_str_mv Praxedes, Carolina Andrade de Castro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muneiro, Lilian Carla
contributor_str_mv Muneiro, Lilian Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Luxo
Geração Z
Gucci
Moda
Publicidade
Comunicação
topic Luxo
Geração Z
Gucci
Moda
Publicidade
Comunicação
description O luxo tem um papel significativo no mercado e na sociedade, simbolizando desejos de pessoas que buscam mais que qualidade e perfeição. Desde as civilizações antigas, o luxo sempre esteve presente como expressão de exclusividade, status social e poder. O que antes era restrito a bens materiais somente para uma elite privilegiada, ao longo do tempo, passou a estar mais ao alcance e se expandiu para incluir experiências, percorrendo por serviços personalizados alicerçados por marcas que foram sendo solidificadas. O luxo transcende o mero consumo e transforma-se em um meio de afirmação, satisfação e autodescoberta. A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre 1995 e 2010, tem levado as marcas a repensarem suas estratégias de comunicação, se adaptando para esse novo público. Esta investigação compreende estratégias comunicativas adotadas pela Gucci na tentativa de influenciar a compra por parte da Geração Z. O referencial metodológico envolveu revisão bibliográfica e estudo exploratório sobre os temas da Geração Z, mercado de luxo e moda. Foi possível denotar como a Gucci tem adotado estratégias comunicativas alinhadas às preferências e comportamentos dessa geração, na tentativa de influenciar decisões de compra e estabelecer conexão com o público.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-14T18:48:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-14T18:48:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PRAXEDES, Carolina Andrade de Castro. Luxo na era digital: a influência da geração Z e a marca Gucci. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53417
identifier_str_mv PRAXEDES, Carolina Andrade de Castro. Luxo na era digital: a influência da geração Z e a marca Gucci. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53417/1/LUXO%20NA%20ERA%20DIGITAL_%20A%20INFLU%c3%8aNCIA%20DA%20GERA%c3%87%c3%83O%20Z%20E%20A%20MARCA%20GUCCI%20_%20CAROLINA%20PRAXEDES.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53417/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53417/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dcc34b97b3f171ed2c1259b485dbf04b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117538241314816