Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21765 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo avaliar a usabilidade e arquitetura da informação da interface denominada Moodle Mandacaru, utilizada pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CGTES), e propor melhorias para futuras versões. O estudo teve como base os conceitos de avaliações de usabilidade através de técnicas preditivas, utilizando os critérios ergonômicos de inspeção via checklist do LabUtil, e prospectivas, utilizando a avaliação cooperativa e questionário de satisfação. A metodologia da pesquisa é descritiva e sua abordagem mista, na qual são utilizadas análises quantitativas, coletadas em questionários de satisfação, e análises interpretativas, coletados em entrevistas in loco com 5 alunos do curso. Para o auxilio na organização e direção da pesquisa foi utilizada um framework denominado DECIDE, na qual foi traçada uma sequência específica de orientação, execução e análises no processo de avaliação. A coleta de dados foi organizada em três etapas: (1) etapa preparatória, na organização das ações que irão nortear as etapas subsequentes; (2) primeira etapa, com a realização de uma análise diacrônica do objeto em estudo e inspeção ergonômica; (3) segunda etapa, com a execução da avaliação cooperativa aliada ao questionário de satisfação. A análise dos dados na primeira etapa, através da análise diacrônica do ambiente, apresentou um avanço significativo no aspecto visual, organização dos conteúdos e uso de novas tecnologias em relação às versões anteriores, em contrapartida a inspeção via checklist apresentou um percentual de aproximadamente 33% de não conformidade com os critérios ergonômicos no Ergolist, apresentando a flexibilidade, controle do usuário, feedback e ações mínimas como um dos maiores problemas da interface. Os resultados da segunda etapa mostraram uma consonância com a maioria dos pontos da etapa anterior, adicionando um toque pessoal do usuário em relação à satisfação e aspectos relevantes à usabilidade do ambiente. |
id |
UFRN_509eef3f3a491f1c667a264139c9ab63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21765 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Gusmão, Eduardo Henrique Olimpio dehttp://lattes.cnpq.br/0311047260859477http://lattes.cnpq.br/7686896980904000Pinho, André Luis Santos dehttp://lattes.cnpq.br/7753762932186347Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/3181772060208133Sousa, Álvaro José Barbosa dehttp://lattes.cnpq.br/8480407893501924Santa Rosa, José Guilherme da Silva2017-01-26T14:15:10Z2017-01-26T14:15:10Z2016-05-05GUSMÃO, Eduardo Henrique Olimpio de. Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru. 2016. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21765Este trabalho tem como objetivo avaliar a usabilidade e arquitetura da informação da interface denominada Moodle Mandacaru, utilizada pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CGTES), e propor melhorias para futuras versões. O estudo teve como base os conceitos de avaliações de usabilidade através de técnicas preditivas, utilizando os critérios ergonômicos de inspeção via checklist do LabUtil, e prospectivas, utilizando a avaliação cooperativa e questionário de satisfação. A metodologia da pesquisa é descritiva e sua abordagem mista, na qual são utilizadas análises quantitativas, coletadas em questionários de satisfação, e análises interpretativas, coletados em entrevistas in loco com 5 alunos do curso. Para o auxilio na organização e direção da pesquisa foi utilizada um framework denominado DECIDE, na qual foi traçada uma sequência específica de orientação, execução e análises no processo de avaliação. A coleta de dados foi organizada em três etapas: (1) etapa preparatória, na organização das ações que irão nortear as etapas subsequentes; (2) primeira etapa, com a realização de uma análise diacrônica do objeto em estudo e inspeção ergonômica; (3) segunda etapa, com a execução da avaliação cooperativa aliada ao questionário de satisfação. A análise dos dados na primeira etapa, através da análise diacrônica do ambiente, apresentou um avanço significativo no aspecto visual, organização dos conteúdos e uso de novas tecnologias em relação às versões anteriores, em contrapartida a inspeção via checklist apresentou um percentual de aproximadamente 33% de não conformidade com os critérios ergonômicos no Ergolist, apresentando a flexibilidade, controle do usuário, feedback e ações mínimas como um dos maiores problemas da interface. Os resultados da segunda etapa mostraram uma consonância com a maioria dos pontos da etapa anterior, adicionando um toque pessoal do usuário em relação à satisfação e aspectos relevantes à usabilidade do ambiente.This papers objective is to evaluate the usability and the information architecture of the Moodle Mandacaru interface, now being utilized in the Center for Studies in Public Health in the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Specifically in the Specialization Course in Labor Management and Health Education (CGTES), and to propose improvements for future versions. The study was based on the concepts of usability evaluations using predictive techniques, using ergonomic criteria for inspection via checklist LabUtil, and prospective, using the cooperative evaluation and satisfaction questionnaire. The research methodology is descriptive and its mixed approach, in which are utilized quantitative analysis, collected in satisfaction questionnaires and interpretative analysis, collected in interviews on site with 5 students of the course. To help in the organization and direction of the research it was used a framework called DECIDE, where a specific sequence of orientation, execution and analysis in the evaluation process was drawn .Data collection was organized in three stages: (1) the preparatory phase, the organization of actions that will guide the subsequent steps; (2) the first stage, with the realization of a diachronic analysis of the object under study and ergonomic inspection; (3) the second stage, with the implementation of cooperative evaluation coupled with the satisfaction questionnaire. Data analysis in the first stage, through environmental diachronic analysis showed a significant improvement in visual appearance, content organization and use of new technologies in previous versions, however the inspection via checklist presented a percentage of approximately 33% non-compliance with the ergonomic criteria in Ergolist, presenting flexibility, user control, feedback and minimal actions as one of the interface problems. The results of the second step showed a consistent with most points of the previous stage, adding a personal touch user satisfaction with regard to usability and aspects relevant to the environment.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGNAvaliação de usabilidadeAmbiente virtual de aprendizadoMoodleEducação a distânciaMandacaruEaDAvaliação cooperativaInspeção ergonômicaErgolistChecklistQUISDesign de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaruinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesignInteraçãoMoodle_Gusmao_2016.pdfDesignInteraçãoMoodle_Gusmao_2016.pdfapplication/pdf4470603https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/1/DesignIntera%c3%a7%c3%a3oMoodle_Gusmao_2016.pdf1dc1e51d0470491157a83f2f7b886e8aMD51TEXTEduardoHenriqueOlimpioDeGusmao_DISSERT.pdf.txtEduardoHenriqueOlimpioDeGusmao_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain155168https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/4/EduardoHenriqueOlimpioDeGusmao_DISSERT.pdf.txt57598fb9f608cbb90462d09cf8aad61dMD54DesignInteraçãoMoodle_Gusmao_2016.pdf.txtDesignInteraçãoMoodle_Gusmao_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain155062https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/6/DesignIntera%c3%a7%c3%a3oMoodle_Gusmao_2016.pdf.txt1eb24b2eef999386058c976d7c533495MD56THUMBNAILEduardoHenriqueOlimpioDeGusmao_DISSERT.pdf.jpgEduardoHenriqueOlimpioDeGusmao_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2687https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/5/EduardoHenriqueOlimpioDeGusmao_DISSERT.pdf.jpgcf4f98727343a4bca39b3ed290f76b90MD55DesignInteraçãoMoodle_Gusmao_2016.pdf.jpgDesignInteraçãoMoodle_Gusmao_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1265https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/7/DesignIntera%c3%a7%c3%a3oMoodle_Gusmao_2016.pdf.jpg89ad269302e1bf111ee58e541670b1d0MD57123456789/217652019-05-26 02:51:18.541oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21765Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:51:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru |
title |
Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru |
spellingShingle |
Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru Gusmão, Eduardo Henrique Olimpio de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGN Avaliação de usabilidade Ambiente virtual de aprendizado Moodle Educação a distância Mandacaru EaD Avaliação cooperativa Inspeção ergonômica Ergolist Checklist QUIS |
title_short |
Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru |
title_full |
Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru |
title_fullStr |
Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru |
title_full_unstemmed |
Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru |
title_sort |
Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru |
author |
Gusmão, Eduardo Henrique Olimpio de |
author_facet |
Gusmão, Eduardo Henrique Olimpio de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0311047260859477 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7686896980904000 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Pinho, André Luis Santos de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7753762932186347 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3181772060208133 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Sousa, Álvaro José Barbosa de |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8480407893501924 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gusmão, Eduardo Henrique Olimpio de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santa Rosa, José Guilherme da Silva |
contributor_str_mv |
Santa Rosa, José Guilherme da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGN |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGN Avaliação de usabilidade Ambiente virtual de aprendizado Moodle Educação a distância Mandacaru EaD Avaliação cooperativa Inspeção ergonômica Ergolist Checklist QUIS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de usabilidade Ambiente virtual de aprendizado Moodle Educação a distância Mandacaru EaD Avaliação cooperativa Inspeção ergonômica Ergolist Checklist QUIS |
description |
Este trabalho tem como objetivo avaliar a usabilidade e arquitetura da informação da interface denominada Moodle Mandacaru, utilizada pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CGTES), e propor melhorias para futuras versões. O estudo teve como base os conceitos de avaliações de usabilidade através de técnicas preditivas, utilizando os critérios ergonômicos de inspeção via checklist do LabUtil, e prospectivas, utilizando a avaliação cooperativa e questionário de satisfação. A metodologia da pesquisa é descritiva e sua abordagem mista, na qual são utilizadas análises quantitativas, coletadas em questionários de satisfação, e análises interpretativas, coletados em entrevistas in loco com 5 alunos do curso. Para o auxilio na organização e direção da pesquisa foi utilizada um framework denominado DECIDE, na qual foi traçada uma sequência específica de orientação, execução e análises no processo de avaliação. A coleta de dados foi organizada em três etapas: (1) etapa preparatória, na organização das ações que irão nortear as etapas subsequentes; (2) primeira etapa, com a realização de uma análise diacrônica do objeto em estudo e inspeção ergonômica; (3) segunda etapa, com a execução da avaliação cooperativa aliada ao questionário de satisfação. A análise dos dados na primeira etapa, através da análise diacrônica do ambiente, apresentou um avanço significativo no aspecto visual, organização dos conteúdos e uso de novas tecnologias em relação às versões anteriores, em contrapartida a inspeção via checklist apresentou um percentual de aproximadamente 33% de não conformidade com os critérios ergonômicos no Ergolist, apresentando a flexibilidade, controle do usuário, feedback e ações mínimas como um dos maiores problemas da interface. Os resultados da segunda etapa mostraram uma consonância com a maioria dos pontos da etapa anterior, adicionando um toque pessoal do usuário em relação à satisfação e aspectos relevantes à usabilidade do ambiente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-05-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-26T14:15:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-01-26T14:15:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GUSMÃO, Eduardo Henrique Olimpio de. Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru. 2016. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21765 |
identifier_str_mv |
GUSMÃO, Eduardo Henrique Olimpio de. Design de interação no Moodle Mandacaru: análise da usabilidade e arquitetura da informação do ava Moodle no formato Mandacaru. 2016. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/1/DesignIntera%c3%a7%c3%a3oMoodle_Gusmao_2016.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/4/EduardoHenriqueOlimpioDeGusmao_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/6/DesignIntera%c3%a7%c3%a3oMoodle_Gusmao_2016.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/5/EduardoHenriqueOlimpioDeGusmao_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21765/7/DesignIntera%c3%a7%c3%a3oMoodle_Gusmao_2016.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1dc1e51d0470491157a83f2f7b886e8a 57598fb9f608cbb90462d09cf8aad61d 1eb24b2eef999386058c976d7c533495 cf4f98727343a4bca39b3ed290f76b90 89ad269302e1bf111ee58e541670b1d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117635225157632 |