A leitura de textos no ensino fundamental a partir de descritores de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Regina Sesário dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50001
Resumo: O objeto de nossa pesquisa é a compreensão leitora dos discentes, em suas práticas de linguagem no contexto escolar, a partir do gênero discursivo Artigo de Opinião, tendo o objetivo geral de investigar como os descritores de Língua Portuguesa podem contribuir nas atividades de leitura dos alunos do 9º ano do ensino fundamental (anos finais) na construção dos sentidos dos textos. Metodologicamente, pauta-se na pesquisa-ação conforme propõe Thiolent (2011) e na abordagem qualitativa dos dados, de acordo com Bogdan e Biklen (1994). Ancora-se nos pressupostos teóricos sobre o ensino de língua materna em Travaglia (2009); Antunes (2003, 2010); dentre outros; no eixo da leitura, em Solé (1998); Kleiman (2010); Koch e Elias (2018); e Condemarín, et al (1997); na elaboração da Sequência Didática tomamos com aporte os estudos de Dolz, Noverraz e Schnnewly (2004), além das orientações contidas nos Documentos oficiais, como os PCN e BNCC (BRASIL, 1998 a 2019). Como resultado das análises, observamos que o percurso das atividades realizadas apontou um progresso na aprendizagem com a maioria dos descritores avaliados, como por exemplo o descritor D17 (reconhecer os sentidos das relações lógico-discursivas) em 50,40% em relação à avaliação diagnóstica (ver apêndice R). Dessa forma, esse trabalho contribuiu para que os alunos se apropriassem de habilidades sugeridas nos descritores de Língua Portuguesa para ler e compreender adequadamente os textos selecionados para o presente estudo.
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