A maquiagem como experiência artística e pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joseane Maria da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30310
Resumo: A pesquisa aborda o estudo da maquiagem enquanto experiência artística e pedagógica com alunos do ensino fundamental II. Esse estudo tem como objetivo discutir os conhecimentos da maquiagem partindo da ideia de aparência, a fim de proporcionar reflexões sobre o conceito de imagem nas relações sociais e na construção do personagem. Busca-se, com o desenvolvimento de práticas pedagógicas e estratégias metodológicas, auxiliar no processo de construção do conhecimento da maquiagem e sua percepção enquanto elemento de linguagem da cena teatral. Os diálogos estabelecidos fundamentam-se na metodologia de pesquisa-ação, considerando as questões trazidas pelos discentes, e assim, despertando o olhar crítico dos discentes sobre sua própria realidade. Dessa forma, partimos das ideias de Bourdieu e Landowski para discutir sobre a aparência e os fatores que influenciam na construção da imagem. Destarte, as discussões dos autores Magalhães, Souza e Ramos trouxeram contribuições no entendimento da maquiagem enquanto linguagem cênica, refletindo enquanto um elemento que altera a aparência de quem a usa. Trago também as ideias de Freire como norte teórico sobre a educação, entendendo a importância dialógica entre o professor e o aluno no processo de construção do conhecimento. Assim, busca-se, com a pesquisa, difundir as questões sobre o ensino de teatro por meio do ensino da maquiagem, ampliando as discussões sobre a pedagogia teatral.
id UFRN_546c491e7d62d24e83910d6250fc5539
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30310
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Joseane Maria daPorpino, Karenine de OliveiraMagalhães, Mônica FerreiraAraújo, José Sávio Oliveira de2020-10-07T18:42:16Z2020-10-07T18:42:16Z2020-07-04SILVA, Joseane Maria da. A maquiagem como experiência artística e pedagógica. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30310A pesquisa aborda o estudo da maquiagem enquanto experiência artística e pedagógica com alunos do ensino fundamental II. Esse estudo tem como objetivo discutir os conhecimentos da maquiagem partindo da ideia de aparência, a fim de proporcionar reflexões sobre o conceito de imagem nas relações sociais e na construção do personagem. Busca-se, com o desenvolvimento de práticas pedagógicas e estratégias metodológicas, auxiliar no processo de construção do conhecimento da maquiagem e sua percepção enquanto elemento de linguagem da cena teatral. Os diálogos estabelecidos fundamentam-se na metodologia de pesquisa-ação, considerando as questões trazidas pelos discentes, e assim, despertando o olhar crítico dos discentes sobre sua própria realidade. Dessa forma, partimos das ideias de Bourdieu e Landowski para discutir sobre a aparência e os fatores que influenciam na construção da imagem. Destarte, as discussões dos autores Magalhães, Souza e Ramos trouxeram contribuições no entendimento da maquiagem enquanto linguagem cênica, refletindo enquanto um elemento que altera a aparência de quem a usa. Trago também as ideias de Freire como norte teórico sobre a educação, entendendo a importância dialógica entre o professor e o aluno no processo de construção do conhecimento. Assim, busca-se, com a pesquisa, difundir as questões sobre o ensino de teatro por meio do ensino da maquiagem, ampliando as discussões sobre a pedagogia teatral.This research is about a makeup study as an artistic and learning experience in a secondary school. Its main objective is discussing the makeup knowledge from an idea of appearance. At the same time, it provides reflections about the concept of the image and how it interferes with social life and with character design. With the development of drama education and methodologic strategies, the work done with the students aims to assist them in the construction process of makeup knowledge, and its perception as an essential element on stage art. The dialogues are built based on the action research process. Moreover, they take into account the students' experiences and bring a thoughtful perspective about the students' lives. That way, starting from the ideas of Bourdieu and Landowski, I discuss appearance and the factors that influence the personal image. Magalhães, Souza, and Ramos contribute with their perspective about the understanding of makeup as a stage art technology, which is an element that impacts the looks of those who wear it. In order to discuss education, based on Freire's ideas, who understands the dialogic importance between the teacher and the student in the learning process. As a result, this research strives to disseminate drama education with makeup experience, both enhancing and provoking discussions on drama pedagogy.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilEnsino de teatroEnsino de maquiagemAparênciaConstrução de personagemMaquiagemA maquiagem como experiência artística e pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMaquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdfapplication/pdf3179608https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30310/1/Maquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf51be277558b5c862acb57c387dc1c914MD51TEXTMaquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf.txtMaquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain190055https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30310/2/Maquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf.txte24d0c7a9a603d2638fb48b42ab9d2afMD52THUMBNAILMaquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf.jpgMaquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1631https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30310/3/Maquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf.jpgb2416362fde7c766f9cb95cd7055efa5MD53123456789/303102020-10-11 04:39:28.21oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30310Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-10-11T07:39:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A maquiagem como experiência artística e pedagógica
title A maquiagem como experiência artística e pedagógica
spellingShingle A maquiagem como experiência artística e pedagógica
Silva, Joseane Maria da
Ensino de teatro
Ensino de maquiagem
Aparência
Construção de personagem
Maquiagem
title_short A maquiagem como experiência artística e pedagógica
title_full A maquiagem como experiência artística e pedagógica
title_fullStr A maquiagem como experiência artística e pedagógica
title_full_unstemmed A maquiagem como experiência artística e pedagógica
title_sort A maquiagem como experiência artística e pedagógica
author Silva, Joseane Maria da
author_facet Silva, Joseane Maria da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Porpino, Karenine de Oliveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Magalhães, Mônica Ferreira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joseane Maria da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, José Sávio Oliveira de
contributor_str_mv Araújo, José Sávio Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de teatro
Ensino de maquiagem
Aparência
Construção de personagem
Maquiagem
topic Ensino de teatro
Ensino de maquiagem
Aparência
Construção de personagem
Maquiagem
description A pesquisa aborda o estudo da maquiagem enquanto experiência artística e pedagógica com alunos do ensino fundamental II. Esse estudo tem como objetivo discutir os conhecimentos da maquiagem partindo da ideia de aparência, a fim de proporcionar reflexões sobre o conceito de imagem nas relações sociais e na construção do personagem. Busca-se, com o desenvolvimento de práticas pedagógicas e estratégias metodológicas, auxiliar no processo de construção do conhecimento da maquiagem e sua percepção enquanto elemento de linguagem da cena teatral. Os diálogos estabelecidos fundamentam-se na metodologia de pesquisa-ação, considerando as questões trazidas pelos discentes, e assim, despertando o olhar crítico dos discentes sobre sua própria realidade. Dessa forma, partimos das ideias de Bourdieu e Landowski para discutir sobre a aparência e os fatores que influenciam na construção da imagem. Destarte, as discussões dos autores Magalhães, Souza e Ramos trouxeram contribuições no entendimento da maquiagem enquanto linguagem cênica, refletindo enquanto um elemento que altera a aparência de quem a usa. Trago também as ideias de Freire como norte teórico sobre a educação, entendendo a importância dialógica entre o professor e o aluno no processo de construção do conhecimento. Assim, busca-se, com a pesquisa, difundir as questões sobre o ensino de teatro por meio do ensino da maquiagem, ampliando as discussões sobre a pedagogia teatral.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-07T18:42:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-07T18:42:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Joseane Maria da. A maquiagem como experiência artística e pedagógica. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30310
identifier_str_mv SILVA, Joseane Maria da. A maquiagem como experiência artística e pedagógica. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30310/1/Maquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30310/2/Maquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30310/3/Maquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 51be277558b5c862acb57c387dc1c914
e24d0c7a9a603d2638fb48b42ab9d2af
b2416362fde7c766f9cb95cd7055efa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832747314675712