Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusmão, Eduardo Henrique Olimpio de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21765
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar a usabilidade e arquitetura da informação da interface denominada Moodle Mandacaru, utilizada pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CGTES), e propor melhorias para futuras versões. O estudo teve como base os conceitos de avaliações de usabilidade através de técnicas preditivas, utilizando os critérios ergonômicos de inspeção via checklist do LabUtil, e prospectivas, utilizando a avaliação cooperativa e questionário de satisfação. A metodologia da pesquisa é descritiva e sua abordagem mista, na qual são utilizadas análises quantitativas, coletadas em questionários de satisfação, e análises interpretativas, coletados em entrevistas in loco com 5 alunos do curso. Para o auxilio na organização e direção da pesquisa foi utilizada um framework denominado DECIDE, na qual foi traçada uma sequência específica de orientação, execução e análises no processo de avaliação. A coleta de dados foi organizada em três etapas: (1) etapa preparatória, na organização das ações que irão nortear as etapas subsequentes; (2) primeira etapa, com a realização de uma análise diacrônica do objeto em estudo e inspeção ergonômica; (3) segunda etapa, com a execução da avaliação cooperativa aliada ao questionário de satisfação. A análise dos dados na primeira etapa, através da análise diacrônica do ambiente, apresentou um avanço significativo no aspecto visual, organização dos conteúdos e uso de novas tecnologias em relação às versões anteriores, em contrapartida a inspeção via checklist apresentou um percentual de aproximadamente 33% de não conformidade com os critérios ergonômicos no Ergolist, apresentando a flexibilidade, controle do usuário, feedback e ações mínimas como um dos maiores problemas da interface. Os resultados da segunda etapa mostraram uma consonância com a maioria dos pontos da etapa anterior, adicionando um toque pessoal do usuário em relação à satisfação e aspectos relevantes à usabilidade do ambiente.
id UFRN_509eef3f3a491f1c667a264139c9ab63
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21765
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Gusmão, Eduardo Henrique Olimpio dehttp://lattes.cnpq.br/0311047260859477http://lattes.cnpq.br/7686896980904000Pinho, André Luis Santos dehttp://lattes.cnpq.br/7753762932186347Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/3181772060208133Sousa, Álvaro José Barbosa dehttp://lattes.cnpq.br/8480407893501924Santa Rosa, José Guilherme da Silva2017-01-26T14:15:10Z2017-01-26T14:15:10Z2016-05-05GUSMÃO, Eduardo Henrique Olimpio de. Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru. 2016. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21765Este trabalho tem como objetivo avaliar a usabilidade e arquitetura da informação da interface denominada Moodle Mandacaru, utilizada pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CGTES), e propor melhorias para futuras versões. O estudo teve como base os conceitos de avaliações de usabilidade através de técnicas preditivas, utilizando os critérios ergonômicos de inspeção via checklist do LabUtil, e prospectivas, utilizando a avaliação cooperativa e questionário de satisfação. A metodologia da pesquisa é descritiva e sua abordagem mista, na qual são utilizadas análises quantitativas, coletadas em questionários de satisfação, e análises interpretativas, coletados em entrevistas in loco com 5 alunos do curso. Para o auxilio na organização e direção da pesquisa foi utilizada um framework denominado DECIDE, na qual foi traçada uma sequência específica de orientação, execução e análises no processo de avaliação. A coleta de dados foi organizada em três etapas: (1) etapa preparatória, na organização das ações que irão nortear as etapas subsequentes; (2) primeira etapa, com a realização de uma análise diacrônica do objeto em estudo e inspeção ergonômica; (3) segunda etapa, com a execução da avaliação cooperativa aliada ao questionário de satisfação. A análise dos dados na primeira etapa, através da análise diacrônica do ambiente, apresentou um avanço significativo no aspecto visual, organização dos conteúdos e uso de novas tecnologias em relação às versões anteriores, em contrapartida a inspeção via checklist apresentou um percentual de aproximadamente 33% de não conformidade com os critérios ergonômicos no Ergolist, apresentando a flexibilidade, controle do usuário, feedback e ações mínimas como um dos maiores problemas da interface. Os resultados da segunda etapa mostraram uma consonância com a maioria dos pontos da etapa anterior, adicionando um toque pessoal do usuário em relação à satisfação e aspectos relevantes à usabilidade do ambiente.This papers objective is to evaluate the usability and the information architecture of the Moodle Mandacaru interface, now being utilized in the Center for Studies in Public Health in the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Specifically in the Specialization Course in Labor Management and Health Education (CGTES), and to propose improvements for future versions. The study was based on the concepts of usability evaluations using predictive techniques, using ergonomic criteria for inspection via checklist LabUtil, and prospective, using the cooperative evaluation and satisfaction questionnaire. The research methodology is descriptive and its mixed approach, in which are utilized quantitative analysis, collected in satisfaction questionnaires and interpretative analysis, collected in interviews on site with 5 students of the course. To help in the organization and direction of the research it was used a framework called DECIDE, where a specific sequence of orientation, execution and analysis in the evaluation process was drawn .Data collection was organized in three stages: (1) the preparatory phase, the organization of actions that will guide the subsequent steps; (2) the first stage, with the realization of a diachronic analysis of the object under study and ergonomic inspection; (3) the second stage, with the implementation of cooperative evaluation coupled with the satisfaction questionnaire. Data analysis in the first stage, through environmental diachronic analysis showed a significant improvement in visual appearance, content organization and use of new technologies in previous versions, however the inspection via checklist presented a percentage of approximately 33% non-compliance with the ergonomic criteria in Ergolist, presenting flexibility, user control, feedback and minimal actions as one of the interface problems. The results of the second step showed a consistent with most points of the previous stage, adding a personal touch user satisfaction with regard to usability and aspects relevant to the environment.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGNAvaliação de usabilidadeAmbiente virtual de aprendizadoMoodleEducação a distânciaMandacaruEaDAvaliação cooperativaInspeção ergonômicaErgolistChecklistQUISDesign de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaruinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesignInteraçãoMoodle_Gusmao_2016.pdfDesignInteraçãoMoodle_Gusmao_2016.pdfapplication/pdf4470603https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/1/DesignIntera%c3%a7%c3%a3oMoodle_Gusmao_2016.pdf1dc1e51d0470491157a83f2f7b886e8aMD51TEXTEduardoHenriqueOlimpioDeGusmao_DISSERT.pdf.txtEduardoHenriqueOlimpioDeGusmao_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain155168https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/4/EduardoHenriqueOlimpioDeGusmao_DISSERT.pdf.txt57598fb9f608cbb90462d09cf8aad61dMD54DesignInteraçãoMoodle_Gusmao_2016.pdf.txtDesignInteraçãoMoodle_Gusmao_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain155062https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/6/DesignIntera%c3%a7%c3%a3oMoodle_Gusmao_2016.pdf.txt1eb24b2eef999386058c976d7c533495MD56THUMBNAILEduardoHenriqueOlimpioDeGusmao_DISSERT.pdf.jpgEduardoHenriqueOlimpioDeGusmao_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2687https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/5/EduardoHenriqueOlimpioDeGusmao_DISSERT.pdf.jpgcf4f98727343a4bca39b3ed290f76b90MD55DesignInteraçãoMoodle_Gusmao_2016.pdf.jpgDesignInteraçãoMoodle_Gusmao_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1265https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/7/DesignIntera%c3%a7%c3%a3oMoodle_Gusmao_2016.pdf.jpg89ad269302e1bf111ee58e541670b1d0MD57123456789/217652019-05-26 02:51:18.541oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21765Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:51:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru
title Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru
spellingShingle Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru
Gusmão, Eduardo Henrique Olimpio de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGN
Avaliação de usabilidade
Ambiente virtual de aprendizado
Moodle
Educação a distância
Mandacaru
EaD
Avaliação cooperativa
Inspeção ergonômica
Ergolist
Checklist
QUIS
title_short Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru
title_full Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru
title_fullStr Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru
title_full_unstemmed Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru
title_sort Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru
author Gusmão, Eduardo Henrique Olimpio de
author_facet Gusmão, Eduardo Henrique Olimpio de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0311047260859477
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7686896980904000
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pinho, André Luis Santos de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7753762932186347
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3181772060208133
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Sousa, Álvaro José Barbosa de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8480407893501924
dc.contributor.author.fl_str_mv Gusmão, Eduardo Henrique Olimpio de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santa Rosa, José Guilherme da Silva
contributor_str_mv Santa Rosa, José Guilherme da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGN
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGN
Avaliação de usabilidade
Ambiente virtual de aprendizado
Moodle
Educação a distância
Mandacaru
EaD
Avaliação cooperativa
Inspeção ergonômica
Ergolist
Checklist
QUIS
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de usabilidade
Ambiente virtual de aprendizado
Moodle
Educação a distância
Mandacaru
EaD
Avaliação cooperativa
Inspeção ergonômica
Ergolist
Checklist
QUIS
description Este trabalho tem como objetivo avaliar a usabilidade e arquitetura da informação da interface denominada Moodle Mandacaru, utilizada pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CGTES), e propor melhorias para futuras versões. O estudo teve como base os conceitos de avaliações de usabilidade através de técnicas preditivas, utilizando os critérios ergonômicos de inspeção via checklist do LabUtil, e prospectivas, utilizando a avaliação cooperativa e questionário de satisfação. A metodologia da pesquisa é descritiva e sua abordagem mista, na qual são utilizadas análises quantitativas, coletadas em questionários de satisfação, e análises interpretativas, coletados em entrevistas in loco com 5 alunos do curso. Para o auxilio na organização e direção da pesquisa foi utilizada um framework denominado DECIDE, na qual foi traçada uma sequência específica de orientação, execução e análises no processo de avaliação. A coleta de dados foi organizada em três etapas: (1) etapa preparatória, na organização das ações que irão nortear as etapas subsequentes; (2) primeira etapa, com a realização de uma análise diacrônica do objeto em estudo e inspeção ergonômica; (3) segunda etapa, com a execução da avaliação cooperativa aliada ao questionário de satisfação. A análise dos dados na primeira etapa, através da análise diacrônica do ambiente, apresentou um avanço significativo no aspecto visual, organização dos conteúdos e uso de novas tecnologias em relação às versões anteriores, em contrapartida a inspeção via checklist apresentou um percentual de aproximadamente 33% de não conformidade com os critérios ergonômicos no Ergolist, apresentando a flexibilidade, controle do usuário, feedback e ações mínimas como um dos maiores problemas da interface. Os resultados da segunda etapa mostraram uma consonância com a maioria dos pontos da etapa anterior, adicionando um toque pessoal do usuário em relação à satisfação e aspectos relevantes à usabilidade do ambiente.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-05-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-26T14:15:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-26T14:15:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUSMÃO, Eduardo Henrique Olimpio de. Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru. 2016. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21765
identifier_str_mv GUSMÃO, Eduardo Henrique Olimpio de. Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru. 2016. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/1/DesignIntera%c3%a7%c3%a3oMoodle_Gusmao_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/4/EduardoHenriqueOlimpioDeGusmao_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/6/DesignIntera%c3%a7%c3%a3oMoodle_Gusmao_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/5/EduardoHenriqueOlimpioDeGusmao_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/7/DesignIntera%c3%a7%c3%a3oMoodle_Gusmao_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1dc1e51d0470491157a83f2f7b886e8a
57598fb9f608cbb90462d09cf8aad61d
1eb24b2eef999386058c976d7c533495
cf4f98727343a4bca39b3ed290f76b90
89ad269302e1bf111ee58e541670b1d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117635225157632