Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12190 |
Resumo: | Os shoppingcenters são grandes instituições repletas de empresas quecompetem entre si formas de como melhor satisfazer as necessidade dosclientes. Sendo assim, cada empresa utiliza-se de estratégias com o intuito deatingir a maior parcela de compradores possíveis sem comprometer suaexistência e sua vantagem competitiva. Este estudo está baseado na teoria dasestratégias competitivas genéricas de Porter (1980; 1985) o qual estabeleceem seu modelo que todas as empresas existentes no mercado possuam pelomenos uma das três abordagens estratégicas (diferenciação, liderança emcusto e enfoque). Desta forma, este trabalho identifica de que maneira estádistribuída as estratégia competitiva nas empresas de shoppingcenters deNatal/RN. Primeiramente buscou-se levantar a relação das estratégias destasempresas com a teoria proposta por Porter (1985) e sua alocação de acordocom os agrupamentos resultantes da combinação das estratégias. Nestemomento, foram aplicados questionários com 89 gerentes de lojas de shoppingcenters que resultou após análises estatísticas em cinco agrupamentos comabordagens válidas. Em seguida foram selecionadas as empresas quepossuíam maior afinidade com cada agrupamento e que melhor representavamos resultados dispostos em cinco clustersacerca da teoria proposta e nestaamostragem foi aplicada entrevista com os gerentes. Os resultados obtidos com as entrevistas validaram a análise dos dados encontrados nosquestionários anteriormente aplicados estando em conformidade com aproposta teoria. Identificou-se também duas modalidades de empresas queutilizavam simultaneamente mais de uma estratégia competitiva (meio-termo),sendo uma dentro e outra fora do modelo proposto pelo autor. Embora omodelo das estratégias competitivas genéricas tenha sido instituído comaspectos voltados as organizações industriais, os resultados obtidos nestetrabalho validaram a aplicação desta teoria em empresas comercias deshopping centers que vem se adequando para obter resultados financeirosmais satisfatórios e melhor posicionamento em relação à concorrência |
id |
UFRN_4f0dccd6c22989aee2ff410f7b677981 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12190 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Bacurau, Francisco Braulio da Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/2100500356040246http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7Lopes, Fernando Diashttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7Costa, Benny Kramerhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6Medeiros, Carlos Alberto Freire2014-12-17T13:53:31Z2007-07-102014-12-17T13:53:31Z2006-07-21BACURAU, Francisco Braulio da Fonseca. Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12190application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFRNBRPolíticas e Gestão Públicas; Gestão OrganizacionalEstratégiasEstratégias CompetitivasEstratégias GenéricasShopping centersPorterStrategiesCompetitive StrategiesGeneric StrategiesShoppingCentersPorterCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEstratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs shoppingcenters são grandes instituições repletas de empresas quecompetem entre si formas de como melhor satisfazer as necessidade dosclientes. Sendo assim, cada empresa utiliza-se de estratégias com o intuito deatingir a maior parcela de compradores possíveis sem comprometer suaexistência e sua vantagem competitiva. Este estudo está baseado na teoria dasestratégias competitivas genéricas de Porter (1980; 1985) o qual estabeleceem seu modelo que todas as empresas existentes no mercado possuam pelomenos uma das três abordagens estratégicas (diferenciação, liderança emcusto e enfoque). Desta forma, este trabalho identifica de que maneira estádistribuída as estratégia competitiva nas empresas de shoppingcenters deNatal/RN. Primeiramente buscou-se levantar a relação das estratégias destasempresas com a teoria proposta por Porter (1985) e sua alocação de acordocom os agrupamentos resultantes da combinação das estratégias. Nestemomento, foram aplicados questionários com 89 gerentes de lojas de shoppingcenters que resultou após análises estatísticas em cinco agrupamentos comabordagens válidas. Em seguida foram selecionadas as empresas quepossuíam maior afinidade com cada agrupamento e que melhor representavamos resultados dispostos em cinco clustersacerca da teoria proposta e nestaamostragem foi aplicada entrevista com os gerentes. Os resultados obtidos com as entrevistas validaram a análise dos dados encontrados nosquestionários anteriormente aplicados estando em conformidade com aproposta teoria. Identificou-se também duas modalidades de empresas queutilizavam simultaneamente mais de uma estratégia competitiva (meio-termo),sendo uma dentro e outra fora do modelo proposto pelo autor. Embora omodelo das estratégias competitivas genéricas tenha sido instituído comaspectos voltados as organizações industriais, os resultados obtidos nestetrabalho validaram a aplicação desta teoria em empresas comercias deshopping centers que vem se adequando para obter resultados financeirosmais satisfatórios e melhor posicionamento em relação à concorrênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstratégiasCompetitivasGenéricas_Bacurau_2006.pdfapplication/pdf345237https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/1/Estrat%c3%a9giasCompetitivasGen%c3%a9ricas_Bacurau_2006.pdf427a6b1b6a914aa56aebe8231f1dc9b8MD51TEXTFranciscoBFB.pdf.txtFranciscoBFB.pdf.txtExtracted texttext/plain204463https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/6/FranciscoBFB.pdf.txt373b20d16c2f15f24164c75a367a1be8MD56EstratégiasCompetitivasGenéricas_Bacurau_2006.pdf.txtEstratégiasCompetitivasGenéricas_Bacurau_2006.pdf.txtExtracted texttext/plain204463https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/8/Estrat%c3%a9giasCompetitivasGen%c3%a9ricas_Bacurau_2006.pdf.txt373b20d16c2f15f24164c75a367a1be8MD58THUMBNAILFranciscoBFB.pdf.jpgFranciscoBFB.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3587https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/7/FranciscoBFB.pdf.jpg7fd6e53a2830b80f8b3cf0b55a4b1cb0MD57EstratégiasCompetitivasGenéricas_Bacurau_2006.pdf.jpgEstratégiasCompetitivasGenéricas_Bacurau_2006.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3587https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/9/Estrat%c3%a9giasCompetitivasGen%c3%a9ricas_Bacurau_2006.pdf.jpg7fd6e53a2830b80f8b3cf0b55a4b1cb0MD59123456789/121902019-01-30 05:32:52.463oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12190Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T08:32:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter |
title |
Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter |
spellingShingle |
Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter Bacurau, Francisco Braulio da Fonseca Estratégias Estratégias Competitivas Estratégias Genéricas Shopping centers Porter Strategies Competitive Strategies Generic Strategies ShoppingCenters Porter CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter |
title_full |
Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter |
title_fullStr |
Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter |
title_full_unstemmed |
Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter |
title_sort |
Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter |
author |
Bacurau, Francisco Braulio da Fonseca |
author_facet |
Bacurau, Francisco Braulio da Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2100500356040246 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Lopes, Fernando Dias |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Costa, Benny Kramer |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bacurau, Francisco Braulio da Fonseca |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros, Carlos Alberto Freire |
contributor_str_mv |
Medeiros, Carlos Alberto Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias Estratégias Competitivas Estratégias Genéricas Shopping centers Porter |
topic |
Estratégias Estratégias Competitivas Estratégias Genéricas Shopping centers Porter Strategies Competitive Strategies Generic Strategies ShoppingCenters Porter CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Strategies Competitive Strategies Generic Strategies ShoppingCenters Porter |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Os shoppingcenters são grandes instituições repletas de empresas quecompetem entre si formas de como melhor satisfazer as necessidade dosclientes. Sendo assim, cada empresa utiliza-se de estratégias com o intuito deatingir a maior parcela de compradores possíveis sem comprometer suaexistência e sua vantagem competitiva. Este estudo está baseado na teoria dasestratégias competitivas genéricas de Porter (1980; 1985) o qual estabeleceem seu modelo que todas as empresas existentes no mercado possuam pelomenos uma das três abordagens estratégicas (diferenciação, liderança emcusto e enfoque). Desta forma, este trabalho identifica de que maneira estádistribuída as estratégia competitiva nas empresas de shoppingcenters deNatal/RN. Primeiramente buscou-se levantar a relação das estratégias destasempresas com a teoria proposta por Porter (1985) e sua alocação de acordocom os agrupamentos resultantes da combinação das estratégias. Nestemomento, foram aplicados questionários com 89 gerentes de lojas de shoppingcenters que resultou após análises estatísticas em cinco agrupamentos comabordagens válidas. Em seguida foram selecionadas as empresas quepossuíam maior afinidade com cada agrupamento e que melhor representavamos resultados dispostos em cinco clustersacerca da teoria proposta e nestaamostragem foi aplicada entrevista com os gerentes. Os resultados obtidos com as entrevistas validaram a análise dos dados encontrados nosquestionários anteriormente aplicados estando em conformidade com aproposta teoria. Identificou-se também duas modalidades de empresas queutilizavam simultaneamente mais de uma estratégia competitiva (meio-termo),sendo uma dentro e outra fora do modelo proposto pelo autor. Embora omodelo das estratégias competitivas genéricas tenha sido instituído comaspectos voltados as organizações industriais, os resultados obtidos nestetrabalho validaram a aplicação desta teoria em empresas comercias deshopping centers que vem se adequando para obter resultados financeirosmais satisfatórios e melhor posicionamento em relação à concorrência |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-07-21 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-07-10 2014-12-17T13:53:31Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T13:53:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BACURAU, Francisco Braulio da Fonseca. Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12190 |
identifier_str_mv |
BACURAU, Francisco Braulio da Fonseca. Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/1/Estrat%c3%a9giasCompetitivasGen%c3%a9ricas_Bacurau_2006.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/6/FranciscoBFB.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/8/Estrat%c3%a9giasCompetitivasGen%c3%a9ricas_Bacurau_2006.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/7/FranciscoBFB.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/9/Estrat%c3%a9giasCompetitivasGen%c3%a9ricas_Bacurau_2006.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
427a6b1b6a914aa56aebe8231f1dc9b8 373b20d16c2f15f24164c75a367a1be8 373b20d16c2f15f24164c75a367a1be8 7fd6e53a2830b80f8b3cf0b55a4b1cb0 7fd6e53a2830b80f8b3cf0b55a4b1cb0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832644771282944 |