Planejamento estratégico de marketing: o caso da Arsenal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Elisangela Maria Silva de.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43557
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de marketing desenvolvido na empresa Arsenal Feminino, empresa localizada em Carnaúba dos Dantas - RN, cujo objetivo principal foi desenvolver um planejamento estratégico de marketing para a empresa, que aumentem suas vendas. Realizado a partir de uma pesquisa aplicada com os clientes e com o gestor da empresa, pode se verificar o perfil dos clientes, os hábitos de compras, como também o nível de satisfação dos clientes, compreender o atual ambiente de marketing da empresa e por fim propor estratégias de marketing para fomentar as vendas da empresa. Para realização desse estudo buscou-se através de uma pesquisa bibliográfica auxílio de autores na área de Marketing para fundamentar teoricamente o estudo, como também documentos da empresa para melhor embasamento das informações. A metodologia adotada para elaboração da pesquisa foi descritiva, de campo e não probabilística, a primeira realizada em campo para coletar informações dos clientes da empresa, através da aplicação de questionários a 20 clientes, e a segunda abordagem com a realização de uma entrevista com o gestor da empresa. A pesquisa pode identificar o perfil dos clientes que é composto por um público feminino, entre mulheres de meia idade, com renda média entre um a dois salários mínimos. Um aspecto bem interessante que foi apontado na pesquisa, foi a mudança do hábito de consumo desses clientes, onde a grande maioria já comprou ou compra calçados pela internet, identificando assim uma nova oportunidade para atuação da empresa. Os resultados apontam que a grande maioria dos entrevistados está satisfeito com o atendimento, com a política de prazo de pagamento, com a diversidade e qualidade dos produtos, com o ambiente da empresa incluindo seu acesso. O nível de satisfação quanto às promoções realizadas também foi bem positivo. Por fim foi identificado que a empresa desenvolve estratégias de marketing, porém a implementação e a manutenção de novas estratégias deve ser um processo continuo. Foi proposto algumas estratégias que podem ser desenvolvidas para alavancar ainda mais suas vendas.
id UFRN_5422dd61b4b1946090894555269f4863
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43557
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Elisangela Maria Silva de.Pereira, Marcelo Henrique Neves.2015-07-03T01:58:44Z2021-10-06T11:42:40Z2015-07-03T01:58:44Z2021-10-06T11:42:40Z20152011042639MEDEIROS, Elisângela Maria Silva de. Planejamento estratégico de marketing: o caso da Arsenal. 2015. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro de Ensino Superior do Seridó. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Currais Novos, 2015.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43557Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoMarketing.Empresa Arsenal - Canaúba dos Dantas/RN.Planejamento estratégico.AdministraçãoPlanejamento estratégico de marketing: o caso da Arsenalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEste trabalho apresenta um estudo de marketing desenvolvido na empresa Arsenal Feminino, empresa localizada em Carnaúba dos Dantas - RN, cujo objetivo principal foi desenvolver um planejamento estratégico de marketing para a empresa, que aumentem suas vendas. Realizado a partir de uma pesquisa aplicada com os clientes e com o gestor da empresa, pode se verificar o perfil dos clientes, os hábitos de compras, como também o nível de satisfação dos clientes, compreender o atual ambiente de marketing da empresa e por fim propor estratégias de marketing para fomentar as vendas da empresa. Para realização desse estudo buscou-se através de uma pesquisa bibliográfica auxílio de autores na área de Marketing para fundamentar teoricamente o estudo, como também documentos da empresa para melhor embasamento das informações. A metodologia adotada para elaboração da pesquisa foi descritiva, de campo e não probabilística, a primeira realizada em campo para coletar informações dos clientes da empresa, através da aplicação de questionários a 20 clientes, e a segunda abordagem com a realização de uma entrevista com o gestor da empresa. A pesquisa pode identificar o perfil dos clientes que é composto por um público feminino, entre mulheres de meia idade, com renda média entre um a dois salários mínimos. Um aspecto bem interessante que foi apontado na pesquisa, foi a mudança do hábito de consumo desses clientes, onde a grande maioria já comprou ou compra calçados pela internet, identificando assim uma nova oportunidade para atuação da empresa. Os resultados apontam que a grande maioria dos entrevistados está satisfeito com o atendimento, com a política de prazo de pagamento, com a diversidade e qualidade dos produtos, com o ambiente da empresa incluindo seu acesso. O nível de satisfação quanto às promoções realizadas também foi bem positivo. Por fim foi identificado que a empresa desenvolve estratégias de marketing, porém a implementação e a manutenção de novas estratégias deve ser um processo continuo. Foi proposto algumas estratégias que podem ser desenvolvidas para alavancar ainda mais suas vendas.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTPlanejamentoEstrategicoMarketing_Medeiros_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain92118https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43557/1/PlanejamentoEstrategicoMarketing_Medeiros_2015.pdf.txtc9dde8afc98485ff2a9245236f01dba7MD51ORIGINALPlanejamentoEstrategicoMarketing_Medeiros_2015.pdfRelatório de Estágioapplication/pdf898849https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43557/2/PlanejamentoEstrategicoMarketing_Medeiros_2015.pdf6c2f30a4e5254ff1ded1593f5bb879e6MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43557/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/435572023-08-09 11:44:53.442oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-09T14:44:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Planejamento estratégico de marketing: o caso da Arsenal
title Planejamento estratégico de marketing: o caso da Arsenal
spellingShingle Planejamento estratégico de marketing: o caso da Arsenal
Medeiros, Elisangela Maria Silva de.
Marketing.
Empresa Arsenal - Canaúba dos Dantas/RN.
Planejamento estratégico.
Administração
title_short Planejamento estratégico de marketing: o caso da Arsenal
title_full Planejamento estratégico de marketing: o caso da Arsenal
title_fullStr Planejamento estratégico de marketing: o caso da Arsenal
title_full_unstemmed Planejamento estratégico de marketing: o caso da Arsenal
title_sort Planejamento estratégico de marketing: o caso da Arsenal
author Medeiros, Elisangela Maria Silva de.
author_facet Medeiros, Elisangela Maria Silva de.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Elisangela Maria Silva de.
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Marcelo Henrique Neves.
contributor_str_mv Pereira, Marcelo Henrique Neves.
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Marketing.
Empresa Arsenal - Canaúba dos Dantas/RN.
Planejamento estratégico.
topic Marketing.
Empresa Arsenal - Canaúba dos Dantas/RN.
Planejamento estratégico.
Administração
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
description Este trabalho apresenta um estudo de marketing desenvolvido na empresa Arsenal Feminino, empresa localizada em Carnaúba dos Dantas - RN, cujo objetivo principal foi desenvolver um planejamento estratégico de marketing para a empresa, que aumentem suas vendas. Realizado a partir de uma pesquisa aplicada com os clientes e com o gestor da empresa, pode se verificar o perfil dos clientes, os hábitos de compras, como também o nível de satisfação dos clientes, compreender o atual ambiente de marketing da empresa e por fim propor estratégias de marketing para fomentar as vendas da empresa. Para realização desse estudo buscou-se através de uma pesquisa bibliográfica auxílio de autores na área de Marketing para fundamentar teoricamente o estudo, como também documentos da empresa para melhor embasamento das informações. A metodologia adotada para elaboração da pesquisa foi descritiva, de campo e não probabilística, a primeira realizada em campo para coletar informações dos clientes da empresa, através da aplicação de questionários a 20 clientes, e a segunda abordagem com a realização de uma entrevista com o gestor da empresa. A pesquisa pode identificar o perfil dos clientes que é composto por um público feminino, entre mulheres de meia idade, com renda média entre um a dois salários mínimos. Um aspecto bem interessante que foi apontado na pesquisa, foi a mudança do hábito de consumo desses clientes, onde a grande maioria já comprou ou compra calçados pela internet, identificando assim uma nova oportunidade para atuação da empresa. Os resultados apontam que a grande maioria dos entrevistados está satisfeito com o atendimento, com a política de prazo de pagamento, com a diversidade e qualidade dos produtos, com o ambiente da empresa incluindo seu acesso. O nível de satisfação quanto às promoções realizadas também foi bem positivo. Por fim foi identificado que a empresa desenvolve estratégias de marketing, porém a implementação e a manutenção de novas estratégias deve ser um processo continuo. Foi proposto algumas estratégias que podem ser desenvolvidas para alavancar ainda mais suas vendas.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-03T01:58:44Z
2021-10-06T11:42:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-03T01:58:44Z
2021-10-06T11:42:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2011042639
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Elisângela Maria Silva de. Planejamento estratégico de marketing: o caso da Arsenal. 2015. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro de Ensino Superior do Seridó. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Currais Novos, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43557
identifier_str_mv 2011042639
MEDEIROS, Elisângela Maria Silva de. Planejamento estratégico de marketing: o caso da Arsenal. 2015. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro de Ensino Superior do Seridó. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Currais Novos, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43557/1/PlanejamentoEstrategicoMarketing_Medeiros_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43557/2/PlanejamentoEstrategicoMarketing_Medeiros_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43557/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c9dde8afc98485ff2a9245236f01dba7
6c2f30a4e5254ff1ded1593f5bb879e6
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117653196701696