Em busca de sociedades sustentáveis: reflexões sobre interpretação ambiental em unidades de conservação de proteção integral, a partir do estudo do caso do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos/BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Affonso, Gustavo Uchôa de Mello
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49977
Resumo: A grave crise socioambiental que vivemos exige transformações estruturais na relação entre sociedade e natureza. Este trabalho busca aprimorar o entendimento de uma ferramenta com grande potencial para contribuir para estas transformações: a Interpretação Ambiental (IA) aplicada ao ecoturismo em Unidades de Conservação (UCs) brasileiras de proteção integral. Com o objetivo geral de refletir sobre a pertinência dos planos de IA nas UCs de proteção integral no Brasil, foi analisado o Plano Interpretativo (PI) do Parque Nacional Marinho (PARNAMAR) dos Abrolhos, Brasil, tendo em vista a transição para Sociedades Sustentáveis. Para isso, este estudo foi dividido em dois capítulos, na forma de artigos científicos. No primeiro, o objetivo foi investigar a importância da IA enquanto instrumento da educação ambiental (EA) crítica no ecoturismo em UCs, destacando o papel da elaboração de PIs, no intuito de definir os critérios para analisar o PI do PARNAMAR dos Abrolhos. Através de uma análise qualitativa de dados, realizou-se uma revisão de literatura, buscando o diálogo interdisciplinar entre diversas perspectivas discursivas para compreender o paradigma da IA e EA no âmbito do ecoturismo em UCs. Como resultado, percebe-se que, para os PIs potencializarem o ecoturismo como uma atividade de impacto socioambiental positivo e transformador, eles precisam estar alinhados a princípios educadores ambientalistas, ou seja, à EA crítica. No segundo capítulo, o objetivo foi fazer um diagnóstico qualitativo do caráter participativo do processo de elaboração do PI do PARNAMAR dos Abrolhos, elaborado entre 2017 e 2018. Para tanto, foram utilizadas três fontes de evidência para análise: documentação, observação assistemática, e entrevistas semiestruturadas, realizadas no mês de abril de 2022. Dentre os entrevistados, estão servidores do ICMBio e colaboradores locais representantes das treze instituições participantes da elaboração do PI. Os resultados mostram que: apesar dos participantes terem sido ouvidos, faltou melhor compreensão sobre IA; a quantidade de atividades foi pontual e insuficiente; e faltou também maior envolvimento das pessoas da comunidade no processo tempo. Além disso, constatou-se que a sensibilização obtida como resultado do processo foi pontual e efêmera. Portanto, nosso principal diagnóstico do caso é que, ao não vincular o PI a um caráter educativo mais profundo, conforme os princípios da EA crítica, perde-se oportunidade de estimular os participantes a questionar mais direta e profundamente certos valores e princípios da sociedade. Isso para contribuir para um esclarecimento e engajamento maior dos sujeitos em transformações estruturais exigidas pela busca de soluções de problemas ambientais atuais, na perspectiva da transição para sociedades sustentáveis.
id UFRN_56496f541704976d87d49fd12ffbb290
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49977
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Affonso, Gustavo Uchôa de Mellohttps://orcid.org/0000-0002-3328-1481http://lattes.cnpq.br/7810208846384218http://lattes.cnpq.br/0105245515649663Pinto, Alessandra Buonavoglia CostaSinay, LaraLucena, Rebecca Lunahttps://orcid.org/0000-0003-4670-265Xhttp://lattes.cnpq.br/7007364724379098Alves, Daniel Durante Pereira2022-12-05T14:45:38Z2022-12-05T14:45:38Z2022-08-18AFFONSO, Gustavo Uchôa de Mello. Em busca de sociedades sustentáveis: reflexões sobre interpretação ambiental em unidades de conservação de proteção integral, a partir do estudo do caso do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos/BA. Orientador: Daniel Durante Pereira Alves. 2022. 111f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49977A grave crise socioambiental que vivemos exige transformações estruturais na relação entre sociedade e natureza. Este trabalho busca aprimorar o entendimento de uma ferramenta com grande potencial para contribuir para estas transformações: a Interpretação Ambiental (IA) aplicada ao ecoturismo em Unidades de Conservação (UCs) brasileiras de proteção integral. Com o objetivo geral de refletir sobre a pertinência dos planos de IA nas UCs de proteção integral no Brasil, foi analisado o Plano Interpretativo (PI) do Parque Nacional Marinho (PARNAMAR) dos Abrolhos, Brasil, tendo em vista a transição para Sociedades Sustentáveis. Para isso, este estudo foi dividido em dois capítulos, na forma de artigos científicos. No primeiro, o objetivo foi investigar a importância da IA enquanto instrumento da educação ambiental (EA) crítica no ecoturismo em UCs, destacando o papel da elaboração de PIs, no intuito de definir os critérios para analisar o PI do PARNAMAR dos Abrolhos. Através de uma análise qualitativa de dados, realizou-se uma revisão de literatura, buscando o diálogo interdisciplinar entre diversas perspectivas discursivas para compreender o paradigma da IA e EA no âmbito do ecoturismo em UCs. Como resultado, percebe-se que, para os PIs potencializarem o ecoturismo como uma atividade de impacto socioambiental positivo e transformador, eles precisam estar alinhados a princípios educadores ambientalistas, ou seja, à EA crítica. No segundo capítulo, o objetivo foi fazer um diagnóstico qualitativo do caráter participativo do processo de elaboração do PI do PARNAMAR dos Abrolhos, elaborado entre 2017 e 2018. Para tanto, foram utilizadas três fontes de evidência para análise: documentação, observação assistemática, e entrevistas semiestruturadas, realizadas no mês de abril de 2022. Dentre os entrevistados, estão servidores do ICMBio e colaboradores locais representantes das treze instituições participantes da elaboração do PI. Os resultados mostram que: apesar dos participantes terem sido ouvidos, faltou melhor compreensão sobre IA; a quantidade de atividades foi pontual e insuficiente; e faltou também maior envolvimento das pessoas da comunidade no processo tempo. Além disso, constatou-se que a sensibilização obtida como resultado do processo foi pontual e efêmera. Portanto, nosso principal diagnóstico do caso é que, ao não vincular o PI a um caráter educativo mais profundo, conforme os princípios da EA crítica, perde-se oportunidade de estimular os participantes a questionar mais direta e profundamente certos valores e princípios da sociedade. Isso para contribuir para um esclarecimento e engajamento maior dos sujeitos em transformações estruturais exigidas pela busca de soluções de problemas ambientais atuais, na perspectiva da transição para sociedades sustentáveis.The serious socio-environmental crisis we are experiencing requires structural changes in the relationship between society and nature. This work seeks to improve the understanding of a tool with great potential to contribute to these transformations: Environmental Interpretation (EI) applied to ecotourism in Brazilian Fully Protected Conservation Units (CUs). With the general aim of reflecting on the relevance of EI plans in Fully Protected CUs in Brazil, the Interpretative Plan (IP) of the Abrolhos Marine National Park, Brazil, was analyzed, with a view on the transition to Sustainable Societies. For it, this study was divided into two chapters, in the form of scientific papers. In the first one, the objective was to investigate the importance of EI as a tool of critical environmental education (EE) in ecotourism in CUs, highlighting the role of IP elaboration. This in order to define the criteria to analyze the IP of the Abrolhos Marine National Park. Through a qualitative analysis of data, a literature review was carried out, seeking an interdisciplinary dialogue between different discursive perspectives to understand the paradigm of EI and EE in the scope of ecotourism in CUs. As a result, it can be seen that, for IPs to enhance ecotourism as an activity with a positive socio-environmental impact, reflecting contributions to deep sociocultural transformations, they need to be aligned with environmental education principles, that is, critical EE. In the second chapter, the aim was to make a qualitative diagnosis of the participatory nature of the elaboration process of the IP of Abrolhos Marine National Park, prepared between 2017 and 2018. For that, three sources of evidence were used for analysis: documentation, unsystematic observation, and open semi-structured interviews, carried out in April 2022. Among the interviewees, there are ICMBio employees and local collaborators representing the thirteen participating institutions. The results show that: although the participants were heard, there was a lack of a better understanding of EI; the amount of activities was punctual and insufficient; and there was also a lack of greater involvement of people from the community in the time process. In addition, it was found that the awareness obtained as a result of the process was punctual and ephemeral. Therefore, our main diagnosis of the case is that, by not linking the IP to a deeper educational character, according to the principles of critical EE, an opportunity is lost to encourage participants to question more directly and deeply certain values and principles of society. This in order to contribute to a greater clarification and engagement of the people in the structural transformations required by the search of solutions to current environmental problems, in the perspective of the transition to sustainable societies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - PRODEMAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASEcoturismoPI - Plano interpretativoEducação ambiental "crítica" - PARNAS (Parques Nacionais)Unidades de conservaçãoSociedades sustentáveisEm busca de sociedades sustentáveis: reflexões sobre interpretação ambiental em unidades de conservação de proteção integral, a partir do estudo do caso do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos/BAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALBuscasociedadessustentaveis_Affonso_2022.pdfapplication/pdf1999155https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49977/1/Buscasociedadessustentaveis_Affonso_2022.pdf7862d71cdb1a874281ecea51d8052a86MD51123456789/499772022-12-05 11:46:26.832oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49977Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-05T14:46:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Em busca de sociedades sustentáveis: reflexões sobre interpretação ambiental em unidades de conservação de proteção integral, a partir do estudo do caso do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos/BA
title Em busca de sociedades sustentáveis: reflexões sobre interpretação ambiental em unidades de conservação de proteção integral, a partir do estudo do caso do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos/BA
spellingShingle Em busca de sociedades sustentáveis: reflexões sobre interpretação ambiental em unidades de conservação de proteção integral, a partir do estudo do caso do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos/BA
Affonso, Gustavo Uchôa de Mello
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Ecoturismo
PI - Plano interpretativo
Educação ambiental "crítica" - PARNAS (Parques Nacionais)
Unidades de conservação
Sociedades sustentáveis
title_short Em busca de sociedades sustentáveis: reflexões sobre interpretação ambiental em unidades de conservação de proteção integral, a partir do estudo do caso do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos/BA
title_full Em busca de sociedades sustentáveis: reflexões sobre interpretação ambiental em unidades de conservação de proteção integral, a partir do estudo do caso do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos/BA
title_fullStr Em busca de sociedades sustentáveis: reflexões sobre interpretação ambiental em unidades de conservação de proteção integral, a partir do estudo do caso do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos/BA
title_full_unstemmed Em busca de sociedades sustentáveis: reflexões sobre interpretação ambiental em unidades de conservação de proteção integral, a partir do estudo do caso do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos/BA
title_sort Em busca de sociedades sustentáveis: reflexões sobre interpretação ambiental em unidades de conservação de proteção integral, a partir do estudo do caso do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos/BA
author Affonso, Gustavo Uchôa de Mello
author_facet Affonso, Gustavo Uchôa de Mello
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3328-1481
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7810208846384218
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0105245515649663
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Sinay, Lara
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lucena, Rebecca Luna
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4670-265X
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7007364724379098
dc.contributor.author.fl_str_mv Affonso, Gustavo Uchôa de Mello
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pinto, Alessandra Buonavoglia Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Daniel Durante Pereira
contributor_str_mv Pinto, Alessandra Buonavoglia Costa
Alves, Daniel Durante Pereira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
topic CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Ecoturismo
PI - Plano interpretativo
Educação ambiental "crítica" - PARNAS (Parques Nacionais)
Unidades de conservação
Sociedades sustentáveis
dc.subject.por.fl_str_mv Ecoturismo
PI - Plano interpretativo
Educação ambiental "crítica" - PARNAS (Parques Nacionais)
Unidades de conservação
Sociedades sustentáveis
description A grave crise socioambiental que vivemos exige transformações estruturais na relação entre sociedade e natureza. Este trabalho busca aprimorar o entendimento de uma ferramenta com grande potencial para contribuir para estas transformações: a Interpretação Ambiental (IA) aplicada ao ecoturismo em Unidades de Conservação (UCs) brasileiras de proteção integral. Com o objetivo geral de refletir sobre a pertinência dos planos de IA nas UCs de proteção integral no Brasil, foi analisado o Plano Interpretativo (PI) do Parque Nacional Marinho (PARNAMAR) dos Abrolhos, Brasil, tendo em vista a transição para Sociedades Sustentáveis. Para isso, este estudo foi dividido em dois capítulos, na forma de artigos científicos. No primeiro, o objetivo foi investigar a importância da IA enquanto instrumento da educação ambiental (EA) crítica no ecoturismo em UCs, destacando o papel da elaboração de PIs, no intuito de definir os critérios para analisar o PI do PARNAMAR dos Abrolhos. Através de uma análise qualitativa de dados, realizou-se uma revisão de literatura, buscando o diálogo interdisciplinar entre diversas perspectivas discursivas para compreender o paradigma da IA e EA no âmbito do ecoturismo em UCs. Como resultado, percebe-se que, para os PIs potencializarem o ecoturismo como uma atividade de impacto socioambiental positivo e transformador, eles precisam estar alinhados a princípios educadores ambientalistas, ou seja, à EA crítica. No segundo capítulo, o objetivo foi fazer um diagnóstico qualitativo do caráter participativo do processo de elaboração do PI do PARNAMAR dos Abrolhos, elaborado entre 2017 e 2018. Para tanto, foram utilizadas três fontes de evidência para análise: documentação, observação assistemática, e entrevistas semiestruturadas, realizadas no mês de abril de 2022. Dentre os entrevistados, estão servidores do ICMBio e colaboradores locais representantes das treze instituições participantes da elaboração do PI. Os resultados mostram que: apesar dos participantes terem sido ouvidos, faltou melhor compreensão sobre IA; a quantidade de atividades foi pontual e insuficiente; e faltou também maior envolvimento das pessoas da comunidade no processo tempo. Além disso, constatou-se que a sensibilização obtida como resultado do processo foi pontual e efêmera. Portanto, nosso principal diagnóstico do caso é que, ao não vincular o PI a um caráter educativo mais profundo, conforme os princípios da EA crítica, perde-se oportunidade de estimular os participantes a questionar mais direta e profundamente certos valores e princípios da sociedade. Isso para contribuir para um esclarecimento e engajamento maior dos sujeitos em transformações estruturais exigidas pela busca de soluções de problemas ambientais atuais, na perspectiva da transição para sociedades sustentáveis.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-05T14:45:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-05T14:45:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AFFONSO, Gustavo Uchôa de Mello. Em busca de sociedades sustentáveis: reflexões sobre interpretação ambiental em unidades de conservação de proteção integral, a partir do estudo do caso do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos/BA. Orientador: Daniel Durante Pereira Alves. 2022. 111f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49977
identifier_str_mv AFFONSO, Gustavo Uchôa de Mello. Em busca de sociedades sustentáveis: reflexões sobre interpretação ambiental em unidades de conservação de proteção integral, a partir do estudo do caso do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos/BA. Orientador: Daniel Durante Pereira Alves. 2022. 111f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - PRODEMA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49977/1/Buscasociedadessustentaveis_Affonso_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7862d71cdb1a874281ecea51d8052a86
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117746510528512