O cirurgião-dentista e o trabalho interprofissional na Estratégia Saúde da Família
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49999 |
Resumo: | O trabalho interprofissional representa a busca pela integralidade do cuidado, no qual diversas profissões atuam juntas e em interdependência, compartilhando objetivos em comum, reconhecendo a importância uma das outras e formando uma identidade de equipe. Este estudo objetivou analisar a compreensão dos dentistas sobre o trabalho interprofissional, verificar se eles estavam inseridos em práticas interprofissionais com suas equipes, analisar as potencialidades e dificuldades encontradas, além de identificar se há presença da educação interprofissional em saúde na formação desses profissionais. Tratou-se de um estudo transversal de caráter descritivo com abordagens quanti-qualitativa, realizado com 33 dentistas atuantes na Estratégia Saúde da Família de um município da região metropolitana de Natal/RN. Como instrumentos de coleta utilizou-se um questionário eletrônico elaborado pela autora com questões sobre as práticas e educação interprofissionais utilizando a escala Likert e um roteiro de entrevista semiestruturada com questões acerca do perfil profissional e do trabalho interprofissional com suas potencialidades e dificuldades, incluindo os impactos da COVID-19. A coleta dos dados foi realizada nos meses de fevereiro e março de 2022, após a realização de um estudo piloto. Os dados quantitativos obtidos foram tabulados e analisados descritivamente no Microsoft Excel com o apoio do software livre R Studio para elaboração dos gráficos; os qualitativos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram que as práticas interprofissionais já fazem parte dos processos de trabalho dos dentistas, como em visitas domiciliares e na participação em grupos de cuidado, enquanto que o trabalho isolado e a hierarquização dentro das equipes dificultam essas práticas. A maioria dos entrevistados compreendem o que é o trabalho interprofissional e descreveram como potencialidades: o cuidado integral, o compartilhamento de informações, o diálogo e o interesse do profissional. Como entraves foram ainda relatados o não incentivo da gestão, a falta de insumos e infraestrutura, além da ausência da formação interprofissional. A importância da interprofissionalidade foi experimentada na pandemia da COVID-19, com a participação dos dentistas em atividades junto a outros profissionais, apesar das perdas específicas odontológicas. O aprendizado e as práticas interprofissionais visam esse desenvolvimento de reflexões críticas que impactem positivamente nos processos de trabalho. Contudo, salienta-se a necessidade do interesse e apoio dos envolvidos no sistema de saúde: profissionais, gestores e usuários, para que a interprofissionalidade seja difundida e efetiva. |
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Este estudo objetivou analisar a compreensão dos dentistas sobre o trabalho interprofissional, verificar se eles estavam inseridos em práticas interprofissionais com suas equipes, analisar as potencialidades e dificuldades encontradas, além de identificar se há presença da educação interprofissional em saúde na formação desses profissionais. Tratou-se de um estudo transversal de caráter descritivo com abordagens quanti-qualitativa, realizado com 33 dentistas atuantes na Estratégia Saúde da Família de um município da região metropolitana de Natal/RN. Como instrumentos de coleta utilizou-se um questionário eletrônico elaborado pela autora com questões sobre as práticas e educação interprofissionais utilizando a escala Likert e um roteiro de entrevista semiestruturada com questões acerca do perfil profissional e do trabalho interprofissional com suas potencialidades e dificuldades, incluindo os impactos da COVID-19. A coleta dos dados foi realizada nos meses de fevereiro e março de 2022, após a realização de um estudo piloto. Os dados quantitativos obtidos foram tabulados e analisados descritivamente no Microsoft Excel com o apoio do software livre R Studio para elaboração dos gráficos; os qualitativos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram que as práticas interprofissionais já fazem parte dos processos de trabalho dos dentistas, como em visitas domiciliares e na participação em grupos de cuidado, enquanto que o trabalho isolado e a hierarquização dentro das equipes dificultam essas práticas. A maioria dos entrevistados compreendem o que é o trabalho interprofissional e descreveram como potencialidades: o cuidado integral, o compartilhamento de informações, o diálogo e o interesse do profissional. Como entraves foram ainda relatados o não incentivo da gestão, a falta de insumos e infraestrutura, além da ausência da formação interprofissional. A importância da interprofissionalidade foi experimentada na pandemia da COVID-19, com a participação dos dentistas em atividades junto a outros profissionais, apesar das perdas específicas odontológicas. O aprendizado e as práticas interprofissionais visam esse desenvolvimento de reflexões críticas que impactem positivamente nos processos de trabalho. Contudo, salienta-se a necessidade do interesse e apoio dos envolvidos no sistema de saúde: profissionais, gestores e usuários, para que a interprofissionalidade seja difundida e efetiva.Interprofessional work represents the search for comprehensive care, in which different professions work together and in interdependence, sharing common goals, recognizing the importance of each other and forming a team identity. This study aimed to analyze dentists' understanding of interprofessional work, verify whether they were involved in interprofessional practices with their teams, analyze the potential and difficulties encountered, in addition to identifying whether there is a presence of interprofessional health education in the training of these professionals. This was a descriptive cross-sectional study with quantitative-qualitative approaches, carried out with 33 dentists working in the Family Health Strategy of a municipality in the metropolitan region of Natal/RN. As collection instruments, an electronic questionnaire prepared by the author was used with questions about interprofessional practices and education using the Likert scale and a semi-structured interview script with questions about the professional profile, and interprofessional work with its potential and difficulties, including the impacts of COVID-19. Data collection was carried out in February and March 2022, after carrying out a pilot study. The quantitative data obtained were tabulated and analyzed descriptively in Microsoft Excel with the support of the free software R Studio for drawing up the graphs; the qualitative ones were transcribed and submitted to Bardin's content analysis. The results showed that interprofessional practices are already part of dentists' work processes, such as home visits and participation in care groups, while isolated work and hierarchy within teams make these practices difficult. Most respondents understand what interprofessional work is and described as potentialities: comprehensive care, information sharing, dialogue and professional interest. As obstacles, the lack of management incentives, the lack of inputs and infrastructure, in addition to the absence of interprofessional training, were also reported. The importance of interprofessionality was experienced in the COVID-19 pandemic, with the participation of dentists in activities with other professionals, despite specific dental losses. Learning and interprofessional practices aim to develop critical reflections that have a positive impact on work processes. However, there is a need for interest and support from those involved in the health system: professionals, managers and users, so that interprofessionality is widespread and effective.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA NO NORDESTEUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDERelações interprofissionaisEducação interprofissionalOdontologiaAtenção primária à saúdeO cirurgião-dentista e o trabalho interprofissional na Estratégia Saúde da Famíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCirurgiaodentistatrabalho_Godoi_2022.pdfapplication/pdf1589504https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49999/1/Cirurgiaodentistatrabalho_Godoi_2022.pdfcb5ef1e025076cb3561c7e1ab4969b3eMD51123456789/499992022-12-06 19:12:48.014oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49999Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-06T22:12:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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