Servidores públicos federais no contexto da nova gestão pública: atuação dos técnicos de nível superior da UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ângela Lobo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22751
Resumo: As universidades públicas, como instituições responsáveis pela formação cultural e profissional de excelência, por parte expressiva da produção científica e tecnológica e pela transferência de conhecimento aos processos produtivos, representam uma das mais complexas organizações produtivas da sociedade. Logo, a composição de um quadro qualificado de servidores deve refletir os rumos que precisa tomar para projetar-se no futuro, favorecendo a apropriação das premissas vigentes no contexto institucional público. A pesquisa tem como objetivo geral compreender a atuação profissional dos servidores de nível superior da carreira administrativa da UFRN no contexto do novo modelo de gestão pública, considerando aspectos como foco no cidadão, profissionalização, mérito, planejamento estratégico e mensuração de resultados. É do tipo descritivo e caracteriza-se como estudo de caso, em que foram investigados os servidores técnico-administrativos em educação ocupantes de cargos de nível superior lotados na UFRN, utilizando a abordagem qualitativa de análise, com base em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os dados coletados através de documentos dispostos em relatórios e estatísticas institucionais, bem como na legislação e normatização pertinentes, foram a base para a formulação do perfil dos servidores técnico-administrativos da instituição. A pesquisa de campo analisou respostas sobre os aspectos da nova gestão pública, através do método da análise de conteúdo e da técnica de análise categorial. Com a análise do perfil dos servidores de nível superior, foi possível verificar a atuação dos profissionais técnicos na UFRN e as principais características deste grupo ocupacional em relação às premissas da nova gestão pública. Ainda que, em diversos aspectos, haja convergência entre as práticas gerenciais e os preceitos da nova gestão pública, não é possível afirmar que os servidores se apropriaram dos processos de trabalho no modelo da nova gestão pública. As iniciativas de adoção de modelos de profissionalização e mérito, planejamento estratégico e as escassas tentativas de avaliação de desempenho com base em metas e de acompanhamento de resultados se devem ao conhecimento individual do gestor e não a um modelo institucional.
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spelling Costa, Ângela LoboSilva, Anielson Barbosa daAlloufa, Jomaria Mata de LimaTinoco, Dinah dos Santos2017-04-26T21:42:43Z2017-04-26T21:42:43Z2014-09-02COSTA, Ângela Lobo. Servidores públicos federais no contexto da nova gestão pública: atuação dos técnicos de nível superior da UFRN. 2014. 154f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22751As universidades públicas, como instituições responsáveis pela formação cultural e profissional de excelência, por parte expressiva da produção científica e tecnológica e pela transferência de conhecimento aos processos produtivos, representam uma das mais complexas organizações produtivas da sociedade. Logo, a composição de um quadro qualificado de servidores deve refletir os rumos que precisa tomar para projetar-se no futuro, favorecendo a apropriação das premissas vigentes no contexto institucional público. A pesquisa tem como objetivo geral compreender a atuação profissional dos servidores de nível superior da carreira administrativa da UFRN no contexto do novo modelo de gestão pública, considerando aspectos como foco no cidadão, profissionalização, mérito, planejamento estratégico e mensuração de resultados. É do tipo descritivo e caracteriza-se como estudo de caso, em que foram investigados os servidores técnico-administrativos em educação ocupantes de cargos de nível superior lotados na UFRN, utilizando a abordagem qualitativa de análise, com base em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os dados coletados através de documentos dispostos em relatórios e estatísticas institucionais, bem como na legislação e normatização pertinentes, foram a base para a formulação do perfil dos servidores técnico-administrativos da instituição. A pesquisa de campo analisou respostas sobre os aspectos da nova gestão pública, através do método da análise de conteúdo e da técnica de análise categorial. Com a análise do perfil dos servidores de nível superior, foi possível verificar a atuação dos profissionais técnicos na UFRN e as principais características deste grupo ocupacional em relação às premissas da nova gestão pública. Ainda que, em diversos aspectos, haja convergência entre as práticas gerenciais e os preceitos da nova gestão pública, não é possível afirmar que os servidores se apropriaram dos processos de trabalho no modelo da nova gestão pública. As iniciativas de adoção de modelos de profissionalização e mérito, planejamento estratégico e as escassas tentativas de avaliação de desempenho com base em metas e de acompanhamento de resultados se devem ao conhecimento individual do gestor e não a um modelo institucional.The public universities, as institutions which are responsible for the cultural and professional instruction of excellence, for an expressive part of the scientific and technological production and for the knowledge transference to the productive processes, represent some of the most complexes productive organizations of society. Therefore, the composition of a qualified picture of workers must reflect the routes it needs to take to project itself in the future, flattering the current premises from the public institutional context. The research has as main target understand how do the superior level workers from the administrative career of the UFRN realize the new model of public management, considering aspects such as the focus on the citizen, professionalization, merit, strategic planning and measurement of results, on the scope of his professional acting. It is descriptive type and is characterizes as a study of case, in which were investigated the technical-administrative workers in education, occupiers of crowded superior level roles in UFRN, using the qualitative approach of analysis, based on a bibliographic, documental and field research. The collected data through documents organized in reports and institutional statists, also in relevant legislation and standardization, were the base to the formulation of the profiles from the technical-administrative workers of the institution. The field research analyzes answers about the aspects of the new public management, through the content analysis method and the categorical analysis technic. With the profile analysis of the superior level workers, was possible to verify the application of the technical professionals in the UFRN and the main characteristics of this occupational group on relation to the new public management’s assumptions. Yet in many aspect there are convergence between the management practical and the precepts of the new public management, it’s not possible to affirm that the workers have taken the working processes of the new public management model.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: GESTÃO PÚBLICANova gestão públicaServidores públicos federaisInstituições Federais de Ensino SuperiorServidores públicos federais no contexto da nova gestão pública: atuação dos técnicos de nível superior da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAngelaLoboCosta_DISSERT.pdfAngelaLoboCosta_DISSERT.pdfapplication/pdf3478958https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22751/1/AngelaLoboCosta_DISSERT.pdf43e10df138d87cf4969f48cd354e0f0cMD51TEXTAngelaLoboCosta_DISSERT.pdf.txtAngelaLoboCosta_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain395514https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22751/4/AngelaLoboCosta_DISSERT.pdf.txt76cfab08b52ac67b9a384938ecd2ab3aMD54THUMBNAILAngelaLoboCosta_DISSERT.pdf.jpgAngelaLoboCosta_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2467https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22751/5/AngelaLoboCosta_DISSERT.pdf.jpg64139e93cce6a49b6faac6e4e827bb3dMD55123456789/227512017-11-03 23:04:55.713oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22751Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T02:04:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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