Escola, juventude e participação: análise sobre a percepção dos jovens educandos da Escola Marista Champagnat de Natal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gisely Tainã Lira Ribeiro dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36528
Resumo: Compreendendo a juventude como parte de um processo amplo de constituição dos sujeitos de direitos, entendemos que estes são os mais afetados pelas mudanças que veem ocorrendo na sociedade, principalmente, com o processo de sucateamento da educação pública. Diante disso a presente monografia tem como objetivo analisar de que forma os alunos da Escola Marista Champagnat de Natal se percebem enquanto sujeitos de direitos e atores estratégicos no enfrentamento dos problemas vivenciados em seu cotidiano. Chegamos a esse objeto de estudo a partir da experiência de estágio supervisionado em Serviço Social na instituição no período de 2014.2 e 2015.1. Para tanto, utilizou-se como técnicas de coleta de dados: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários com 12 sujeitos. A partir dos dados coletados, discutimos como a categoria juventude é apreendida, a situação dos jovens brasileiros atualmente e o contexto social e urbano em que estão inseridos os sujeitos de pesquisa que residem no município de Natal/RN. Dentro desse contexto, analisamos a importância da educação na construção da cidadania, trazendo a composição e o perfil dos alunos da escola, as apreensões dos educandos sobre o bairro em que residem. Dentro desse contexto, verificamos que os sujeitos de pesquisa, em sua maioria, possuem uma visão pragmática de juventude, pois entendem a categoria como um momento de transição para a vida adulta e associam a condição juvenil à capacidade de transformação da sociedade. Além disso, foi possível observamos como eles compreendem o conceito de cidadania e o debate político acerca dos direitos, enfatizando a importância das mobilizações sociais e a participação dos jovens nos espaços de decisão para a garantia de seus direitos.
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