Modelo ECD e estratégias empresariais no mercado de luxo: empresas Dior e Gucci
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26579 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_a9b0d31014fa8dd5d0b2ea7009f87abd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/26579 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2019-08-08T11:58:58Z2019-08-08T11:58:58Z2019-07-09FREITAS, Bruno Duarte de. Modelo ECD e estratégias empresariais no mercado de luxo: empresas Dior e Gucci. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26579porUniversidade Federal de UberlândiaRelações InternacionaisBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASModelo ECDEstratégias empresariaisMercado de luxoDiorGucciModelo ECD e estratégias empresariais no mercado de luxo: empresas Dior e Gucciinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAvellar, Ana Paula Macedo dehttp://lattes.cnpq.br/8135896270067246Freitas, Bruno Duarte deTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Sendo o mercado de luxo um setor industrial que desperta o fascínio de diversos consumidores ao redor do mundo, o presente artigo busca entender qual a relação deste mercado com o Modelo Estrutura, Conduta e Desempenho (ECD) e as Estratégias Empresariais ao longo do século XX e, mais especificamente, pós 1990, focando a análise nas empresas Dior e Gucci. Com o referencial teórico, é possível destacar características do ambiente competitivo deste setor, sob o qual as empresas que nele estão inseridas vão escolher uma estratégia para diferenciar seus produtos e conseguirão melhor se posicionar contra estas forças competitivas. Desta forma, os resultados constatados derivados destas estratégias são excepcionais, mostrando um movimento de fusões e aquisições que despontou à partir da década de 1980 e mudou a configuração competitiva do mercado com o advento de grandes players manifestos em holdings, em sua grande maioria francesas, e indicam uma nova lógica mercadológica de um business mais aperfeiçoado do que antes.33info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26579/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALModeloECDEstratégias.pdfModeloECDEstratégias.pdfapplication/pdf497282https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26579/3/ModeloECDEstrat%c3%a9gias.pdf8b079a16b635f219e7655fa23b6bac46MD53TEXTModeloECDEstratégias.pdf.txtModeloECDEstratégias.pdf.txtExtracted texttext/plain85640https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26579/4/ModeloECDEstrat%c3%a9gias.pdf.txt6e0fd74a4b8dd018976e18063b907893MD54THUMBNAILModeloECDEstratégias.pdf.jpgModeloECDEstratégias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1600https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26579/5/ModeloECDEstrat%c3%a9gias.pdf.jpgddeed2102e8e421cf35e92bfc31a4d99MD55123456789/265792019-08-09 03:07:28.419oai:repositorio.ufu.br:123456789/26579w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLCBhbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvLiBQb3IgZmF2b3IsIGxlaWEgYSBsaWNlbsOnYSBhdGVudGFtZW50ZS4gQ2FzbyBuZWNlc3NpdGUgZGUgYWxndW0gZXNjbGFyZWNpbWVudG8gZW50cmUgZW0gY29udGF0byBhdHJhdsOpcyBkbyBlLW1haWwgIHJlcG9zaXRvcmlvQHVmdS5ici4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSwgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldShzKSBub21lKHMpIGNvbW8gbyhzKSBhdXRvcihlcykgb3UgZGV0ZW50b3IgKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-08-09T06:07:28Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelo ECD e estratégias empresariais no mercado de luxo: empresas Dior e Gucci |
title |
Modelo ECD e estratégias empresariais no mercado de luxo: empresas Dior e Gucci |
spellingShingle |
Modelo ECD e estratégias empresariais no mercado de luxo: empresas Dior e Gucci Freitas, Bruno Duarte de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Modelo ECD Estratégias empresariais Mercado de luxo Dior Gucci |
title_short |
Modelo ECD e estratégias empresariais no mercado de luxo: empresas Dior e Gucci |
title_full |
Modelo ECD e estratégias empresariais no mercado de luxo: empresas Dior e Gucci |
title_fullStr |
Modelo ECD e estratégias empresariais no mercado de luxo: empresas Dior e Gucci |
title_full_unstemmed |
Modelo ECD e estratégias empresariais no mercado de luxo: empresas Dior e Gucci |
title_sort |
Modelo ECD e estratégias empresariais no mercado de luxo: empresas Dior e Gucci |
author |
Freitas, Bruno Duarte de |
author_facet |
Freitas, Bruno Duarte de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Avellar, Ana Paula Macedo de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8135896270067246 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Bruno Duarte de |
contributor_str_mv |
Avellar, Ana Paula Macedo de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Modelo ECD Estratégias empresariais Mercado de luxo Dior Gucci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo ECD Estratégias empresariais Mercado de luxo Dior Gucci |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-08T11:58:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-08T11:58:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FREITAS, Bruno Duarte de. Modelo ECD e estratégias empresariais no mercado de luxo: empresas Dior e Gucci. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26579 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Bruno Duarte de. Modelo ECD e estratégias empresariais no mercado de luxo: empresas Dior e Gucci. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Relações Internacionais |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Relações Internacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26579/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26579/3/ModeloECDEstrat%c3%a9gias.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26579/4/ModeloECDEstrat%c3%a9gias.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26579/5/ModeloECDEstrat%c3%a9gias.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 8b079a16b635f219e7655fa23b6bac46 6e0fd74a4b8dd018976e18063b907893 ddeed2102e8e421cf35e92bfc31a4d99 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110487236706304 |