Uma contribuição para o ensino de probabilidade na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Débora Cristina Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54756
Resumo: Nesse trabalho, apresentamos uma proposta de ensino de Probabilidade para a Educação Básica, visando contribuir com a prática docente em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma descrição sobre a construção histórica e definição conceitual da função de probabilidade e oportunizamos aos professores propostas didáticas a partir da elaboração de oficinas e atividades. A motivação da escolha do tema foi que, embora conste nos documentos que orientam o ensino no país, o ensino de Probabilidade não ocorre de maneira efetiva na Educação Básica, muitas vezes porque os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental não se sentem preparados ou não tiveram formação para isso e os livros didáticos são muitas vezes de qualidade insatisfatória.
id UFRN_55ddb81ad845fe1bc622eee260647d32
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54756
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ramos, Débora Cristina Silvahttp://lattes.cnpq.br/5096180173266440Lima, Romildo Nascimento deDuarte, Ronaldo Césarhttp://lattes.cnpq.br/0322664441555339Campos, Viviane Simioli Medeiros2023-09-08T23:00:15Z2023-09-08T23:00:15Z2023-07-21RAMOS, Débora Cristina Silva. Uma contribuição para o ensino de probabilidade na educação básica. Orientador: Viviane Simioli Medeiros Campos. 2023. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54756Nesse trabalho, apresentamos uma proposta de ensino de Probabilidade para a Educação Básica, visando contribuir com a prática docente em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma descrição sobre a construção histórica e definição conceitual da função de probabilidade e oportunizamos aos professores propostas didáticas a partir da elaboração de oficinas e atividades. A motivação da escolha do tema foi que, embora conste nos documentos que orientam o ensino no país, o ensino de Probabilidade não ocorre de maneira efetiva na Educação Básica, muitas vezes porque os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental não se sentem preparados ou não tiveram formação para isso e os livros didáticos são muitas vezes de qualidade insatisfatória.In this work, we present a proposal for teaching Probability in Basic Education, aiming to contribute to the teaching practice in the classroom. For this purpose, we provided a description of the historical construction and conceptual definition of probability function, and we offered teachers didactic proposals through the development of workshops and activities. The motivation behind choosing this topic is that, despite being included in the documents guiding education in the country, the teaching of Probability is not effectively happening in Basic Education, often because elementary school teachers do not feel prepared or have not received adequate training for it, and the textbooks are frequently of unsatisfactory quality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAProbabilidadeEducação básicaEspaço amostralUma contribuição para o ensino de probabilidade na educação básicaA contribution to the teaching of probability in basic educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALContribuicaoensinoprobabilidade_Ramos_2023.pdfapplication/pdf9726038https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54756/1/Contribuicaoensinoprobabilidade_Ramos_2023.pdf4c59ab074dc20b576b2b28391753aec2MD51123456789/547562023-09-08 20:00:55.171oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54756Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-08T23:00:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma contribuição para o ensino de probabilidade na educação básica
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A contribution to the teaching of probability in basic education
title Uma contribuição para o ensino de probabilidade na educação básica
spellingShingle Uma contribuição para o ensino de probabilidade na educação básica
Ramos, Débora Cristina Silva
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Probabilidade
Educação básica
Espaço amostral
title_short Uma contribuição para o ensino de probabilidade na educação básica
title_full Uma contribuição para o ensino de probabilidade na educação básica
title_fullStr Uma contribuição para o ensino de probabilidade na educação básica
title_full_unstemmed Uma contribuição para o ensino de probabilidade na educação básica
title_sort Uma contribuição para o ensino de probabilidade na educação básica
author Ramos, Débora Cristina Silva
author_facet Ramos, Débora Cristina Silva
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5096180173266440
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lima, Romildo Nascimento de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Duarte, Ronaldo César
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0322664441555339
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Débora Cristina Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Viviane Simioli Medeiros
contributor_str_mv Campos, Viviane Simioli Medeiros
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Probabilidade
Educação básica
Espaço amostral
dc.subject.por.fl_str_mv Probabilidade
Educação básica
Espaço amostral
description Nesse trabalho, apresentamos uma proposta de ensino de Probabilidade para a Educação Básica, visando contribuir com a prática docente em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma descrição sobre a construção histórica e definição conceitual da função de probabilidade e oportunizamos aos professores propostas didáticas a partir da elaboração de oficinas e atividades. A motivação da escolha do tema foi que, embora conste nos documentos que orientam o ensino no país, o ensino de Probabilidade não ocorre de maneira efetiva na Educação Básica, muitas vezes porque os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental não se sentem preparados ou não tiveram formação para isso e os livros didáticos são muitas vezes de qualidade insatisfatória.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-08T23:00:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-08T23:00:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAMOS, Débora Cristina Silva. Uma contribuição para o ensino de probabilidade na educação básica. Orientador: Viviane Simioli Medeiros Campos. 2023. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54756
identifier_str_mv RAMOS, Débora Cristina Silva. Uma contribuição para o ensino de probabilidade na educação básica. Orientador: Viviane Simioli Medeiros Campos. 2023. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54756/1/Contribuicaoensinoprobabilidade_Ramos_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c59ab074dc20b576b2b28391753aec2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117634708209664