A coesão sequencial na produção escrita de alunos do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26618 |
Resumo: | A escrita, por ter um papel relevante na sociedade, tem sido, ao longo do tempo, abordada por estudiosos no campo da Educação, da Linguística Aplicada, da Linguística, entre outros, enquanto prática necessária para que os indivíduos possam assumir seus papéis como cidadãos críticos e participativos. Assim sendo, é necessário que a escola, principalmente os professores, realizem um trabalho efetivo com a produção de textos em modalidades diversas com as quais o aluno possa interagir nos mais diferentes lugares e situações. É comum observar-se que, quando solicitado a produzir determinado texto, o aluno o faça, embora essa escrita apresente alguns problemas, entre estes os de ordem da coesão. Tomando por base essas considerações, o presente trabalho tem como foco na coesão textual na produção escrita desses alunos, no que se refere ao uso dos elos de coesão sequencial, com vistas à construção dos sentidos do texto. Assim, esta investigação é norteada pela seguinte questão: como os alunos do 8º ano se utilizam de elementos coesivos sequenciais no texto escrito que produzem? Para tanto, definiu-se como objetivo geral, investigar como os alunos usam os conectores nas produções textuais no gênero carta aberta. Como objetivos específicos, selecionaram-se: identificar as especificidades do gênero carta aberta; identificar os elos coesivos nos textos; especificar as relações semânticas estabelecidas pelos elos coesivos nas produções escritas dos discentes; reconhecer se os elementos de coesão sequencial atendem aos propósitos comunicativos dos textos. As bases teóricas adotadas são oriundas das pesquisas de Koch e Elias (2010), Koch (2002, 2011, 2013), Marcuschi (2008), Antunes (2005, 2007, 2009, 2010), entre outros trabalhos que seguem perspectivas interacionais. Do ponto de vista metodológico, adotou-se a a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação, conforme as orientações de Thiolent (2012) e Creswell (2010), a fim de atender ao objetivo da pesquisa. A geração de dados para este trabalho foi realizada por meio da sequência didática, de acordo com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), por meio da qual os alunos produziram textos em uma versão inicial e uma final. Em relação aos resultados, na versão inicial, os alunos utilizaram 247 conectores para estabelecer as relações semânticas necessárias para o propósito do texto; já na produção final, foram observados 341 conectores, sendo 94 conectores a mais, indicando que na versão reescrita os alunos puderam utilizar adequadamente outros conectivos que ainda não haviam sido materializados textualmente. Isso significou uma expansão no uso dos elementos coesivos, sendo possível o estabelecimento de novas relações semânticas nos textos. No que se refere ao gênero textual carta aberta, verificou-se que, de maneira geral, os alunos conseguiram produzir textos de acordo com as especificidades do gênero. Portanto, os dados apontam para a consecução dos objetivos estabelecidos, uma vez que se observou que os alunos conseguiram ampliar o repertório de conectores, além de também aprenderem a produzir o gênero carta aberta. |
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Medeiros, Thiago Espínola deGomes, Alexandro TeixeiraIrineu, Lucineudo MachadoGalvão, Marise Adriana Mamede2019-02-11T21:08:55Z2019-02-11T21:08:55Z2018-08-17MEDEIROS, Thiago Espínola de. A coesão sequencial na produção escrita de alunos do ensino fundamental. 2018. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26618A escrita, por ter um papel relevante na sociedade, tem sido, ao longo do tempo, abordada por estudiosos no campo da Educação, da Linguística Aplicada, da Linguística, entre outros, enquanto prática necessária para que os indivíduos possam assumir seus papéis como cidadãos críticos e participativos. Assim sendo, é necessário que a escola, principalmente os professores, realizem um trabalho efetivo com a produção de textos em modalidades diversas com as quais o aluno possa interagir nos mais diferentes lugares e situações. É comum observar-se que, quando solicitado a produzir determinado texto, o aluno o faça, embora essa escrita apresente alguns problemas, entre estes os de ordem da coesão. Tomando por base essas considerações, o presente trabalho tem como foco na coesão textual na produção escrita desses alunos, no que se refere ao uso dos elos de coesão sequencial, com vistas à construção dos sentidos do texto. Assim, esta investigação é norteada pela seguinte questão: como os alunos do 8º ano se utilizam de elementos coesivos sequenciais no texto escrito que produzem? Para tanto, definiu-se como objetivo geral, investigar como os alunos usam os conectores nas produções textuais no gênero carta aberta. Como objetivos específicos, selecionaram-se: identificar as especificidades do gênero carta aberta; identificar os elos coesivos nos textos; especificar as relações semânticas estabelecidas pelos elos coesivos nas produções escritas dos discentes; reconhecer se os elementos de coesão sequencial atendem aos propósitos comunicativos dos textos. As bases teóricas adotadas são oriundas das pesquisas de Koch e Elias (2010), Koch (2002, 2011, 2013), Marcuschi (2008), Antunes (2005, 2007, 2009, 2010), entre outros trabalhos que seguem perspectivas interacionais. Do ponto de vista metodológico, adotou-se a a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação, conforme as orientações de Thiolent (2012) e Creswell (2010), a fim de atender ao objetivo da pesquisa. A geração de dados para este trabalho foi realizada por meio da sequência didática, de acordo com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), por meio da qual os alunos produziram textos em uma versão inicial e uma final. Em relação aos resultados, na versão inicial, os alunos utilizaram 247 conectores para estabelecer as relações semânticas necessárias para o propósito do texto; já na produção final, foram observados 341 conectores, sendo 94 conectores a mais, indicando que na versão reescrita os alunos puderam utilizar adequadamente outros conectivos que ainda não haviam sido materializados textualmente. Isso significou uma expansão no uso dos elementos coesivos, sendo possível o estabelecimento de novas relações semânticas nos textos. No que se refere ao gênero textual carta aberta, verificou-se que, de maneira geral, os alunos conseguiram produzir textos de acordo com as especificidades do gênero. Portanto, os dados apontam para a consecução dos objetivos estabelecidos, uma vez que se observou que os alunos conseguiram ampliar o repertório de conectores, além de também aprenderem a produzir o gênero carta aberta.Writing, for having a relevant role in society, has been, over time, addressed by scholars in the field of Education, Applied Linguistics, Linguistics, among others, as a necessary practice for individuals to assume their roles as citizens critical and participatory. Therefore, it is necessary that the school, especially the teachers, carry out an effective work with the production of texts in different modalities with which the student can interact in the most different places and situations. It is common to observe that, when asked to produce a particular text, the student does, although this writing presents some problems, among them those of order of cohesion. Based on these considerations, the present work focuses on the textual cohesion in the written production of these students, regarding the use of the sequential cohesion links, with a view to the construction of the meanings of the text. Thus, this research is guided by the following question: how do 8th grade students use sequential cohesive elements in the written text they produce? To that end, it was defined as a general objective, to investigate how students use the connectors in textual productions in the open letter genre. As specific objectives, we selected: identify the specificities of the open letter gender; identify cohesive links in texts; to specify the semantic relations established by the cohesive links in the written productions of the students; to recognize if the elements of sequential cohesion serve the communicative purposes of texts. The theoretical bases adopted come from the researches of Koch and Elias (2010), Koch (2002, 2011, 2013), Marcuschi (2008), Antunes (2005, 2007, 2009, 2010), among other works that follow interactional perspectives. From the methodological point of view, the qualitative approach and the action research were adopted, according to the guidelines of Thiolent (2012) and Creswell (2010), in order to meet the research objective. The generation of data for this work was done through the didactic sequence, according to the proposal of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), through which the students produced texts in an initial and a final version. Regarding the results, in the initial version, the students used 247 connectors to establish the necessary semantic relations for the purpose of the text; already in the final production, 341 connectors were observed, being 94 more connectors, indicating that in the rewritten version the students could use properly other connectives that had not yet materialized textually. This meant an expansion in the use of the cohesive elements, being possible the establishment of new semantic relations in the texts. As regards the open letter textual genre, it was found that, in general, students were able to produce texts according to the specificities of the genre. Therefore, the data point to the achievement of the established objectives, since it was observed that the students were able to expand the repertoire of connectors, but they also learned to produce the genre open letter.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEnsinoEscritaGênero carta-abertaConectoresPesquisa-açãoA coesão sequencial na produção escrita de alunos do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCoesãosequencialprodução_Medeiros_2018.pdf.txtCoesãosequencialprodução_Medeiros_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain324204https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26618/2/Coes%c3%a3osequencialprodu%c3%a7%c3%a3o_Medeiros_2018.pdf.txt4cdd9d4fba115ec728997fdd9a2a3768MD52THUMBNAILCoesãosequencialprodução_Medeiros_2018.pdf.jpgCoesãosequencialprodução_Medeiros_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2687https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26618/3/Coes%c3%a3osequencialprodu%c3%a7%c3%a3o_Medeiros_2018.pdf.jpgbbcc25be2190e2a3d2c82ded12c4fd7dMD53ORIGINALCoesãosequencialprodução_Medeiros_2018.pdfapplication/pdf2099964https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26618/1/Coes%c3%a3osequencialprodu%c3%a7%c3%a3o_Medeiros_2018.pdf43d25a1f16015e4c1d94be7122736b9dMD51123456789/266182019-02-12 01:29:04.601oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26618Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-02-12T04:29:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A escrita, por ter um papel relevante na sociedade, tem sido, ao longo do tempo, abordada por estudiosos no campo da Educação, da Linguística Aplicada, da Linguística, entre outros, enquanto prática necessária para que os indivíduos possam assumir seus papéis como cidadãos críticos e participativos. Assim sendo, é necessário que a escola, principalmente os professores, realizem um trabalho efetivo com a produção de textos em modalidades diversas com as quais o aluno possa interagir nos mais diferentes lugares e situações. É comum observar-se que, quando solicitado a produzir determinado texto, o aluno o faça, embora essa escrita apresente alguns problemas, entre estes os de ordem da coesão. Tomando por base essas considerações, o presente trabalho tem como foco na coesão textual na produção escrita desses alunos, no que se refere ao uso dos elos de coesão sequencial, com vistas à construção dos sentidos do texto. Assim, esta investigação é norteada pela seguinte questão: como os alunos do 8º ano se utilizam de elementos coesivos sequenciais no texto escrito que produzem? Para tanto, definiu-se como objetivo geral, investigar como os alunos usam os conectores nas produções textuais no gênero carta aberta. Como objetivos específicos, selecionaram-se: identificar as especificidades do gênero carta aberta; identificar os elos coesivos nos textos; especificar as relações semânticas estabelecidas pelos elos coesivos nas produções escritas dos discentes; reconhecer se os elementos de coesão sequencial atendem aos propósitos comunicativos dos textos. As bases teóricas adotadas são oriundas das pesquisas de Koch e Elias (2010), Koch (2002, 2011, 2013), Marcuschi (2008), Antunes (2005, 2007, 2009, 2010), entre outros trabalhos que seguem perspectivas interacionais. Do ponto de vista metodológico, adotou-se a a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação, conforme as orientações de Thiolent (2012) e Creswell (2010), a fim de atender ao objetivo da pesquisa. A geração de dados para este trabalho foi realizada por meio da sequência didática, de acordo com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), por meio da qual os alunos produziram textos em uma versão inicial e uma final. Em relação aos resultados, na versão inicial, os alunos utilizaram 247 conectores para estabelecer as relações semânticas necessárias para o propósito do texto; já na produção final, foram observados 341 conectores, sendo 94 conectores a mais, indicando que na versão reescrita os alunos puderam utilizar adequadamente outros conectivos que ainda não haviam sido materializados textualmente. Isso significou uma expansão no uso dos elementos coesivos, sendo possível o estabelecimento de novas relações semânticas nos textos. No que se refere ao gênero textual carta aberta, verificou-se que, de maneira geral, os alunos conseguiram produzir textos de acordo com as especificidades do gênero. Portanto, os dados apontam para a consecução dos objetivos estabelecidos, uma vez que se observou que os alunos conseguiram ampliar o repertório de conectores, além de também aprenderem a produzir o gênero carta aberta. |
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