Motivação para o trabalho: um estudo com os servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal do Cariri - UFCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Francisca Cristiane Gomes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49520
Resumo: Esta pesquisa analisou a motivação para o trabalho dos Técnico-Administrativos em Educação (TAE’s), da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Compreendeu-se a motivação como processo relacionado ao contexto de trabalho, à luz da Teoria da Expectativa de Vroom. Tratase de uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo, de natureza quantitativa, realizada através de survey. A mensuração do construto foi realizada pela aplicação da Medida de Motivação para Trabalhar (MMT), através de questionário estruturado on-line, do GoogleDocs, enviado para os e-mails institucionais dos 290 TAE’s ativos da UFCA, sendo levantada uma amostra de 186 participantes. Os resultados apontam que os aspectos que mais impulsionam a motivação desses servidores, na valência, estão relacionados a ter oportunidades de se tornar mais qualificado, ter independência financeira e poder dar assistência à família; na instrumentalidade, ser independente financeiramente, contribuir para o progresso da sociedade e aprender coisas novas; e na expectativa, aprendizagem de coisas novas, sentimento de dignidade e maiores oportunidades de se tornar mais qualificado; e os que a restringem, na valência, sentir-se valorizado pelas pessoas, sentir-se reconhecido pelo que faz, poder expressar sua criatividade e fazer amizades; na instrumentalidade, sentir-se reconhecido pelo que faz, expressar sua criatividade, obter assistências como transporte, educação, saúde, moradia, aposentadoria, etc.. e conquistar a confiança dos seus chefes; e na expectativa: conquistar a confiança dos seus chefes, obter crescimento profissional, reconhecimento pelo que faz e ter oportunidades de influenciar nas decisões da UFCA. Em razão disso encontrou-se, em valência, uma média de 4,61, em expectativa, uma média de 4,21 e em instrumentalidade, uma média de 4,38, conferidas por esses servidores aos resultados esperados pelo seu trabalho. A partir destes levantou-se, o Escore Geral de Motivação (EGM) (M=87,56) revelando haver atualmente um índice elevado de motivação para a maioria desses servidores. Ademais, levantou-se também que a única preditora do EGM foi ‘ter ou não FG ou CD’. Espera-se com esses resultados, contribuir com as políticas e práticas de gestão de pessoas na UFCA.
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Tratase de uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo, de natureza quantitativa, realizada através de survey. A mensuração do construto foi realizada pela aplicação da Medida de Motivação para Trabalhar (MMT), através de questionário estruturado on-line, do GoogleDocs, enviado para os e-mails institucionais dos 290 TAE’s ativos da UFCA, sendo levantada uma amostra de 186 participantes. Os resultados apontam que os aspectos que mais impulsionam a motivação desses servidores, na valência, estão relacionados a ter oportunidades de se tornar mais qualificado, ter independência financeira e poder dar assistência à família; na instrumentalidade, ser independente financeiramente, contribuir para o progresso da sociedade e aprender coisas novas; e na expectativa, aprendizagem de coisas novas, sentimento de dignidade e maiores oportunidades de se tornar mais qualificado; e os que a restringem, na valência, sentir-se valorizado pelas pessoas, sentir-se reconhecido pelo que faz, poder expressar sua criatividade e fazer amizades; na instrumentalidade, sentir-se reconhecido pelo que faz, expressar sua criatividade, obter assistências como transporte, educação, saúde, moradia, aposentadoria, etc.. e conquistar a confiança dos seus chefes; e na expectativa: conquistar a confiança dos seus chefes, obter crescimento profissional, reconhecimento pelo que faz e ter oportunidades de influenciar nas decisões da UFCA. Em razão disso encontrou-se, em valência, uma média de 4,61, em expectativa, uma média de 4,21 e em instrumentalidade, uma média de 4,38, conferidas por esses servidores aos resultados esperados pelo seu trabalho. A partir destes levantou-se, o Escore Geral de Motivação (EGM) (M=87,56) revelando haver atualmente um índice elevado de motivação para a maioria desses servidores. Ademais, levantou-se também que a única preditora do EGM foi ‘ter ou não FG ou CD’. Espera-se com esses resultados, contribuir com as políticas e práticas de gestão de pessoas na UFCA.This study analyzed the motivation for work of the Technical-Administrative in Education (TAEs) at the Federal University of Cariri (UFCA). Motivation was understood as a process related to the work context, in light of Vroom's Expectancy Theory. This is an applied, descriptive, quantitative research, carried out through a survey. The construct was measured by applying the Measurement of Motivation for Work (MMW), through an online structured survey, using GoogleDocs, sent to the corporate emails of the 290 active TAEs at UFCA, with a 186 participants sample. The results indicate that the aspects that most drive their motivation in valency are related to having opportunities to become more skilled, achieving financial independency, and being able to provide for their families; in instrumentality, being financially independent, contributing to the progress of society, and acquiring new skills; and, in expectation, acquiring new skills, a sense of dignity, and increased opportunities to become more skilled. As for what restricts them, in the valency, it is the perception of appreciation and recognition of one's work prevailed, as well as the freedom to express creativity and the possibility of making friends; in instrumentality, they highlighted feeling recognized for what they do, the freedom to express their creativity, getting subsidies for such things as transportation, education, health, housing, retirement, etc., and gaining the trust of their bosses; and, finally, in expectations, the most frequently mentioned were gaining the trust of their bosses, professional development, recognition for their work, and opportunities to have a say in UFCA's decisions. Therefore, for the results expected by individuals for their work, the following means were found: in valence, 4.61; in expectancy, 4.21; and, in instrumentality, 4.38. From these results, the General Motivation Score (GMS) ( M=87.56) was calculated, indicating that, currently, the motivation level of most staff members is high. Moreover, it was also found that the only predictor of the EGM was 'having or not FG (Managerial Position Bonus) or CD ( Directorial Position Bonus)'. These results are expected to contribute to the policies and practices of personnel management at UFCA.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASGestão públicaMotivação - trabalhoUniversidade públicaServidor público - técnico-administrativo em educaçãoMotivação para o trabalho: um estudo com os servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal do Cariri - UFCAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMotivacaotrabalhoestudo_Souza_2022.pdfapplication/pdf3679319https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49520/1/Motivacaotrabalhoestudo_Souza_2022.pdf6f71ab02cdd1faa69e0008a0b8b78e5aMD51123456789/495202022-10-07 18:21:55.557oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49520Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-07T21:21:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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