Política de formação docente para a educação profissional dos professores do IFRN: avanços e desafios (2008-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damascena, Edilza Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29673
Resumo: Este trabalho analisa aspectos da formação de professores para a Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, considerando o período de 2008 a 2018. Almeja-se, como objetivo, analisar as ações realizadas nesse campo empírico para formar seus respectivos docentes, identificando os avanços e os desafios para a implementação de uma política institucional de formação voltada para as especificidades da docência na modalidade Educação Profissional, considerando as concepções de formação humana, de Educação Profissional e de formação de professores apresentadas nos documentos institucionais. Tomamos como percurso teórico-metodológico o enfoque do materialismo histórico-dialético, a partir do qual foi sistematizado um trajeto que contou com revisão da literatura; análise documental; realização de entrevistas com coordenadores e docentes dos cursos investigados; e aplicação de questionário com os professores da instituição que foram cursistas nestes. A análise dos dados revela desafios consideráveis na perspectiva de uma política formativa específica, mas também apresenta significativos avanços. Entre os desafios, constata-se a necessidade da oferta de cursos voltados especificamente à docência, na modalidade de Educação Profissional, com maior duração, no formato de pós-graduação e de graduação. Além disso, quando estes são ofertados, registra-se baixíssima adesão dos docentes que atuam na própria instituição, recorrendo-se, em todos os casos, ao preenchimento de vagas com demanda externa. Contudo, a pesquisa demonstra que, para os que participam, os cursos se constituem importantes espaços formativos que subsidiam a prática pedagógica. Dessa forma, defendemos que as ações desenvolvidas no âmbito do IFRN, no período de 2008 a 2018, voltadas à formação de seus próprios professores e que tratam especificamente do exercício da docência e respectivas especificidades da modalidade são pontuais, pouco articuladas e decorrem, principalmente, de indução externa, além de serem desprovidas de caráter universalizante. No entanto, uma vez que os processos formativos são fundamentados pelas concepções de formação humana integral, Educação Profissional e formação de professores, assumidas nos documentos institucionais, tais ações podem favorecer a materialização de um processo formativo que contribui para construir postura de compromisso ético-políticodidático-pedagógico do corpo docente, sem o qual não é possível ter-se uma perspectiva de educação voltada aos interesses da classe trabalhadora, ou seja, contra-hegemônicos.
id UFRN_5815072341503ac88b41dbfd4a1a9c9c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29673
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Damascena, Edilza AlvesCabral Neto, AntonioCavalcante, Ilane FerreiraNascimento, José Mateus doGarcia, Luciane Terra dos SantosMachado, Lucilia Regina de SouzaQueiroz, Maria Aparecida deMoura, Dante Henrique2020-07-20T17:44:50Z2020-07-20T17:44:50Z2020-02-28DAMASCENA, Edilza Alves. Política de formação docente para a educação profissional dos professores do IFRN: avanços e desafios (2008-2018). 2020. 265f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29673Este trabalho analisa aspectos da formação de professores para a Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, considerando o período de 2008 a 2018. Almeja-se, como objetivo, analisar as ações realizadas nesse campo empírico para formar seus respectivos docentes, identificando os avanços e os desafios para a implementação de uma política institucional de formação voltada para as especificidades da docência na modalidade Educação Profissional, considerando as concepções de formação humana, de Educação Profissional e de formação de professores apresentadas nos documentos institucionais. Tomamos como percurso teórico-metodológico o enfoque do materialismo histórico-dialético, a partir do qual foi sistematizado um trajeto que contou com revisão da literatura; análise documental; realização de entrevistas com coordenadores e docentes dos cursos investigados; e aplicação de questionário com os professores da instituição que foram cursistas nestes. A análise dos dados revela desafios consideráveis na perspectiva de uma política formativa específica, mas também apresenta significativos avanços. Entre os desafios, constata-se a necessidade da oferta de cursos voltados especificamente à docência, na modalidade de Educação Profissional, com maior duração, no formato de pós-graduação e de graduação. Além disso, quando estes são ofertados, registra-se baixíssima adesão dos docentes que atuam na própria instituição, recorrendo-se, em todos os casos, ao preenchimento de vagas com demanda externa. Contudo, a pesquisa demonstra que, para os que participam, os cursos se constituem importantes espaços formativos que subsidiam a prática pedagógica. Dessa forma, defendemos que as ações desenvolvidas no âmbito do IFRN, no período de 2008 a 2018, voltadas à formação de seus próprios professores e que tratam especificamente do exercício da docência e respectivas especificidades da modalidade são pontuais, pouco articuladas e decorrem, principalmente, de indução externa, além de serem desprovidas de caráter universalizante. No entanto, uma vez que os processos formativos são fundamentados pelas concepções de formação humana integral, Educação Profissional e formação de professores, assumidas nos documentos institucionais, tais ações podem favorecer a materialização de um processo formativo que contribui para construir postura de compromisso ético-políticodidático-pedagógico do corpo docente, sem o qual não é possível ter-se uma perspectiva de educação voltada aos interesses da classe trabalhadora, ou seja, contra-hegemônicos.This paper analyzes aspects of teacher training for Professional Education at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, considering the period from 2008 to 2018. It aims, as an objective, to analyze the actions carried out in this empirical field to train its respective teachers, identifying the advances and challenges for the implementation of an institutional training policy focused on the specificities of teaching in the Professional Education modality, considering the concepts of human training, Professional Education and teacher training presented in the institutional documents. We took, as a theoretical-methodological approach, the focus of historical-dialectical materialism, from which a trajectory was systematized that included a literature review; document analysis; interviews with coordinators and teachers of the investigated courses; and questionnaire application to the institution's teachers who were former students in these courses. The data analysis reveals considerable challenges from the perspective of a specific training policy, but it also presents significant advances. Among the challenges, there is the need to offer courses aimed specifically at teaching, in the Professional Education modality, with a longer duration, at the graduate and undergraduate level. In addition, when these are offered, there is a very low adhesion of teachers working in the institution, filling the vacancies with external demand in all cases. However, the research shows that, for those who participate, the courses are important training environments that support pedagogical practice. Thus, we defend that the actions developed within the scope of IFRN, in the period from 2008 to 2018, aimed at the training of their own teachers and that specifically deal with teaching practice and the respective specificities of the modality, are punctual, poorly articulated and happen, mainly, with external induction, besides being devoid of a universal feature. However, since the training processes are based on the concepts of integral human formation, Professional Education and teacher training assumed in the institutional documents, such actions may favor the materialization of a training process that contributes to building an ethical-political-didactic-pedagogical commitment of the teaching staff, without which there may not be a perspective of education aimed at the interests of the working class, that is, counter-hegemonic concerns.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação de professoresEducação profissionalPolíticaPolítica de formação docente para a educação profissional dos professores do IFRN: avanços e desafios (2008-2018)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPoliticaformacaodocente_Damascena_2020.pdfapplication/pdf2370019https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29673/1/Politicaformacaodocente_Damascena_2020.pdf9c83ed0ece2ddfbf7a7d00b856228f93MD51TEXTPoliticaformacaodocente_Damascena_2020.pdf.txtPoliticaformacaodocente_Damascena_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain735142https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29673/2/Politicaformacaodocente_Damascena_2020.pdf.txt72b324b62856e622de16793cf68a3da6MD52THUMBNAILPoliticaformacaodocente_Damascena_2020.pdf.jpgPoliticaformacaodocente_Damascena_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1296https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29673/3/Politicaformacaodocente_Damascena_2020.pdf.jpg7bbfa11712602f0d1b064e11cdbe9074MD53123456789/296732020-07-26 04:51:56.766oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29673Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-26T07:51:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Política de formação docente para a educação profissional dos professores do IFRN: avanços e desafios (2008-2018)
title Política de formação docente para a educação profissional dos professores do IFRN: avanços e desafios (2008-2018)
spellingShingle Política de formação docente para a educação profissional dos professores do IFRN: avanços e desafios (2008-2018)
Damascena, Edilza Alves
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação de professores
Educação profissional
Política
title_short Política de formação docente para a educação profissional dos professores do IFRN: avanços e desafios (2008-2018)
title_full Política de formação docente para a educação profissional dos professores do IFRN: avanços e desafios (2008-2018)
title_fullStr Política de formação docente para a educação profissional dos professores do IFRN: avanços e desafios (2008-2018)
title_full_unstemmed Política de formação docente para a educação profissional dos professores do IFRN: avanços e desafios (2008-2018)
title_sort Política de formação docente para a educação profissional dos professores do IFRN: avanços e desafios (2008-2018)
author Damascena, Edilza Alves
author_facet Damascena, Edilza Alves
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Cabral Neto, Antonio
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cavalcante, Ilane Ferreira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Nascimento, José Mateus do
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Garcia, Luciane Terra dos Santos
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Machado, Lucilia Regina de Souza
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Queiroz, Maria Aparecida de
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Damascena, Edilza Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Dante Henrique
contributor_str_mv Moura, Dante Henrique
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação de professores
Educação profissional
Política
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação profissional
Política
description Este trabalho analisa aspectos da formação de professores para a Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, considerando o período de 2008 a 2018. Almeja-se, como objetivo, analisar as ações realizadas nesse campo empírico para formar seus respectivos docentes, identificando os avanços e os desafios para a implementação de uma política institucional de formação voltada para as especificidades da docência na modalidade Educação Profissional, considerando as concepções de formação humana, de Educação Profissional e de formação de professores apresentadas nos documentos institucionais. Tomamos como percurso teórico-metodológico o enfoque do materialismo histórico-dialético, a partir do qual foi sistematizado um trajeto que contou com revisão da literatura; análise documental; realização de entrevistas com coordenadores e docentes dos cursos investigados; e aplicação de questionário com os professores da instituição que foram cursistas nestes. A análise dos dados revela desafios consideráveis na perspectiva de uma política formativa específica, mas também apresenta significativos avanços. Entre os desafios, constata-se a necessidade da oferta de cursos voltados especificamente à docência, na modalidade de Educação Profissional, com maior duração, no formato de pós-graduação e de graduação. Além disso, quando estes são ofertados, registra-se baixíssima adesão dos docentes que atuam na própria instituição, recorrendo-se, em todos os casos, ao preenchimento de vagas com demanda externa. Contudo, a pesquisa demonstra que, para os que participam, os cursos se constituem importantes espaços formativos que subsidiam a prática pedagógica. Dessa forma, defendemos que as ações desenvolvidas no âmbito do IFRN, no período de 2008 a 2018, voltadas à formação de seus próprios professores e que tratam especificamente do exercício da docência e respectivas especificidades da modalidade são pontuais, pouco articuladas e decorrem, principalmente, de indução externa, além de serem desprovidas de caráter universalizante. No entanto, uma vez que os processos formativos são fundamentados pelas concepções de formação humana integral, Educação Profissional e formação de professores, assumidas nos documentos institucionais, tais ações podem favorecer a materialização de um processo formativo que contribui para construir postura de compromisso ético-políticodidático-pedagógico do corpo docente, sem o qual não é possível ter-se uma perspectiva de educação voltada aos interesses da classe trabalhadora, ou seja, contra-hegemônicos.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-20T17:44:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-20T17:44:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DAMASCENA, Edilza Alves. Política de formação docente para a educação profissional dos professores do IFRN: avanços e desafios (2008-2018). 2020. 265f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29673
identifier_str_mv DAMASCENA, Edilza Alves. Política de formação docente para a educação profissional dos professores do IFRN: avanços e desafios (2008-2018). 2020. 265f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29673/1/Politicaformacaodocente_Damascena_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29673/2/Politicaformacaodocente_Damascena_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29673/3/Politicaformacaodocente_Damascena_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c83ed0ece2ddfbf7a7d00b856228f93
72b324b62856e622de16793cf68a3da6
7bbfa11712602f0d1b064e11cdbe9074
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832820868087808