Entre grades e poemas: um estudo sobre a disciplina na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Yuri Freire de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40405
Resumo: Esta monografia tem como objetivo analisar a instituição escola como local de aplicação de técnicas e estratégias do poder disciplinar. Em outras palavras, se busca compreender a escola não por meio de sua dimensão potencialmente libertadora, emancipadora etc., mas por todo seu aparato disciplinar que regula o cotidiano da vida daqueles que a frequentam. Para tanto, foi escolhido como campo, para dimensão empírica da pesquisa, a Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, colégio situado na zona sul da cidade de Natal, RN. No que diz respeito ao quadro teórico-referencial, utilizou-se especialmente a obra de Michel Foucault, que versa sobre questões atinentes às relações de poder, suas estratégias, técnicas, mecanismos, sujeitos etc. O que pôde ser constatado é que há, na escola em questão, a presença de um notável aparelho disciplinar, que não é extraordinário, mas arquetípico do modelo moderno de escola adotado no País. Assim, a pesquisa visa demonstrar, por vias de uma analítica sociológica do poder, a maneira com a qual esse arranjo disciplinar opera no caso específico abordado. Apesar de se ter tomado a disciplina como fio condutor e eixo central da pesquisa, tem-se, também, a precaução de mostrar de quais modos a disciplina do ambiente é “afrouxada” pelas diversas resistências cotidianas efetivadas dentro da escola, de modo a evitar uma possível caricaturização e redução de uma realidade profundamente complexa e multifacetada como a escola em sua realidade concreta.
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