Construção e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Débora Mara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45463
Resumo: As singularidades dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm provocado intensos desafios às escolas regulares, principalmente quanto à oferta de um ensino de qualidade a esses estudantes. A deficitária formação docente tem sido um dos principais fatores contribuintes na qualidade desse ensino, associada à ausência de diferenciações curriculares promovidas pelas escolas. Desse modo, o Plano Educacional Individualizado (PEI) é estimado como chave de acesso e aprendizagem curricular para os estudantes em situação de deficiência, como também instrumento norteador da práxis docente. Nessa perspectiva, o objetivo geral desse estudo foi construir e validar os conteúdos de um protocolo de PEI, de forma colaborativa, durante um programa de formação continuada. Essa tese foi estruturada em três estudos: (1) uma revisão integrativa da literatura sobre o PEI; (2) uma pesquisa-ação de cunho colaborativo do PEI, envolvendo 23 professores do ensino fundamental I e II do Estado do Rio Grande do Norte e (3) a validação do PEI elaborado durante o estudo 2. Os resultados do primeiro estudo indicaram que das 17 pesquisas de intervenção analisadas, 7 tratavam da formação docente para a elaboração do PEI no ensino regular, 4 envolviam a elaboração do PEI de estudantes com TEA e 6 investigações abordavam temáticas variadas sobre o instrumento. Foram analisados aspectos colaborativos, avaliativos, formativos e conteudistas do PEI. O segundo estudo indicou que os principais desafios que os professores sentiam em relação ao processo de escolarização de estudantes com TEA eram as dificuldades de participação nas atividades escolares, que podem estar diretamente relacionadas à falta de um PEI. A formação continuada de 90 horas permitiu a construção colaborativa de um inventário de PEI para estudantes com TEA. Ademais, os professores avaliaram o programa formativo como satisfatório e importante para suas atividades profissionais. Os resultados do estudo 3 indicaram confiabilidade e viabilidade de aplicação do PEI construído no segundo estudo.
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45463As singularidades dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm provocado intensos desafios às escolas regulares, principalmente quanto à oferta de um ensino de qualidade a esses estudantes. A deficitária formação docente tem sido um dos principais fatores contribuintes na qualidade desse ensino, associada à ausência de diferenciações curriculares promovidas pelas escolas. Desse modo, o Plano Educacional Individualizado (PEI) é estimado como chave de acesso e aprendizagem curricular para os estudantes em situação de deficiência, como também instrumento norteador da práxis docente. Nessa perspectiva, o objetivo geral desse estudo foi construir e validar os conteúdos de um protocolo de PEI, de forma colaborativa, durante um programa de formação continuada. Essa tese foi estruturada em três estudos: (1) uma revisão integrativa da literatura sobre o PEI; (2) uma pesquisa-ação de cunho colaborativo do PEI, envolvendo 23 professores do ensino fundamental I e II do Estado do Rio Grande do Norte e (3) a validação do PEI elaborado durante o estudo 2. Os resultados do primeiro estudo indicaram que das 17 pesquisas de intervenção analisadas, 7 tratavam da formação docente para a elaboração do PEI no ensino regular, 4 envolviam a elaboração do PEI de estudantes com TEA e 6 investigações abordavam temáticas variadas sobre o instrumento. Foram analisados aspectos colaborativos, avaliativos, formativos e conteudistas do PEI. O segundo estudo indicou que os principais desafios que os professores sentiam em relação ao processo de escolarização de estudantes com TEA eram as dificuldades de participação nas atividades escolares, que podem estar diretamente relacionadas à falta de um PEI. A formação continuada de 90 horas permitiu a construção colaborativa de um inventário de PEI para estudantes com TEA. Ademais, os professores avaliaram o programa formativo como satisfatório e importante para suas atividades profissionais. Os resultados do estudo 3 indicaram confiabilidade e viabilidade de aplicação do PEI construído no segundo estudo.The singularities of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) have caused intense challenges to regular schools, especially in terms of offering quality educationto these students. Deficient teacher training has been one of the main factors contributing to the quality of this teaching, associated with the absence of curricular differences promoted by schools. In this way, the Individualized Educational Plan (PEI) is considered as a key to access and curricular learning for students with disabilities, as well as a guiding instrument for teaching practice. From this perspective, the general objective of this study was to build and validate the contents of an IEP protocol, in a collaborative way, during a continuing education program. This dissertation was structured in three studies: (1) an integrative literature review onthe IEP; (2) a collaborative action-research of the IEP, involving 23 elementary schoolteachers of the State of Rio Grande do Norte and (3) the validation of the IEP developed during study 2. The results of the first investigation indicated that of the 17 intervention studies analyzed, 7 dealt with teacher training for the preparation of the IEP in regular education, 4 involved the elaboration of the IEP for students with ASD and 6 investigations addressed various themes about the instrument. Collaborative, evaluative, formative and content aspects of the PEI were analyzed. The second study indicated that the main challenges that teachers felt in relation to the schooling process of students with ASD were the difficulties in participating in school activities, which may be directly related to the lack of an IEP. The 90-hour continuing education allowed for the collaborative construction of an IEP inventory for students with ASD. Furthermore, the teachers evaluated the training program as satisfactory and important for their professional activities. The results of study 3 indicated reliability and feasibility of applying the IEP constructed in the second study.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilTranstorno do Espectro AutistaPlano Educacional IndividualizadoFormação docenteConstrução e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConstrucaovalidacaoprotocolo_Pereira_2021.pdfapplication/pdf5152018https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45463/1/Construcaovalidacaoprotocolo_Pereira_2021.pdfb15cfefb74bab83c46fdf8a00459ed19MD51123456789/454632022-05-02 12:23:04.468oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45463Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:23:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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