A insignificante trajetória de uma diretora jovem, bela e somente isso ou a grande utopia de ser algo além de jovem e bela quando não se nasce homem
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46269 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso é um exercício de singularidade, elaborado a partir de relatos de constituição subjetivada acerca de minha trajetória na formação acadêmica, em que se destacam minha substantivação artística, não apenas enquanto discente de uma licenciatura em teatro, mas, sobretudo, enquanto mulher que se reconhece como uma diretora de teatro, em um mundo que não as reconhece. Obedeço, aqui, ao mecanismo reflexivo do modelo memorial de discurso acadêmico. E não me atenho a uma pretensa objetivação dos relatos do que senti e vivi, como sempre nos é exigido, a nós mulheres, pelos inúmeros discursos do machismo (desde o senso comum à normatividade intelectual e hegemônica de homens que ainda constroem as academias). Busco, com esse tipo de critério, refletir o “espaço” e a “validação” do “lugar” artístico e/ou acadêmico para mulheres, posição costumeiramente vista como sendo de homens. A partir de minhas percepções subjetivadas, discute-se, aqui, desde a minha iniciação ao teatro, perpassando pelas minhas aprendizagens em algumas disciplinas da Licenciatura em Teatro e em oficinas de amiúde direção, até chegar a duas obras teatrais, por mim dirigidas: “Este É Um Espetáculo Autobiográfico Mesmo Que Não Sejamos Um Grupo Com Tempo Suficiente De Ter Um Espetáculo Autobiográfico – E, Sim, Este Título Está Longo Demais” e “Hoje Mais Cedo Vi Um Gato Comer A Língua De Um Porco”, ambas de 2021, ambas produções do Grupo Asavessa. |
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Obedeço, aqui, ao mecanismo reflexivo do modelo memorial de discurso acadêmico. E não me atenho a uma pretensa objetivação dos relatos do que senti e vivi, como sempre nos é exigido, a nós mulheres, pelos inúmeros discursos do machismo (desde o senso comum à normatividade intelectual e hegemônica de homens que ainda constroem as academias). Busco, com esse tipo de critério, refletir o “espaço” e a “validação” do “lugar” artístico e/ou acadêmico para mulheres, posição costumeiramente vista como sendo de homens. A partir de minhas percepções subjetivadas, discute-se, aqui, desde a minha iniciação ao teatro, perpassando pelas minhas aprendizagens em algumas disciplinas da Licenciatura em Teatro e em oficinas de amiúde direção, até chegar a duas obras teatrais, por mim dirigidas: “Este É Um Espetáculo Autobiográfico Mesmo Que Não Sejamos Um Grupo Com Tempo Suficiente De Ter Um Espetáculo Autobiográfico – E, Sim, Este Título Está Longo Demais” e “Hoje Mais Cedo Vi Um Gato Comer A Língua De Um Porco”, ambas de 2021, ambas produções do Grupo Asavessa.This course conclusion work is an exercise in singularity, elaborated from reports of subjectived constitution about my trajectory in academic training, in which my artistic substantivation stands out, not only as a student of a degree in theater, but, above all, as a woman who recognizes herself as a theater director, in a world that does not recognize them as such. I obey, in here, the reflexive mechanism of the memorial model of academic discourse. And I do not stick to an alleged objectification of the reports of what I felt and lived, as is always required of us, women, by the countless discourses of machismo (from common sense to the intellectual and hegemonic normativity of men who still build academies). I seek, with this type of criterion, to reflect the “space” and the “validation” of the artistic and/or academic “place” for women, a position usually seen as belonging to men. From my subjectived perceptions, it is discussed in here, from ever since my initiation into theater, passing through my learning in some disciplines of the Degree in Theater and in many directing workshops, until arriving at two theatrical works, both directed by me: “ This Is An Autobiographical Presenta-tion Even Though We're Not A Group With Enough Time To Have An Autobiographical Presentation - And Yes, This Title Is Too Long" and "Earlier Today I Saw A Cat Eat A Pig's Tongue", both from 2021 and produced by the Asavessa Group.Universidade Federal do Rio Grande do NorteCurso de Licenciatura em TeatroUFRNBrasilDepartamento de ArtesAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMulheresWomanSingularidadeTrajetóriaTeatroTeatro - Produção e direçãoDiretoras e produtoras de teatro.A insignificante trajetória de uma diretora jovem, bela e somente isso ou a grande utopia de ser algo além de jovem e bela quando não se nasce homemThe insignificant trajectory of a director young, beautiful and only this or the great utopia of being something other than young and beautiful when one is not born a maninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALInsignificanteTrajetória_Custódio_2022.pdfInsignificanteTrajetória_Custódio_2022.pdfapplication/pdf1201940https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46269/1/InsignificanteTrajet%c3%b3ria_Cust%c3%b3dio_2022.pdff0a90c930f63f83466030231a67eb9e0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46269/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46269/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/462692022-09-02 08:18:17.307oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-09-02T11:18:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Este trabalho de conclusão de curso é um exercício de singularidade, elaborado a partir de relatos de constituição subjetivada acerca de minha trajetória na formação acadêmica, em que se destacam minha substantivação artística, não apenas enquanto discente de uma licenciatura em teatro, mas, sobretudo, enquanto mulher que se reconhece como uma diretora de teatro, em um mundo que não as reconhece. Obedeço, aqui, ao mecanismo reflexivo do modelo memorial de discurso acadêmico. E não me atenho a uma pretensa objetivação dos relatos do que senti e vivi, como sempre nos é exigido, a nós mulheres, pelos inúmeros discursos do machismo (desde o senso comum à normatividade intelectual e hegemônica de homens que ainda constroem as academias). Busco, com esse tipo de critério, refletir o “espaço” e a “validação” do “lugar” artístico e/ou acadêmico para mulheres, posição costumeiramente vista como sendo de homens. A partir de minhas percepções subjetivadas, discute-se, aqui, desde a minha iniciação ao teatro, perpassando pelas minhas aprendizagens em algumas disciplinas da Licenciatura em Teatro e em oficinas de amiúde direção, até chegar a duas obras teatrais, por mim dirigidas: “Este É Um Espetáculo Autobiográfico Mesmo Que Não Sejamos Um Grupo Com Tempo Suficiente De Ter Um Espetáculo Autobiográfico – E, Sim, Este Título Está Longo Demais” e “Hoje Mais Cedo Vi Um Gato Comer A Língua De Um Porco”, ambas de 2021, ambas produções do Grupo Asavessa. |
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