O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes,Celi Espasandin
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000100005
Resumo: Este artigo trata sobre a relevância e os objetivos para se ensinar e aprender estatística e probabilidade na Educação básica. A partir dos resultados de pesquisas realizadas na Educação estatística e na Educação Matemática nas últimas décadas, traz considerações sobre os processos de ensino e aprendizagem da estocástica durante a infância e adolescência. Apresenta recomendações relativas ao currículo de Matemática no que se refere ao estudo da probabilidade e da estatística. Destaca questões relativas à formação inicial e contínua dos professores, ao desenvolvimento profissional e conhecimento profissional dos professores que ensinam matemática na educação infantil, ensino fundamental e médio.
id CEDES-2_c02be907001ffc8b5c89c576e49b3561
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622008000100005
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professoresEducação básicaEducação MatemáticaEducação estatísticaProbabilidadeFormação de professoresEste artigo trata sobre a relevância e os objetivos para se ensinar e aprender estatística e probabilidade na Educação básica. A partir dos resultados de pesquisas realizadas na Educação estatística e na Educação Matemática nas últimas décadas, traz considerações sobre os processos de ensino e aprendizagem da estocástica durante a infância e adolescência. Apresenta recomendações relativas ao currículo de Matemática no que se refere ao estudo da probabilidade e da estatística. Destaca questões relativas à formação inicial e contínua dos professores, ao desenvolvimento profissional e conhecimento profissional dos professores que ensinam matemática na educação infantil, ensino fundamental e médio.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000100005Cadernos CEDES v.28 n.74 2008reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622008000100005info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,Celi Espasandinpor2008-06-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622008000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2008-06-04T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores
title O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores
spellingShingle O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores
Lopes,Celi Espasandin
Educação básica
Educação Matemática
Educação estatística
Probabilidade
Formação de professores
title_short O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores
title_full O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores
title_fullStr O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores
title_full_unstemmed O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores
title_sort O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores
author Lopes,Celi Espasandin
author_facet Lopes,Celi Espasandin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes,Celi Espasandin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Educação Matemática
Educação estatística
Probabilidade
Formação de professores
topic Educação básica
Educação Matemática
Educação estatística
Probabilidade
Formação de professores
description Este artigo trata sobre a relevância e os objetivos para se ensinar e aprender estatística e probabilidade na Educação básica. A partir dos resultados de pesquisas realizadas na Educação estatística e na Educação Matemática nas últimas décadas, traz considerações sobre os processos de ensino e aprendizagem da estocástica durante a infância e adolescência. Apresenta recomendações relativas ao currículo de Matemática no que se refere ao estudo da probabilidade e da estatística. Destaca questões relativas à formação inicial e contínua dos professores, ao desenvolvimento profissional e conhecimento profissional dos professores que ensinam matemática na educação infantil, ensino fundamental e médio.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622008000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.28 n.74 2008
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605458096128