A intertextualidade na leitura de tiras de humor no livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Ilana Naedja Bezerra Dantas de Araújo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33378
Resumo: A intertextualidade é um fator da textualidade que exige do leitor a ativação de conhecimentos prévios, oriundos de seu acervo cultural, mas que são inerentes a todo processo de leitura, e está implicada nos efeitos de sentido do texto. A tira de humor é um gênero de natureza multimodal: pertence ao campo do humor, explora situações variadas e convida o leitor a realizar inferências, a perceber os elementos nela implícitos e a estabelecer conexões entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A conciliação desses dois elementos traz para o cerne da leitura a relação autor-texto-leitor, a qual não considera uma concepção de leitura pautada apenas no texto ou no leitor, mas agrega a interação entre eles. Desse modo, nossa dissertação objetiva analisar se o tratamento dispensado pelo livro didático à intertextualidade na tira de humor contribui para uma leitura crítica. Para tal propósito, conduzimos nossa pesquisa à luz da Linguística Textual e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, por meio de autores como Koch, Bentes e Cavalcante (2012); Koch e Elias (2013); Costa Val (2006); Antunes (2003, 2007, 2009, 2014); e Brasil (1997, 1998), dentre outros. Enquanto Ramos (2017, 2018) e Vergueiro e Ramos (2015) contribuem para a caracterização do gênero Tira de Humor, Smith (1993) e Foucambert (1994) são referenciais para a abordagem sobre a leitura. O corpus aqui usado é delimitado em 4 exemplares de livro didático de língua portuguesa (6° ao 9° ano), da coleção Conexão e Uso, para a construção dos elementos de pesquisa, pois partimos do pressuposto de que existem contextos ainda não contemplados em materiais didáticos em relação à intertextualidade na tira de humor. Sendo assim, propomos, ao fim desta dissertação, um caderno de atividades (produto destacável), a partir de situações de intertextualidade abordadas no gênero tira de humor pelo livro didático, com base em uma perspectiva que prioriza uma leitura crítica para os alunos do Ensino Fundamental.
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A tira de humor é um gênero de natureza multimodal: pertence ao campo do humor, explora situações variadas e convida o leitor a realizar inferências, a perceber os elementos nela implícitos e a estabelecer conexões entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A conciliação desses dois elementos traz para o cerne da leitura a relação autor-texto-leitor, a qual não considera uma concepção de leitura pautada apenas no texto ou no leitor, mas agrega a interação entre eles. Desse modo, nossa dissertação objetiva analisar se o tratamento dispensado pelo livro didático à intertextualidade na tira de humor contribui para uma leitura crítica. Para tal propósito, conduzimos nossa pesquisa à luz da Linguística Textual e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, por meio de autores como Koch, Bentes e Cavalcante (2012); Koch e Elias (2013); Costa Val (2006); Antunes (2003, 2007, 2009, 2014); e Brasil (1997, 1998), dentre outros. Enquanto Ramos (2017, 2018) e Vergueiro e Ramos (2015) contribuem para a caracterização do gênero Tira de Humor, Smith (1993) e Foucambert (1994) são referenciais para a abordagem sobre a leitura. O corpus aqui usado é delimitado em 4 exemplares de livro didático de língua portuguesa (6° ao 9° ano), da coleção Conexão e Uso, para a construção dos elementos de pesquisa, pois partimos do pressuposto de que existem contextos ainda não contemplados em materiais didáticos em relação à intertextualidade na tira de humor. Sendo assim, propomos, ao fim desta dissertação, um caderno de atividades (produto destacável), a partir de situações de intertextualidade abordadas no gênero tira de humor pelo livro didático, com base em uma perspectiva que prioriza uma leitura crítica para os alunos do Ensino Fundamental.Intertextuality is a factor of textuality that requires the activation of previous knowledge of the reader’s cultural background, being inherent in the entire reading process, and is implicated in the effects of the text’s meaning. The comic strip is a genre of multimodal nature: as a part of the humor field, it explores a variety of situations and invites the reader to make inferences, to understand the elements implicit in it as well as to establish connections between verbal and non-verbal language. The conciliation of these elements brings the author-text-reader relationship to the heartwood of reading, which does not consider the reading concept based only on the text or the reader; instead, it aggregates the interaction between them. Thus, our dissertation aims to analyze whether the treatment given by the textbook to intertextuality in comic strips contributes to a critical reading or not. For this purpose, our research is conducted in the light of Textual Linguistics and the National Curriculum Parameters (Brazil), through authors such as Koch, Bentes and Cavalcante (2012); Koch and Elias (2013); Costa Val (2006); Antunes (2003, 2007, 2009, 2014); and Brasil (1997,1998), among others. While Ramos (2017, 2018) and Vergueiro and Ramos (2015) contribute to the characterization of the comic strip genre, Smith (1993) and Foucambert (1994) are taken as references for the reading approach. The corpus used here is composed of four Portuguese language books (6th to 9th-grade) from the collection Conexão e Uso for the construction of research elements, since our starting point is the assumption that there are contexts not yet covered in the textbook concerning intertextuality in comic strips. Therefore, at the end of this work, we propose an activity notebook, considering situations of intertextuality brought in comic strips by the textbooks and based on perspectives that prioritize a critical reading for elementary school students.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilIntertextualidadeLeituraTiras de humorLivro didáticoA intertextualidade na leitura de tiras de humor no livro didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIntertextualidadeleituratiras_Azevedo_2021.pdfapplication/pdf5528473https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33378/1/Intertextualidadeleituratiras_Azevedo_2021.pdffe7965c0cbe27a59827ddd83ef808ffaMD51123456789/333782022-05-02 12:50:10.329oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33378Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:50:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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