Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bacurau, Francisco Braulio da Fonseca
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12190
Resumo: Os shoppingcenters são grandes instituições repletas de empresas quecompetem entre si formas de como melhor satisfazer as necessidade dosclientes. Sendo assim, cada empresa utiliza-se de estratégias com o intuito deatingir a maior parcela de compradores possíveis sem comprometer suaexistência e sua vantagem competitiva. Este estudo está baseado na teoria dasestratégias competitivas genéricas de Porter (1980; 1985) o qual estabeleceem seu modelo que todas as empresas existentes no mercado possuam pelomenos uma das três abordagens estratégicas (diferenciação, liderança emcusto e enfoque). Desta forma, este trabalho identifica de que maneira estádistribuída as estratégia competitiva nas empresas de shoppingcenters deNatal/RN. Primeiramente buscou-se levantar a relação das estratégias destasempresas com a teoria proposta por Porter (1985) e sua alocação de acordocom os agrupamentos resultantes da combinação das estratégias. Nestemomento, foram aplicados questionários com 89 gerentes de lojas de shoppingcenters que resultou após análises estatísticas em cinco agrupamentos comabordagens válidas. Em seguida foram selecionadas as empresas quepossuíam maior afinidade com cada agrupamento e que melhor representavamos resultados dispostos em cinco clustersacerca da teoria proposta e nestaamostragem foi aplicada entrevista com os gerentes. Os resultados obtidos com as entrevistas validaram a análise dos dados encontrados nosquestionários anteriormente aplicados estando em conformidade com aproposta teoria. Identificou-se também duas modalidades de empresas queutilizavam simultaneamente mais de uma estratégia competitiva (meio-termo),sendo uma dentro e outra fora do modelo proposto pelo autor. Embora omodelo das estratégias competitivas genéricas tenha sido instituído comaspectos voltados as organizações industriais, os resultados obtidos nestetrabalho validaram a aplicação desta teoria em empresas comercias deshopping centers que vem se adequando para obter resultados financeirosmais satisfatórios e melhor posicionamento em relação à concorrência
id UFRN_4f0dccd6c22989aee2ff410f7b677981
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12190
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Bacurau, Francisco Braulio da Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/2100500356040246http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7Lopes, Fernando Diashttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7Costa, Benny Kramerhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6Medeiros, Carlos Alberto Freire2014-12-17T13:53:31Z2007-07-102014-12-17T13:53:31Z2006-07-21BACURAU, Francisco Braulio da Fonseca. Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12190application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFRNBRPolíticas e Gestão Públicas; Gestão OrganizacionalEstratégiasEstratégias CompetitivasEstratégias GenéricasShopping centersPorterStrategiesCompetitive StrategiesGeneric StrategiesShoppingCentersPorterCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEstratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs shoppingcenters são grandes instituições repletas de empresas quecompetem entre si formas de como melhor satisfazer as necessidade dosclientes. Sendo assim, cada empresa utiliza-se de estratégias com o intuito deatingir a maior parcela de compradores possíveis sem comprometer suaexistência e sua vantagem competitiva. Este estudo está baseado na teoria dasestratégias competitivas genéricas de Porter (1980; 1985) o qual estabeleceem seu modelo que todas as empresas existentes no mercado possuam pelomenos uma das três abordagens estratégicas (diferenciação, liderança emcusto e enfoque). Desta forma, este trabalho identifica de que maneira estádistribuída as estratégia competitiva nas empresas de shoppingcenters deNatal/RN. Primeiramente buscou-se levantar a relação das estratégias destasempresas com a teoria proposta por Porter (1985) e sua alocação de acordocom os agrupamentos resultantes da combinação das estratégias. Nestemomento, foram aplicados questionários com 89 gerentes de lojas de shoppingcenters que resultou após análises estatísticas em cinco agrupamentos comabordagens válidas. Em seguida foram selecionadas as empresas quepossuíam maior afinidade com cada agrupamento e que melhor representavamos resultados dispostos em cinco clustersacerca da teoria proposta e nestaamostragem foi aplicada entrevista com os gerentes. Os resultados obtidos com as entrevistas validaram a análise dos dados encontrados nosquestionários anteriormente aplicados estando em conformidade com aproposta teoria. Identificou-se também duas modalidades de empresas queutilizavam simultaneamente mais de uma estratégia competitiva (meio-termo),sendo uma dentro e outra fora do modelo proposto pelo autor. Embora omodelo das estratégias competitivas genéricas tenha sido instituído comaspectos voltados as organizações industriais, os resultados obtidos nestetrabalho validaram a aplicação desta teoria em empresas comercias deshopping centers que vem se adequando para obter resultados financeirosmais satisfatórios e melhor posicionamento em relação à concorrênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstratégiasCompetitivasGenéricas_Bacurau_2006.pdfapplication/pdf345237https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/1/Estrat%c3%a9giasCompetitivasGen%c3%a9ricas_Bacurau_2006.pdf427a6b1b6a914aa56aebe8231f1dc9b8MD51TEXTFranciscoBFB.pdf.txtFranciscoBFB.pdf.txtExtracted texttext/plain204463https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/6/FranciscoBFB.pdf.txt373b20d16c2f15f24164c75a367a1be8MD56EstratégiasCompetitivasGenéricas_Bacurau_2006.pdf.txtEstratégiasCompetitivasGenéricas_Bacurau_2006.pdf.txtExtracted texttext/plain204463https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/8/Estrat%c3%a9giasCompetitivasGen%c3%a9ricas_Bacurau_2006.pdf.txt373b20d16c2f15f24164c75a367a1be8MD58THUMBNAILFranciscoBFB.pdf.jpgFranciscoBFB.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3587https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/7/FranciscoBFB.pdf.jpg7fd6e53a2830b80f8b3cf0b55a4b1cb0MD57EstratégiasCompetitivasGenéricas_Bacurau_2006.pdf.jpgEstratégiasCompetitivasGenéricas_Bacurau_2006.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3587https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/9/Estrat%c3%a9giasCompetitivasGen%c3%a9ricas_Bacurau_2006.pdf.jpg7fd6e53a2830b80f8b3cf0b55a4b1cb0MD59123456789/121902019-01-30 05:32:52.463oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12190Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T08:32:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter
title Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter
spellingShingle Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter
Bacurau, Francisco Braulio da Fonseca
Estratégias
Estratégias Competitivas
Estratégias Genéricas
Shopping centers
Porter
Strategies
Competitive Strategies
Generic Strategies
ShoppingCenters
Porter
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter
title_full Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter
title_fullStr Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter
title_full_unstemmed Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter
title_sort Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter
author Bacurau, Francisco Braulio da Fonseca
author_facet Bacurau, Francisco Braulio da Fonseca
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2100500356040246
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Lopes, Fernando Dias
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Costa, Benny Kramer
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6
dc.contributor.author.fl_str_mv Bacurau, Francisco Braulio da Fonseca
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Carlos Alberto Freire
contributor_str_mv Medeiros, Carlos Alberto Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias
Estratégias Competitivas
Estratégias Genéricas
Shopping centers
Porter
topic Estratégias
Estratégias Competitivas
Estratégias Genéricas
Shopping centers
Porter
Strategies
Competitive Strategies
Generic Strategies
ShoppingCenters
Porter
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategies
Competitive Strategies
Generic Strategies
ShoppingCenters
Porter
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Os shoppingcenters são grandes instituições repletas de empresas quecompetem entre si formas de como melhor satisfazer as necessidade dosclientes. Sendo assim, cada empresa utiliza-se de estratégias com o intuito deatingir a maior parcela de compradores possíveis sem comprometer suaexistência e sua vantagem competitiva. Este estudo está baseado na teoria dasestratégias competitivas genéricas de Porter (1980; 1985) o qual estabeleceem seu modelo que todas as empresas existentes no mercado possuam pelomenos uma das três abordagens estratégicas (diferenciação, liderança emcusto e enfoque). Desta forma, este trabalho identifica de que maneira estádistribuída as estratégia competitiva nas empresas de shoppingcenters deNatal/RN. Primeiramente buscou-se levantar a relação das estratégias destasempresas com a teoria proposta por Porter (1985) e sua alocação de acordocom os agrupamentos resultantes da combinação das estratégias. Nestemomento, foram aplicados questionários com 89 gerentes de lojas de shoppingcenters que resultou após análises estatísticas em cinco agrupamentos comabordagens válidas. Em seguida foram selecionadas as empresas quepossuíam maior afinidade com cada agrupamento e que melhor representavamos resultados dispostos em cinco clustersacerca da teoria proposta e nestaamostragem foi aplicada entrevista com os gerentes. Os resultados obtidos com as entrevistas validaram a análise dos dados encontrados nosquestionários anteriormente aplicados estando em conformidade com aproposta teoria. Identificou-se também duas modalidades de empresas queutilizavam simultaneamente mais de uma estratégia competitiva (meio-termo),sendo uma dentro e outra fora do modelo proposto pelo autor. Embora omodelo das estratégias competitivas genéricas tenha sido instituído comaspectos voltados as organizações industriais, os resultados obtidos nestetrabalho validaram a aplicação desta teoria em empresas comercias deshopping centers que vem se adequando para obter resultados financeirosmais satisfatórios e melhor posicionamento em relação à concorrência
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-07-21
dc.date.available.fl_str_mv 2007-07-10
2014-12-17T13:53:31Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T13:53:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BACURAU, Francisco Braulio da Fonseca. Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12190
identifier_str_mv BACURAU, Francisco Braulio da Fonseca. Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/1/Estrat%c3%a9giasCompetitivasGen%c3%a9ricas_Bacurau_2006.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/6/FranciscoBFB.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/8/Estrat%c3%a9giasCompetitivasGen%c3%a9ricas_Bacurau_2006.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/7/FranciscoBFB.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12190/9/Estrat%c3%a9giasCompetitivasGen%c3%a9ricas_Bacurau_2006.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 427a6b1b6a914aa56aebe8231f1dc9b8
373b20d16c2f15f24164c75a367a1be8
373b20d16c2f15f24164c75a367a1be8
7fd6e53a2830b80f8b3cf0b55a4b1cb0
7fd6e53a2830b80f8b3cf0b55a4b1cb0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832644771282944