A maquiagem como experiência artística e pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30310 |
Resumo: | A pesquisa aborda o estudo da maquiagem enquanto experiência artística e pedagógica com alunos do ensino fundamental II. Esse estudo tem como objetivo discutir os conhecimentos da maquiagem partindo da ideia de aparência, a fim de proporcionar reflexões sobre o conceito de imagem nas relações sociais e na construção do personagem. Busca-se, com o desenvolvimento de práticas pedagógicas e estratégias metodológicas, auxiliar no processo de construção do conhecimento da maquiagem e sua percepção enquanto elemento de linguagem da cena teatral. Os diálogos estabelecidos fundamentam-se na metodologia de pesquisa-ação, considerando as questões trazidas pelos discentes, e assim, despertando o olhar crítico dos discentes sobre sua própria realidade. Dessa forma, partimos das ideias de Bourdieu e Landowski para discutir sobre a aparência e os fatores que influenciam na construção da imagem. Destarte, as discussões dos autores Magalhães, Souza e Ramos trouxeram contribuições no entendimento da maquiagem enquanto linguagem cênica, refletindo enquanto um elemento que altera a aparência de quem a usa. Trago também as ideias de Freire como norte teórico sobre a educação, entendendo a importância dialógica entre o professor e o aluno no processo de construção do conhecimento. Assim, busca-se, com a pesquisa, difundir as questões sobre o ensino de teatro por meio do ensino da maquiagem, ampliando as discussões sobre a pedagogia teatral. |
id |
UFRN_546c491e7d62d24e83910d6250fc5539 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30310 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Joseane Maria daPorpino, Karenine de OliveiraMagalhães, Mônica FerreiraAraújo, José Sávio Oliveira de2020-10-07T18:42:16Z2020-10-07T18:42:16Z2020-07-04SILVA, Joseane Maria da. A maquiagem como experiência artística e pedagógica. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30310A pesquisa aborda o estudo da maquiagem enquanto experiência artística e pedagógica com alunos do ensino fundamental II. Esse estudo tem como objetivo discutir os conhecimentos da maquiagem partindo da ideia de aparência, a fim de proporcionar reflexões sobre o conceito de imagem nas relações sociais e na construção do personagem. Busca-se, com o desenvolvimento de práticas pedagógicas e estratégias metodológicas, auxiliar no processo de construção do conhecimento da maquiagem e sua percepção enquanto elemento de linguagem da cena teatral. Os diálogos estabelecidos fundamentam-se na metodologia de pesquisa-ação, considerando as questões trazidas pelos discentes, e assim, despertando o olhar crítico dos discentes sobre sua própria realidade. Dessa forma, partimos das ideias de Bourdieu e Landowski para discutir sobre a aparência e os fatores que influenciam na construção da imagem. Destarte, as discussões dos autores Magalhães, Souza e Ramos trouxeram contribuições no entendimento da maquiagem enquanto linguagem cênica, refletindo enquanto um elemento que altera a aparência de quem a usa. Trago também as ideias de Freire como norte teórico sobre a educação, entendendo a importância dialógica entre o professor e o aluno no processo de construção do conhecimento. Assim, busca-se, com a pesquisa, difundir as questões sobre o ensino de teatro por meio do ensino da maquiagem, ampliando as discussões sobre a pedagogia teatral.This research is about a makeup study as an artistic and learning experience in a secondary school. Its main objective is discussing the makeup knowledge from an idea of appearance. At the same time, it provides reflections about the concept of the image and how it interferes with social life and with character design. With the development of drama education and methodologic strategies, the work done with the students aims to assist them in the construction process of makeup knowledge, and its perception as an essential element on stage art. The dialogues are built based on the action research process. Moreover, they take into account the students' experiences and bring a thoughtful perspective about the students' lives. That way, starting from the ideas of Bourdieu and Landowski, I discuss appearance and the factors that influence the personal image. Magalhães, Souza, and Ramos contribute with their perspective about the understanding of makeup as a stage art technology, which is an element that impacts the looks of those who wear it. In order to discuss education, based on Freire's ideas, who understands the dialogic importance between the teacher and the student in the learning process. As a result, this research strives to disseminate drama education with makeup experience, both enhancing and provoking discussions on drama pedagogy.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilEnsino de teatroEnsino de maquiagemAparênciaConstrução de personagemMaquiagemA maquiagem como experiência artística e pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMaquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdfapplication/pdf3179608https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30310/1/Maquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf51be277558b5c862acb57c387dc1c914MD51TEXTMaquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf.txtMaquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain190055https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30310/2/Maquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf.txte24d0c7a9a603d2638fb48b42ab9d2afMD52THUMBNAILMaquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf.jpgMaquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1631https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30310/3/Maquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf.jpgb2416362fde7c766f9cb95cd7055efa5MD53123456789/303102020-10-11 04:39:28.21oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30310Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-10-11T07:39:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A maquiagem como experiência artística e pedagógica |
title |
A maquiagem como experiência artística e pedagógica |
spellingShingle |
A maquiagem como experiência artística e pedagógica Silva, Joseane Maria da Ensino de teatro Ensino de maquiagem Aparência Construção de personagem Maquiagem |
title_short |
A maquiagem como experiência artística e pedagógica |
title_full |
A maquiagem como experiência artística e pedagógica |
title_fullStr |
A maquiagem como experiência artística e pedagógica |
title_full_unstemmed |
A maquiagem como experiência artística e pedagógica |
title_sort |
A maquiagem como experiência artística e pedagógica |
author |
Silva, Joseane Maria da |
author_facet |
Silva, Joseane Maria da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Porpino, Karenine de Oliveira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Magalhães, Mônica Ferreira |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Joseane Maria da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, José Sávio Oliveira de |
contributor_str_mv |
Araújo, José Sávio Oliveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de teatro Ensino de maquiagem Aparência Construção de personagem Maquiagem |
topic |
Ensino de teatro Ensino de maquiagem Aparência Construção de personagem Maquiagem |
description |
A pesquisa aborda o estudo da maquiagem enquanto experiência artística e pedagógica com alunos do ensino fundamental II. Esse estudo tem como objetivo discutir os conhecimentos da maquiagem partindo da ideia de aparência, a fim de proporcionar reflexões sobre o conceito de imagem nas relações sociais e na construção do personagem. Busca-se, com o desenvolvimento de práticas pedagógicas e estratégias metodológicas, auxiliar no processo de construção do conhecimento da maquiagem e sua percepção enquanto elemento de linguagem da cena teatral. Os diálogos estabelecidos fundamentam-se na metodologia de pesquisa-ação, considerando as questões trazidas pelos discentes, e assim, despertando o olhar crítico dos discentes sobre sua própria realidade. Dessa forma, partimos das ideias de Bourdieu e Landowski para discutir sobre a aparência e os fatores que influenciam na construção da imagem. Destarte, as discussões dos autores Magalhães, Souza e Ramos trouxeram contribuições no entendimento da maquiagem enquanto linguagem cênica, refletindo enquanto um elemento que altera a aparência de quem a usa. Trago também as ideias de Freire como norte teórico sobre a educação, entendendo a importância dialógica entre o professor e o aluno no processo de construção do conhecimento. Assim, busca-se, com a pesquisa, difundir as questões sobre o ensino de teatro por meio do ensino da maquiagem, ampliando as discussões sobre a pedagogia teatral. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-07T18:42:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-07T18:42:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Joseane Maria da. A maquiagem como experiência artística e pedagógica. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30310 |
identifier_str_mv |
SILVA, Joseane Maria da. A maquiagem como experiência artística e pedagógica. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30310/1/Maquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30310/2/Maquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30310/3/Maquiagemcomoexperiencia_Silva_2020.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51be277558b5c862acb57c387dc1c914 e24d0c7a9a603d2638fb48b42ab9d2af b2416362fde7c766f9cb95cd7055efa5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832747314675712 |