Estudo do desempenho de candidatos à UFRN na prova de redação do Enem no período de 2013 a 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Sandra Cristina Bezerra de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28003
Resumo: No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a produção do texto é avaliada na prova de redação, que tem revelado um baixo desempenho por parte dos estudantes. Dessa forma, os resultados dessa avaliação podem fornecer informações relevantes para que se reflita, de forma crítica, sobre os processos de ensino e aprendizagem da produção do texto argumentativo no ensino médio. Nosso estudo tem como objetivo geral caracterizar as dificuldades encontradas pelos estudantes ao produzirem um texto argumentativo a partir da pontuação obtida na redação do Enem, dos resultados encontrados por pesquisadores, relativos aos aspectos avaliados na matriz de competências utilizada para corrigi-la, e de teóricos que discutem problemas relativos à produção textual na escola. Quanto à metodologia adotada, trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual assumimos uma perspectiva que combina, de forma dialética, as dimensões quantitativa e qualitativa com base na filosofia dialética. O nosso corpus é constituído de dados obtidos dos microdados do INEP e reorganizados pelo Setor de Estatística do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da UFRN, publicados no Observatório da Vida do Estudante (OVEU), a partir dos quais analisamos o desempenho dos estudantes. Adotamos, como aporte teórico, a visão de Vygotsky quanto à relação entre pensamento e linguagem, a concepção de texto ampliada que foi adotada pela Linguística textual, a noção de gênero textual, o tipo argumentativo e alguns aspectos relativos à argumentação. Os resultados mostram que os estudantes ainda têm algumas dificuldades para redigir um texto argumentativo. Constatamos que há necessidade de um trabalho mais intensivo em sala de aula quanto à produção de textos argumentativos e, por isso, sugerimos a realização de eventos de capacitação que contribuam para o aperfeiçoamento dos professores possibilitando-os a trabalharem com esse tipo textual no ambiente escolar.
id UFRN_576a15b05a3d318e80f7c7649daf38b7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28003
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Barros, Sandra Cristina Bezerra deFreitas, Alessandra Cardozo deBormann, Maria Aliete CavalcanteAlves, Maria da Penha CasadoOliveira, Risoleide Rosa Freire deNunez, Isauro Beltran2019-11-25T22:36:28Z2019-11-25T22:36:28Z2019-08-30BARROS, Sandra Cristina Bezerra de. Estudo do desempenho de candidatos à UFRN na prova de redação do Enem no período de 2013 a 2016. 2019. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28003No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a produção do texto é avaliada na prova de redação, que tem revelado um baixo desempenho por parte dos estudantes. Dessa forma, os resultados dessa avaliação podem fornecer informações relevantes para que se reflita, de forma crítica, sobre os processos de ensino e aprendizagem da produção do texto argumentativo no ensino médio. Nosso estudo tem como objetivo geral caracterizar as dificuldades encontradas pelos estudantes ao produzirem um texto argumentativo a partir da pontuação obtida na redação do Enem, dos resultados encontrados por pesquisadores, relativos aos aspectos avaliados na matriz de competências utilizada para corrigi-la, e de teóricos que discutem problemas relativos à produção textual na escola. Quanto à metodologia adotada, trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual assumimos uma perspectiva que combina, de forma dialética, as dimensões quantitativa e qualitativa com base na filosofia dialética. O nosso corpus é constituído de dados obtidos dos microdados do INEP e reorganizados pelo Setor de Estatística do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da UFRN, publicados no Observatório da Vida do Estudante (OVEU), a partir dos quais analisamos o desempenho dos estudantes. Adotamos, como aporte teórico, a visão de Vygotsky quanto à relação entre pensamento e linguagem, a concepção de texto ampliada que foi adotada pela Linguística textual, a noção de gênero textual, o tipo argumentativo e alguns aspectos relativos à argumentação. Os resultados mostram que os estudantes ainda têm algumas dificuldades para redigir um texto argumentativo. Constatamos que há necessidade de um trabalho mais intensivo em sala de aula quanto à produção de textos argumentativos e, por isso, sugerimos a realização de eventos de capacitação que contribuam para o aperfeiçoamento dos professores possibilitando-os a trabalharem com esse tipo textual no ambiente escolar.In the National High School Exam (Enem), the production of written texts is evaluated in a writing test, which has shown poor student performance. Thus, the results of this national exam may provide relevant information to critically reflect on the teaching and learning processes of argumentative text production during high school. Our study aims to characterize the difficulties encountered by students in the production of an argumentative text based on the score obtained in the ENEM writing test, on the results found by researchers in relation to the aspects evaluated in the reference matrix used to correct it, and on theorists who discuss problems related to textual production in schools. As for the methodology adopted, it is a descriptive research, in which we assume a perspective that dialectically combines the quantitative and qualitative dimensions of research based on dialectical philosophy. Our corpus consists of data obtained from INEP microdata and reorganized by the Statistics Department of the UFRN's Permanent Examination Center, published in the Student Life Observatory (OVEU), from which we analyze student performance. We adopted as a theoretical basis Vygotsky's view of the relationship between thought and language, the broader text conception adopted by textual linguistics, the notion of textual genre, the argumentative type and some aspects related to argumentation. The results show that students still have some difficulties in writing argumentative text. We found that there is a need for more intensive work in the classroom regarding the production of argumentative texts and, therefore, we suggest teacher training that contributes to teacher development and enables teachers to work with this textual type in the school environment.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORedaçãoTexto argumentativoEnemEducaçãoEstudo do desempenho de candidatos à UFRN na prova de redação do Enem no período de 2013 a 2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstudodesempenhocandidatos_Barros_2019.pdfapplication/pdf2278359https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28003/1/Estudodesempenhocandidatos_Barros_2019.pdf963500b2f57b94eb0d39fe8d8060a7f0MD51TEXTEstudodesempenhocandidatos_Barros_2019.pdf.txtEstudodesempenhocandidatos_Barros_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain224315https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28003/2/Estudodesempenhocandidatos_Barros_2019.pdf.txtcd1e6407a568cda760c8a078e7ee4f9cMD52THUMBNAILEstudodesempenhocandidatos_Barros_2019.pdf.jpgEstudodesempenhocandidatos_Barros_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28003/3/Estudodesempenhocandidatos_Barros_2019.pdf.jpg17bd8ce3240af82679c0e2026cf18d4aMD53123456789/280032019-12-01 02:28:20.854oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28003Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:28:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo do desempenho de candidatos à UFRN na prova de redação do Enem no período de 2013 a 2016
title Estudo do desempenho de candidatos à UFRN na prova de redação do Enem no período de 2013 a 2016
spellingShingle Estudo do desempenho de candidatos à UFRN na prova de redação do Enem no período de 2013 a 2016
Barros, Sandra Cristina Bezerra de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Redação
Texto argumentativo
Enem
Educação
title_short Estudo do desempenho de candidatos à UFRN na prova de redação do Enem no período de 2013 a 2016
title_full Estudo do desempenho de candidatos à UFRN na prova de redação do Enem no período de 2013 a 2016
title_fullStr Estudo do desempenho de candidatos à UFRN na prova de redação do Enem no período de 2013 a 2016
title_full_unstemmed Estudo do desempenho de candidatos à UFRN na prova de redação do Enem no período de 2013 a 2016
title_sort Estudo do desempenho de candidatos à UFRN na prova de redação do Enem no período de 2013 a 2016
author Barros, Sandra Cristina Bezerra de
author_facet Barros, Sandra Cristina Bezerra de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Freitas, Alessandra Cardozo de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Bormann, Maria Aliete Cavalcante
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Oliveira, Risoleide Rosa Freire de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Sandra Cristina Bezerra de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunez, Isauro Beltran
contributor_str_mv Nunez, Isauro Beltran
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Redação
Texto argumentativo
Enem
Educação
dc.subject.por.fl_str_mv Redação
Texto argumentativo
Enem
Educação
description No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a produção do texto é avaliada na prova de redação, que tem revelado um baixo desempenho por parte dos estudantes. Dessa forma, os resultados dessa avaliação podem fornecer informações relevantes para que se reflita, de forma crítica, sobre os processos de ensino e aprendizagem da produção do texto argumentativo no ensino médio. Nosso estudo tem como objetivo geral caracterizar as dificuldades encontradas pelos estudantes ao produzirem um texto argumentativo a partir da pontuação obtida na redação do Enem, dos resultados encontrados por pesquisadores, relativos aos aspectos avaliados na matriz de competências utilizada para corrigi-la, e de teóricos que discutem problemas relativos à produção textual na escola. Quanto à metodologia adotada, trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual assumimos uma perspectiva que combina, de forma dialética, as dimensões quantitativa e qualitativa com base na filosofia dialética. O nosso corpus é constituído de dados obtidos dos microdados do INEP e reorganizados pelo Setor de Estatística do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da UFRN, publicados no Observatório da Vida do Estudante (OVEU), a partir dos quais analisamos o desempenho dos estudantes. Adotamos, como aporte teórico, a visão de Vygotsky quanto à relação entre pensamento e linguagem, a concepção de texto ampliada que foi adotada pela Linguística textual, a noção de gênero textual, o tipo argumentativo e alguns aspectos relativos à argumentação. Os resultados mostram que os estudantes ainda têm algumas dificuldades para redigir um texto argumentativo. Constatamos que há necessidade de um trabalho mais intensivo em sala de aula quanto à produção de textos argumentativos e, por isso, sugerimos a realização de eventos de capacitação que contribuam para o aperfeiçoamento dos professores possibilitando-os a trabalharem com esse tipo textual no ambiente escolar.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-25T22:36:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-25T22:36:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARROS, Sandra Cristina Bezerra de. Estudo do desempenho de candidatos à UFRN na prova de redação do Enem no período de 2013 a 2016. 2019. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28003
identifier_str_mv BARROS, Sandra Cristina Bezerra de. Estudo do desempenho de candidatos à UFRN na prova de redação do Enem no período de 2013 a 2016. 2019. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28003/1/Estudodesempenhocandidatos_Barros_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28003/2/Estudodesempenhocandidatos_Barros_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28003/3/Estudodesempenhocandidatos_Barros_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 963500b2f57b94eb0d39fe8d8060a7f0
cd1e6407a568cda760c8a078e7ee4f9c
17bd8ce3240af82679c0e2026cf18d4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117897865134080