Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1843 |
Resumo: | A narrativa literária possibilita ao leitor infantil, através da arte, a compreensão sobre as experiencias da vida em sua complexidade. Desse modo, o presente trabalho de natureza qualitativa situa-se no âmbito da Pesquisa (auto)biográfica em Educação e tem como método de investigação a narrativa autobiográfica para a constituição do corpus da pesquisa. Nesse sentido, objetivamos dialogar sobre o letramento literário a partir de minha narrativa autobiográfica como escritora de obras de literatura infantil. O evidencia a importância das políticas públicas para o letramento e para a identificação, valorização e divulgação do trabalho de escritores e artistas. Os livros da coleção ‘De casa para a escola’ têm evidenciado a literatura como caminho profícuo para o desenvolvimento do letramento literário, da formação de valores e apontam veredas para o trabalho com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na primeira infância. |
id |
CLAEC-1_58f54ef223852f081a14486f3fbe620a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1843 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearenseLetramento literárioNarrativa autobiografiaValoresA narrativa literária possibilita ao leitor infantil, através da arte, a compreensão sobre as experiencias da vida em sua complexidade. Desse modo, o presente trabalho de natureza qualitativa situa-se no âmbito da Pesquisa (auto)biográfica em Educação e tem como método de investigação a narrativa autobiográfica para a constituição do corpus da pesquisa. Nesse sentido, objetivamos dialogar sobre o letramento literário a partir de minha narrativa autobiográfica como escritora de obras de literatura infantil. O evidencia a importância das políticas públicas para o letramento e para a identificação, valorização e divulgação do trabalho de escritores e artistas. Os livros da coleção ‘De casa para a escola’ têm evidenciado a literatura como caminho profícuo para o desenvolvimento do letramento literário, da formação de valores e apontam veredas para o trabalho com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na primeira infância. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2020-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/184310.23899/relacult.v6i1.1843RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 n. 1 (2020)2525-787010.23899/relacult.v6i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1843/1240Copyright (c) 2020 Ana Maura Tavares dos Anjosinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares dos Anjos, Ana Maura2020-10-25T19:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1843Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2020-10-25T19:57:59RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense |
title |
Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense |
spellingShingle |
Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense Tavares dos Anjos, Ana Maura Letramento literário Narrativa autobiografia Valores |
title_short |
Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense |
title_full |
Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense |
title_fullStr |
Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense |
title_full_unstemmed |
Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense |
title_sort |
Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense |
author |
Tavares dos Anjos, Ana Maura |
author_facet |
Tavares dos Anjos, Ana Maura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares dos Anjos, Ana Maura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento literário Narrativa autobiografia Valores |
topic |
Letramento literário Narrativa autobiografia Valores |
description |
A narrativa literária possibilita ao leitor infantil, através da arte, a compreensão sobre as experiencias da vida em sua complexidade. Desse modo, o presente trabalho de natureza qualitativa situa-se no âmbito da Pesquisa (auto)biográfica em Educação e tem como método de investigação a narrativa autobiográfica para a constituição do corpus da pesquisa. Nesse sentido, objetivamos dialogar sobre o letramento literário a partir de minha narrativa autobiográfica como escritora de obras de literatura infantil. O evidencia a importância das políticas públicas para o letramento e para a identificação, valorização e divulgação do trabalho de escritores e artistas. Os livros da coleção ‘De casa para a escola’ têm evidenciado a literatura como caminho profícuo para o desenvolvimento do letramento literário, da formação de valores e apontam veredas para o trabalho com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na primeira infância. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1843 10.23899/relacult.v6i1.1843 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1843 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v6i1.1843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1843/1240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ana Maura Tavares dos Anjos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ana Maura Tavares dos Anjos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 n. 1 (2020) 2525-7870 10.23899/relacult.v6i1 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042492582428672 |