Narrativas de crianças sobre suas relações com a escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Ana Maura Tavares dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44904
Resumo: Esta tese, inscrita na área de Educação, traz resultados de pesquisas cujo objetivo foi o de investigar as relações da criança com a escrita durante o ciclo de alfabetização, numa escola pública do município de Sobral, no Ceará-CE. Adotou-se como pressuposto que ao narrar, oralmente ou por escrito, suas experiências com a escrita, as crianças revelariam os modos como compreendem suas relações com o processo de alfabetização, trazendo eventuais contribuições para propostas teóricometodológicas e políticas da escola. Nesse sentido, a pesquisa procurou elucidar os seguintes questionamentos: Que experiências formativas são narradas pelas crianças no contexto de aprendizagem da escrita em uma escola pública cujos resultados de aprendizagem apontam para alto nível de proficiência em alfabetização? Que elementos são identificados pelas crianças como importantes para a aprendizagem da escrita? O que uma escola de alta proficiência em alfabetização promove para a equidade na aprendizagem da escrita no ciclo de alfabetização? A investigação tomou por base princípios epistemológicos e teóricos da pesquisa (auto)biográfica em Educação, conforme Passeggi (2014; 2016; 2020); inspirou-se nos estudos de Paulo Freire (1996; 2015) sobre a alfabetização como processo emancipatório; considerou a escrita como uma modalidade de linguagem conforme Ferreiro e Teberosky (1999); Ferreiro (2015); Morais (2012); Luria (2013); Soares (2015; 2016) e avaliou como primordial para a gestão escolar a promoção da equidade em educação, tal como propõe Ribeiro (2012; 2013). Participaram da pesquisa vinte crianças de cinco turmas do 2o ano do Ensino Fundamental da Escola Emílio Sendim, em Sobral-CE, inserida em um município cuja experiência educacional é referência nacional, entre outros aspectos, pelo elevado índice na avaliação do IDEB que evoluiu, nos anos iniciais, de 4.9 em 2007 para 8.4 em 2019. O corpus está constituído por narrativas, orais e escritas, elaboradas pelas 20 crianças participantes em rodas de conversa ludorreflexivas, ao longo de oito meses; uma entrevista narrativa com a coordenadora pedagógica da escola; o diário de campo da pesquisadora além de fontes documentais. Os dados empíricos foram triangulados nas análises. Os resultados apontam na seguinte direção: a) as relações da criança com a escrita se estabelecem mediante a égide de uma escola centrada na aprendizagem da escrita mediante o cuidado com a interação social; b) as narrativas das crianças sinalizam seu envolvimento com práticas de leitura de diversos gêneros textuais; produção textual; uso de caligrafia; cópias; jogos lúdicos e interativos, assim como atividades relacionadas à avaliação externa; c) destacamse como procedimentos: a cinestesia e uso de instrumentos relacionados ao saber fazer e à praxia motora. Quanto às práticas de gestão e pedagógicas, as análises revelam que a escola caminha, ao longo do ano, na perspectiva da equidade na aprendizagem através de: a) ações educativas que garantam a frequência da criança às aulas; b) atenção coletiva e individualizada, mediante o reforço escolar para crianças com dificuldades de aprendizagem; c) desenvolvimento de projetos pedagógicos interdisciplinares, com vistas à efetivação da aprendizagem; d) permanente articulação da escola com família; e) monitoramento da aprendizagem das crianças por meio de avaliação externa. Conclui-se que a escrita enquanto ação de linguagem estabelece relações intrínsecas com a atenção e a criatividade da criança, relacionadas ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais tais como a persistência, autoestima, a autoconfiança e a interação com o outro, com o apoio escolar. O domínio do código alfabético e a consciência pragmática relacionam os aspectos da escrita a aspectos contextuais onde a escrita é praticada.
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44904Esta tese, inscrita na área de Educação, traz resultados de pesquisas cujo objetivo foi o de investigar as relações da criança com a escrita durante o ciclo de alfabetização, numa escola pública do município de Sobral, no Ceará-CE. Adotou-se como pressuposto que ao narrar, oralmente ou por escrito, suas experiências com a escrita, as crianças revelariam os modos como compreendem suas relações com o processo de alfabetização, trazendo eventuais contribuições para propostas teóricometodológicas e políticas da escola. Nesse sentido, a pesquisa procurou elucidar os seguintes questionamentos: Que experiências formativas são narradas pelas crianças no contexto de aprendizagem da escrita em uma escola pública cujos resultados de aprendizagem apontam para alto nível de proficiência em alfabetização? Que elementos são identificados pelas crianças como importantes para a aprendizagem da escrita? O que uma escola de alta proficiência em alfabetização promove para a equidade na aprendizagem da escrita no ciclo de alfabetização? A investigação tomou por base princípios epistemológicos e teóricos da pesquisa (auto)biográfica em Educação, conforme Passeggi (2014; 2016; 2020); inspirou-se nos estudos de Paulo Freire (1996; 2015) sobre a alfabetização como processo emancipatório; considerou a escrita como uma modalidade de linguagem conforme Ferreiro e Teberosky (1999); Ferreiro (2015); Morais (2012); Luria (2013); Soares (2015; 2016) e avaliou como primordial para a gestão escolar a promoção da equidade em educação, tal como propõe Ribeiro (2012; 2013). Participaram da pesquisa vinte crianças de cinco turmas do 2o ano do Ensino Fundamental da Escola Emílio Sendim, em Sobral-CE, inserida em um município cuja experiência educacional é referência nacional, entre outros aspectos, pelo elevado índice na avaliação do IDEB que evoluiu, nos anos iniciais, de 4.9 em 2007 para 8.4 em 2019. O corpus está constituído por narrativas, orais e escritas, elaboradas pelas 20 crianças participantes em rodas de conversa ludorreflexivas, ao longo de oito meses; uma entrevista narrativa com a coordenadora pedagógica da escola; o diário de campo da pesquisadora além de fontes documentais. Os dados empíricos foram triangulados nas análises. Os resultados apontam na seguinte direção: a) as relações da criança com a escrita se estabelecem mediante a égide de uma escola centrada na aprendizagem da escrita mediante o cuidado com a interação social; b) as narrativas das crianças sinalizam seu envolvimento com práticas de leitura de diversos gêneros textuais; produção textual; uso de caligrafia; cópias; jogos lúdicos e interativos, assim como atividades relacionadas à avaliação externa; c) destacamse como procedimentos: a cinestesia e uso de instrumentos relacionados ao saber fazer e à praxia motora. Quanto às práticas de gestão e pedagógicas, as análises revelam que a escola caminha, ao longo do ano, na perspectiva da equidade na aprendizagem através de: a) ações educativas que garantam a frequência da criança às aulas; b) atenção coletiva e individualizada, mediante o reforço escolar para crianças com dificuldades de aprendizagem; c) desenvolvimento de projetos pedagógicos interdisciplinares, com vistas à efetivação da aprendizagem; d) permanente articulação da escola com família; e) monitoramento da aprendizagem das crianças por meio de avaliação externa. Conclui-se que a escrita enquanto ação de linguagem estabelece relações intrínsecas com a atenção e a criatividade da criança, relacionadas ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais tais como a persistência, autoestima, a autoconfiança e a interação com o outro, com o apoio escolar. O domínio do código alfabético e a consciência pragmática relacionam os aspectos da escrita a aspectos contextuais onde a escrita é praticada.This thesis, located in the Education field, brings the results of research whose objective was to investigate the relationship between children and writing while learning to write, at a public school in the municipality of Sobral. It was assumed that when narrating, orally or in writing, their experiences with writing, children would reveal how they understand their relation to the literacy process, bringing eventual contributions for theoretical-methodological and policy proposals at the school. In that sense, the research sought to elucidate the following questions: Which formative experiences are narrated by children in the context of learning to write at a public school whose learning achievements point to a high level of literacy proficiency? Which elements are identified by children as important in learning how to write? What does a school with high literacy proficiency promote for equity in learning to write during the literacy process? The investigation was based on the epistemological and theoretical principles of the (Auto)Biographical Research in Education, according to Passeggi (2014; 2016; 2020); it was inspired by the studies by Paulo Freire (1996; 2015) about literacy as an emancipation process; it considered writing as a modality of language, according to Ferreiro and Teberosky (1999); Ferreiro (2015); Morais (2012); Luria (2013); Soares (2015; 2016); and evaluated as paramount to school management the promotion of equity in education, as proposed by Ribeiro (2012; 2013). Twenty elementary school children participated in the research, from five 2nd grade classes at Emílio Sendim School, in Sobral-CE, a municipality whose educational experience is a reference national, among other aspects, due to their high evaluation index in IDEB, in the early years, from 4.9 in 2007 to 8.4 in 2019. The corpus consists of narratives, oral and written, created by the 20 children who participated in ludic reflexive conversation circles, throughout eight months; a narrative interview with the school’s pedagogical coordinator; the researcher’s field diary; in addition to documental sources. Empiric data were triangulated in analyses. Results point in the following direction: a) children’s relationships with writing are established under the protection of a school focused on learning to write with attention to social interaction; b) children’s narratives signal their involvement with reading practices in different genres; text production; handwriting practice; copying; ludic and interactive games, as well as activities related to external evaluation; c) we highlight as procedures: kinesthesia and the use of tools related to know-how and motor praxes. As for pedagogical and management practices, analyses reveal that the school moves, throughout the year, in the perspective of equity in learning through: a) educational actions that guarantee children’s attendance; b) collective and individual attention, with tutoring at school for children with learning difficulties; c) development of interdisciplinary pedagogical projects, aiming at effective learning; d) permanent articulation between school and family; e) monitoring children’s learning through external evaluation. We conclude that writing as an action of language establishes intrinsic relations with children’s attention and creativity, related to the development of social and emotional skills such as persistence, self-esteem, self-confidence, and interaction with others, with school support. Mastery of the alphabetical code and pragmatic conscience connect the aspects of writing to contextual aspects where writing is practiced.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilNarrativas autobiográficas de criançasAprendizagem da escritaAlfabetizaçãoEquidade em EducaçãoNarrativas de crianças sobre suas relações com a escritaChildren’s narratives about their relationships with writinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNarrativascriancassobre_Anjos_2021.pdfapplication/pdf4079422https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44904/1/Narrativascriancassobre_Anjos_2021.pdfd8e17be7f2e84b5a409506898ac208faMD51123456789/449042022-05-02 12:23:11.731oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44904Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:23:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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