Corpo e envelhecimento: o que a ausência das práticas corporais no confinamento devido à Covid-19 nos revela para se (re) pensar o corpo idoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Joselita da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55237
Resumo: A presente pesquisa busca apreender as percepções que os idosos de Tabuleiro do Norte (CE) construíram acerca da velhice, e de seus corpos diante da ausência das práticas corporais devido a pandemia da COVID-19. Frente a isso, o objetivo geral desta pesquisa é compreender as percepções que os idosos de Tabuleiro do Norte (CE) construíram acerca da velhice, e de seus corpos diante da ausência das práticas corporais, com o intuito de identificar as contribuições destas percepções para a Educação Física. Justificamos a presente pesquisa mediante a escassez bibliográfica e reforçamos a importância acadêmica deste estudo por contribuir com a ampliação da produção científica no campo dos estudos sobre o corpo relacionado ao envelhecimento e da Educação Física utilizando o método fenomenológico. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 25 idosos participantes da hidroginástica no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) por pelo menos um ano. Identificou-se que os participantes possuem experiências diversas acerca da velhice, e estas foram discutidas nas unidades de significado velhice como limitação, velhice como liberdade e velho é o outro. Com isso, apreendeu-se que a velhice se expressa no corpo, e que esta é experenciada de diversas formas, que são influenciadas não só biologicamente mas também culturalmente. Em outro momento discutiu-se as compreensões de corpo idoso dos participantes, identificando as unidades de significado corpo esbelto, corpo em declínio, corpo dependente, e tristeza, estresse e solidão. Percebeu-se que o corpo idoso traz consigo vivências que são influenciadas pelo contexto em que são inseridos, por isso percebemos as divergências em suas falas. A importância de incluir a visão dos idosos na sociedade é para que esta compreenda as diversas faces da velhice, podendo assim respeitá-las, bem como se preparar para também vivenciá-las. Ademais, destaca-se que não fez parte dos objetivos questionar o quão benéfico ou não foi o isolamento, mas a necessidade de criação e manutenção de políticas públicas que atendam às necessidades físicas, psicológicas, sociais e culturais dos idosos e ainda que estes possam contar com profissionais qualificados para atender a estas demandas. Por fim, destacamos a necessidade de mais estudos referentes a esta temática, possivelmente abrangendo outras práticas corporais ou em outras regiões, para ser possível ampliar as maneiras que a Educação Física irá intervir nos corpos idosos, compreendendo as limitações e adaptando as práticas corporais quando necessário.
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Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55237A presente pesquisa busca apreender as percepções que os idosos de Tabuleiro do Norte (CE) construíram acerca da velhice, e de seus corpos diante da ausência das práticas corporais devido a pandemia da COVID-19. Frente a isso, o objetivo geral desta pesquisa é compreender as percepções que os idosos de Tabuleiro do Norte (CE) construíram acerca da velhice, e de seus corpos diante da ausência das práticas corporais, com o intuito de identificar as contribuições destas percepções para a Educação Física. Justificamos a presente pesquisa mediante a escassez bibliográfica e reforçamos a importância acadêmica deste estudo por contribuir com a ampliação da produção científica no campo dos estudos sobre o corpo relacionado ao envelhecimento e da Educação Física utilizando o método fenomenológico. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 25 idosos participantes da hidroginástica no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) por pelo menos um ano. Identificou-se que os participantes possuem experiências diversas acerca da velhice, e estas foram discutidas nas unidades de significado velhice como limitação, velhice como liberdade e velho é o outro. Com isso, apreendeu-se que a velhice se expressa no corpo, e que esta é experenciada de diversas formas, que são influenciadas não só biologicamente mas também culturalmente. Em outro momento discutiu-se as compreensões de corpo idoso dos participantes, identificando as unidades de significado corpo esbelto, corpo em declínio, corpo dependente, e tristeza, estresse e solidão. Percebeu-se que o corpo idoso traz consigo vivências que são influenciadas pelo contexto em que são inseridos, por isso percebemos as divergências em suas falas. A importância de incluir a visão dos idosos na sociedade é para que esta compreenda as diversas faces da velhice, podendo assim respeitá-las, bem como se preparar para também vivenciá-las. Ademais, destaca-se que não fez parte dos objetivos questionar o quão benéfico ou não foi o isolamento, mas a necessidade de criação e manutenção de políticas públicas que atendam às necessidades físicas, psicológicas, sociais e culturais dos idosos e ainda que estes possam contar com profissionais qualificados para atender a estas demandas. Por fim, destacamos a necessidade de mais estudos referentes a esta temática, possivelmente abrangendo outras práticas corporais ou em outras regiões, para ser possível ampliar as maneiras que a Educação Física irá intervir nos corpos idosos, compreendendo as limitações e adaptando as práticas corporais quando necessário.The present research seeks to apprehend the perceptions that the elderly of Tabuleiro do Norte (CE) built about their bodies and old age in the face of the absence of bodily practices due to the COVID-19 pandemic. In view of this, the general objective of this research is to understand the perceptions that the elderly of Tabuleiro do Norte (CE) built about their bodies and old age in the absence of corporal practices, in order to identify the contributions of these perceptions to Education Physical. We justify this research through the scarcity of literature and reinforce the academic importance of this study for contributing to the expansion of scientific production in the field of studies on the body related to aging and Physical Education using the phenomenological method. For this purpose, semi-structured interviews were conducted with 25 elderly participants in water aerobics at the Social Assistance Reference Center (CRAS) for at least one year. It was identified that the participants have different experiences about old age, and these were discussed in the units of meaning old age as a limitation, old age as freedom and old is the other, it was apprehended with these discussions that old age is expressed in the body, and that it is experienced in different ways, which are influenced not only biologically but also culturally. In another moment, the understandings of the elderly body of the participants were discussed, identifying the units of meaning slender body, body in decline, dependent body, and sadness, stress and loneliness, it was noticed that the elderly body brings with it experiences that are influenced by the context in which they are inserted, that is why we perceive the divergences in their speeches. The importance of including the vision of the elderly in society is for society to understand the different faces of old age, thus being able to respect them, as well as prepare to experience them as well. In addition, it should be noted that it was not part of the objectives to question how beneficial or not isolation was, but the need to create and maintain public policies that meet the physical, psychological, social and cultural needs of the elderly and even though they can count on with qualified professionals to meet these demands. Finally, we highlight the need for more studies on this topic, possibly covering other body practices or in other regions, to be able to expand the ways that Physical Education will intervene in elderly bodies, understanding the limitations and adapting body practices when necessary.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEnvelhecimentoCorpoEducação físicaPráticas corporaisCorpo e envelhecimento: o que a ausência das práticas corporais no confinamento devido à Covid-19 nos revela para se (re) pensar o corpo idosoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCorpoenvelhecimentoausencia_Santiago_2023.pdfapplication/pdf1085501https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55237/1/Corpoenvelhecimentoausencia_Santiago_2023.pdf4491ab432f89ee10679718fe71a68244MD51123456789/552372023-11-08 19:50:43.893oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55237Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-08T22:50:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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