Construção e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Débora Mara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45463
Resumo: As singularidades dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm provocado intensos desafios às escolas regulares, principalmente quanto à oferta de um ensino de qualidade a esses estudantes. A deficitária formação docente tem sido um dos principais fatores contribuintes na qualidade desse ensino, associada à ausência de diferenciações curriculares promovidas pelas escolas. Desse modo, o Plano Educacional Individualizado (PEI) é estimado como chave de acesso e aprendizagem curricular para os estudantes em situação de deficiência, como também instrumento norteador da práxis docente. Nessa perspectiva, o objetivo geral desse estudo foi construir e validar os conteúdos de um protocolo de PEI, de forma colaborativa, durante um programa de formação continuada. Essa tese foi estruturada em três estudos: (1) uma revisão integrativa da literatura sobre o PEI; (2) uma pesquisa-ação de cunho colaborativo do PEI, envolvendo 23 professores do ensino fundamental I e II do Estado do Rio Grande do Norte e (3) a validação do PEI elaborado durante o estudo 2. Os resultados do primeiro estudo indicaram que das 17 pesquisas de intervenção analisadas, 7 tratavam da formação docente para a elaboração do PEI no ensino regular, 4 envolviam a elaboração do PEI de estudantes com TEA e 6 investigações abordavam temáticas variadas sobre o instrumento. Foram analisados aspectos colaborativos, avaliativos, formativos e conteudistas do PEI. O segundo estudo indicou que os principais desafios que os professores sentiam em relação ao processo de escolarização de estudantes com TEA eram as dificuldades de participação nas atividades escolares, que podem estar diretamente relacionadas à falta de um PEI. A formação continuada de 90 horas permitiu a construção colaborativa de um inventário de PEI para estudantes com TEA. Ademais, os professores avaliaram o programa formativo como satisfatório e importante para suas atividades profissionais. Os resultados do estudo 3 indicaram confiabilidade e viabilidade de aplicação do PEI construído no segundo estudo.
id UFRN_514da9ba6e0e4ed2610828212b23667c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45463
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pereira, Débora Marahttp://lattes.cnpq.br/0589207455705890http://lattes.cnpq.br/1188086132826132Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/6848746516562543Medeiros Neta, Olivia Morais dehttp://lattes.cnpq.br/7542482401254815Magalhães, Rita de Cassia Barbosa Paivahttp://lattes.cnpq.br/0351736925269307Pletsch, Márcia Denisehttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151Schmidt, Carlohttp://lattes.cnpq.br/7185372980306847Camargo, Síglia Pimentel Höherhttp://lattes.cnpq.br/1925189093877793Nunes, Debora Regina de Paula2021-12-17T17:50:15Z2021-12-17T17:50:15Z2021-08-02PEREIRA, Débora Mara. Construção e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docente. 2021. 362f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45463As singularidades dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm provocado intensos desafios às escolas regulares, principalmente quanto à oferta de um ensino de qualidade a esses estudantes. A deficitária formação docente tem sido um dos principais fatores contribuintes na qualidade desse ensino, associada à ausência de diferenciações curriculares promovidas pelas escolas. Desse modo, o Plano Educacional Individualizado (PEI) é estimado como chave de acesso e aprendizagem curricular para os estudantes em situação de deficiência, como também instrumento norteador da práxis docente. Nessa perspectiva, o objetivo geral desse estudo foi construir e validar os conteúdos de um protocolo de PEI, de forma colaborativa, durante um programa de formação continuada. Essa tese foi estruturada em três estudos: (1) uma revisão integrativa da literatura sobre o PEI; (2) uma pesquisa-ação de cunho colaborativo do PEI, envolvendo 23 professores do ensino fundamental I e II do Estado do Rio Grande do Norte e (3) a validação do PEI elaborado durante o estudo 2. Os resultados do primeiro estudo indicaram que das 17 pesquisas de intervenção analisadas, 7 tratavam da formação docente para a elaboração do PEI no ensino regular, 4 envolviam a elaboração do PEI de estudantes com TEA e 6 investigações abordavam temáticas variadas sobre o instrumento. Foram analisados aspectos colaborativos, avaliativos, formativos e conteudistas do PEI. O segundo estudo indicou que os principais desafios que os professores sentiam em relação ao processo de escolarização de estudantes com TEA eram as dificuldades de participação nas atividades escolares, que podem estar diretamente relacionadas à falta de um PEI. A formação continuada de 90 horas permitiu a construção colaborativa de um inventário de PEI para estudantes com TEA. Ademais, os professores avaliaram o programa formativo como satisfatório e importante para suas atividades profissionais. Os resultados do estudo 3 indicaram confiabilidade e viabilidade de aplicação do PEI construído no segundo estudo.The singularities of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) have caused intense challenges to regular schools, especially in terms of offering quality educationto these students. Deficient teacher training has been one of the main factors contributing to the quality of this teaching, associated with the absence of curricular differences promoted by schools. In this way, the Individualized Educational Plan (PEI) is considered as a key to access and curricular learning for students with disabilities, as well as a guiding instrument for teaching practice. From this perspective, the general objective of this study was to build and validate the contents of an IEP protocol, in a collaborative way, during a continuing education program. This dissertation was structured in three studies: (1) an integrative literature review onthe IEP; (2) a collaborative action-research of the IEP, involving 23 elementary schoolteachers of the State of Rio Grande do Norte and (3) the validation of the IEP developed during study 2. The results of the first investigation indicated that of the 17 intervention studies analyzed, 7 dealt with teacher training for the preparation of the IEP in regular education, 4 involved the elaboration of the IEP for students with ASD and 6 investigations addressed various themes about the instrument. Collaborative, evaluative, formative and content aspects of the PEI were analyzed. The second study indicated that the main challenges that teachers felt in relation to the schooling process of students with ASD were the difficulties in participating in school activities, which may be directly related to the lack of an IEP. The 90-hour continuing education allowed for the collaborative construction of an IEP inventory for students with ASD. Furthermore, the teachers evaluated the training program as satisfactory and important for their professional activities. The results of study 3 indicated reliability and feasibility of applying the IEP constructed in the second study.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilTranstorno do Espectro AutistaPlano Educacional IndividualizadoFormação docenteConstrução e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConstrucaovalidacaoprotocolo_Pereira_2021.pdfapplication/pdf5152018https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45463/1/Construcaovalidacaoprotocolo_Pereira_2021.pdfb15cfefb74bab83c46fdf8a00459ed19MD51123456789/454632022-05-02 12:23:04.468oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45463Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:23:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docente
title Construção e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docente
spellingShingle Construção e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docente
Pereira, Débora Mara
Transtorno do Espectro Autista
Plano Educacional Individualizado
Formação docente
title_short Construção e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docente
title_full Construção e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docente
title_fullStr Construção e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docente
title_full_unstemmed Construção e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docente
title_sort Construção e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docente
author Pereira, Débora Mara
author_facet Pereira, Débora Mara
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0589207455705890
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1188086132826132
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6848746516562543
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Medeiros Neta, Olivia Morais de
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7542482401254815
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Magalhães, Rita de Cassia Barbosa Paiva
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0351736925269307
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5622440291569151
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Schmidt, Carlo
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7185372980306847
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Camargo, Síglia Pimentel Höher
dc.contributor.referees6Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1925189093877793
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Débora Mara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Debora Regina de Paula
contributor_str_mv Nunes, Debora Regina de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista
Plano Educacional Individualizado
Formação docente
topic Transtorno do Espectro Autista
Plano Educacional Individualizado
Formação docente
description As singularidades dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm provocado intensos desafios às escolas regulares, principalmente quanto à oferta de um ensino de qualidade a esses estudantes. A deficitária formação docente tem sido um dos principais fatores contribuintes na qualidade desse ensino, associada à ausência de diferenciações curriculares promovidas pelas escolas. Desse modo, o Plano Educacional Individualizado (PEI) é estimado como chave de acesso e aprendizagem curricular para os estudantes em situação de deficiência, como também instrumento norteador da práxis docente. Nessa perspectiva, o objetivo geral desse estudo foi construir e validar os conteúdos de um protocolo de PEI, de forma colaborativa, durante um programa de formação continuada. Essa tese foi estruturada em três estudos: (1) uma revisão integrativa da literatura sobre o PEI; (2) uma pesquisa-ação de cunho colaborativo do PEI, envolvendo 23 professores do ensino fundamental I e II do Estado do Rio Grande do Norte e (3) a validação do PEI elaborado durante o estudo 2. Os resultados do primeiro estudo indicaram que das 17 pesquisas de intervenção analisadas, 7 tratavam da formação docente para a elaboração do PEI no ensino regular, 4 envolviam a elaboração do PEI de estudantes com TEA e 6 investigações abordavam temáticas variadas sobre o instrumento. Foram analisados aspectos colaborativos, avaliativos, formativos e conteudistas do PEI. O segundo estudo indicou que os principais desafios que os professores sentiam em relação ao processo de escolarização de estudantes com TEA eram as dificuldades de participação nas atividades escolares, que podem estar diretamente relacionadas à falta de um PEI. A formação continuada de 90 horas permitiu a construção colaborativa de um inventário de PEI para estudantes com TEA. Ademais, os professores avaliaram o programa formativo como satisfatório e importante para suas atividades profissionais. Os resultados do estudo 3 indicaram confiabilidade e viabilidade de aplicação do PEI construído no segundo estudo.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-17T17:50:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-17T17:50:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Débora Mara. Construção e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docente. 2021. 362f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45463
identifier_str_mv PEREIRA, Débora Mara. Construção e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docente. 2021. 362f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45463/1/Construcaovalidacaoprotocolo_Pereira_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b15cfefb74bab83c46fdf8a00459ed19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832686404993024