Necessidades formativas de condutores de visitantes em Parques Nacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ecoturismo |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6656 |
Resumo: | Este estudo descritivo, exploratório e quanti-qualitativo teve como objetivo identificar as necessidades formativas de 79 condutores de visitantes dos Parques Nacionais (PARNA) do Caparaó (PNC) e Serra da Capivara (PNSC). As informações foram coletadas a partir de entrevista semiestruturada, cujo tema gerador contemplou as necessidades formativas apontadas pelos próprios condutores. Os resultados revelam que os condutores investigados têm preferência por cursos de capacitação predominantemente práticos e que contemplem mais a realidade específica de cada PARNA investigado. Neste sentido, os profissionais apontam as necessidades de que os cursos possuam caráter prático e sejam ministrados no interior dos PARNAS, contemplando tanto os conhecimentos instrumentais necessários à atividade de condução quanto as características ecológicas específicas do parque, região, bioma e ecossistema em que as atividades ocorrem. Os cursos mais reivindicados pelos condutores investigados foram os de primeiros socorros, os de segundo idioma e os de características ecológicas do parque, da região, do bioma e do ecossistema. Educational needs of visitors’ instructors in National Parks ABSTRACT This descriptive, exploratory, and quantitative-qualitative study had the objective of identifying the educational needs of 79 instructors of visitors from the Caparaó (PNC) and Serra da Capivara (PNSC) National Parks (PARNA). Information was collected from semi-structured interviews, whose generating theme contemplated the educational needs pointed out by the instructors themselves. Results show that the investigated instructors have a preference for predominantly practical training courses that more closely reflect the specific reality of each PARNA investigated. In this sense, professionals point out the need for the courses to be practical and delivered within the PARNAs, taking into account both the instrumental knowledge required for the professional activity and the specific ecological characteristics of the park, region, biome and ecosystem in which the activities take place. The most claimed courses by the investigated instructors were first aid, second language, and ecological features of the park, region, biome, and ecosystem. KEYWORDS: Ecotourism; National Parks; Visitor Instructors; Formative Needs. |
id |
SBECOTUR-1_dd3246060f5e608070bdaa57f6a19408 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6656 |
network_acronym_str |
SBECOTUR-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ecoturismo |
repository_id_str |
|
spelling |
Necessidades formativas de condutores de visitantes em Parques NacionaisEcoturismoParques NacionaisCondutor de VisitanteNecessidades Formativas.Este estudo descritivo, exploratório e quanti-qualitativo teve como objetivo identificar as necessidades formativas de 79 condutores de visitantes dos Parques Nacionais (PARNA) do Caparaó (PNC) e Serra da Capivara (PNSC). As informações foram coletadas a partir de entrevista semiestruturada, cujo tema gerador contemplou as necessidades formativas apontadas pelos próprios condutores. Os resultados revelam que os condutores investigados têm preferência por cursos de capacitação predominantemente práticos e que contemplem mais a realidade específica de cada PARNA investigado. Neste sentido, os profissionais apontam as necessidades de que os cursos possuam caráter prático e sejam ministrados no interior dos PARNAS, contemplando tanto os conhecimentos instrumentais necessários à atividade de condução quanto as características ecológicas específicas do parque, região, bioma e ecossistema em que as atividades ocorrem. Os cursos mais reivindicados pelos condutores investigados foram os de primeiros socorros, os de segundo idioma e os de características ecológicas do parque, da região, do bioma e do ecossistema. Educational needs of visitors’ instructors in National Parks ABSTRACT This descriptive, exploratory, and quantitative-qualitative study had the objective of identifying the educational needs of 79 instructors of visitors from the Caparaó (PNC) and Serra da Capivara (PNSC) National Parks (PARNA). Information was collected from semi-structured interviews, whose generating theme contemplated the educational needs pointed out by the instructors themselves. Results show that the investigated instructors have a preference for predominantly practical training courses that more closely reflect the specific reality of each PARNA investigated. In this sense, professionals point out the need for the courses to be practical and delivered within the PARNAs, taking into account both the instrumental knowledge required for the professional activity and the specific ecological characteristics of the park, region, biome and ecosystem in which the activities take place. The most claimed courses by the investigated instructors were first aid, second language, and ecological features of the park, region, biome, and ecosystem. KEYWORDS: Ecotourism; National Parks; Visitor Instructors; Formative Needs.Universidade Federal de São Paulo2017-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/665610.34024/rbecotur.2017.v10.6656Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 10 n. 4 (2017): novembro/2017-janeiro/2018Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 10 No. 4 (2017): novembro/2017-janeiro/2018Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 10 Núm. 4 (2017): novembro/2017-janeiro/20181983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6656/4248Cotes, MarcialSalles, William das NevesSchiavetti, AlexandreNascimento, Juarez Vieira doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T13:58:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6656Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2019-09-24T13:58:40Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Necessidades formativas de condutores de visitantes em Parques Nacionais |
title |
Necessidades formativas de condutores de visitantes em Parques Nacionais |
spellingShingle |
Necessidades formativas de condutores de visitantes em Parques Nacionais Cotes, Marcial Ecoturismo Parques Nacionais Condutor de Visitante Necessidades Formativas. |
title_short |
Necessidades formativas de condutores de visitantes em Parques Nacionais |
title_full |
Necessidades formativas de condutores de visitantes em Parques Nacionais |
title_fullStr |
Necessidades formativas de condutores de visitantes em Parques Nacionais |
title_full_unstemmed |
Necessidades formativas de condutores de visitantes em Parques Nacionais |
title_sort |
Necessidades formativas de condutores de visitantes em Parques Nacionais |
author |
Cotes, Marcial |
author_facet |
Cotes, Marcial Salles, William das Neves Schiavetti, Alexandre Nascimento, Juarez Vieira do |
author_role |
author |
author2 |
Salles, William das Neves Schiavetti, Alexandre Nascimento, Juarez Vieira do |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cotes, Marcial Salles, William das Neves Schiavetti, Alexandre Nascimento, Juarez Vieira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ecoturismo Parques Nacionais Condutor de Visitante Necessidades Formativas. |
topic |
Ecoturismo Parques Nacionais Condutor de Visitante Necessidades Formativas. |
description |
Este estudo descritivo, exploratório e quanti-qualitativo teve como objetivo identificar as necessidades formativas de 79 condutores de visitantes dos Parques Nacionais (PARNA) do Caparaó (PNC) e Serra da Capivara (PNSC). As informações foram coletadas a partir de entrevista semiestruturada, cujo tema gerador contemplou as necessidades formativas apontadas pelos próprios condutores. Os resultados revelam que os condutores investigados têm preferência por cursos de capacitação predominantemente práticos e que contemplem mais a realidade específica de cada PARNA investigado. Neste sentido, os profissionais apontam as necessidades de que os cursos possuam caráter prático e sejam ministrados no interior dos PARNAS, contemplando tanto os conhecimentos instrumentais necessários à atividade de condução quanto as características ecológicas específicas do parque, região, bioma e ecossistema em que as atividades ocorrem. Os cursos mais reivindicados pelos condutores investigados foram os de primeiros socorros, os de segundo idioma e os de características ecológicas do parque, da região, do bioma e do ecossistema. Educational needs of visitors’ instructors in National Parks ABSTRACT This descriptive, exploratory, and quantitative-qualitative study had the objective of identifying the educational needs of 79 instructors of visitors from the Caparaó (PNC) and Serra da Capivara (PNSC) National Parks (PARNA). Information was collected from semi-structured interviews, whose generating theme contemplated the educational needs pointed out by the instructors themselves. Results show that the investigated instructors have a preference for predominantly practical training courses that more closely reflect the specific reality of each PARNA investigated. In this sense, professionals point out the need for the courses to be practical and delivered within the PARNAs, taking into account both the instrumental knowledge required for the professional activity and the specific ecological characteristics of the park, region, biome and ecosystem in which the activities take place. The most claimed courses by the investigated instructors were first aid, second language, and ecological features of the park, region, biome, and ecosystem. KEYWORDS: Ecotourism; National Parks; Visitor Instructors; Formative Needs. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6656 10.34024/rbecotur.2017.v10.6656 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6656 |
identifier_str_mv |
10.34024/rbecotur.2017.v10.6656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6656/4248 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 10 n. 4 (2017): novembro/2017-janeiro/2018 Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 10 No. 4 (2017): novembro/2017-janeiro/2018 Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 10 Núm. 4 (2017): novembro/2017-janeiro/2018 1983-9391 reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur) instacron:SBECOTUR |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur) |
instacron_str |
SBECOTUR |
institution |
SBECOTUR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ecoturismo |
collection |
Revista Brasileira de Ecoturismo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur) |
repository.mail.fl_str_mv |
||zneiman@gmail.com |
_version_ |
1799138611045597184 |