A puericultura como cenário de educação interprofissional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Devani Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30912
Resumo: A primeira infância é um período crítico e sensível pelo impacto que exerce sobre a saúde ao longo da vida do indivíduo. Pela complexidade das necessidades de saúde desse grupo etário, a puericultura consiste em um espaço privilegiado à construção de uma atenção integral à saúde da criança. Os saberes sobre uma boa saúde, nutrição adequada, segurança e a proteção são essenciais à garantia da qualidade do cuidado e à promoção à saúde. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de incorporação dos marcos teórico-conceituais e metodológicos da educação interprofissional no ensino em puericultura para diferentes estudantes dos cursos da área das Ciências da Saúde. O desenho do estudo é do tipo misto, com base na pesquisa-ação desenvolvida em três etapas. A primeira etapa correspondeu à elaboração de uma oferta educacional destinada ao ensino interprofissional em puericultura; a segunda foi a realização da oferta pedagógica; e a terceira, a avaliação do programa educacional. O estudo utilizou o diário de pesquisa como método de coleta de dados na primeira etapa; o registro observacional e a escala Likert, na segunda etapa; e os portfólios dos estudantes e as entrevistas com as docentes na terceira etapa. A pesquisa contou com a participação de dezenove estudantes, pertencentes aos cursos de graduação em Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina e Nutrição e uma docente por departamento. A primeira etapa resultou na elaboração de um livro eletrônico sobre a trajetória da construção da oferta; a segunda etapa evidenciou o resultado da avaliação dos estudantes por meio da escala Likert, com 94% de concordância quanto aos aspectos: 1- alcance dos objetivos de aprendizagem; 2- clareza do próprio papel; 3- clareza do papel de outros profissionais; 4- inter-relação entre a puericultura e a prática colaborativa; 5- maior clareza sobre as competências colaborativas; e 6- utilidade das metodologias para a aprendizagem. Na terceira etapa, a análise de conteúdo dos portfólios originou as seguintes categorias: discussão sobre competências; aprendendo com o diálogo; competências colaborativas e as potencialidades da oferta pedagógica. As entrevistas das professoras evidenciaram as categorias: elementos essenciais para a elaboração da oferta; desafios à sustentabilidade da educação interprofissional; papel de facilitadora na oferta educacional; e barreiras à implementação da educação interprofissional. Em conclusão, a puericultura apresenta aspectos factíveis e reprodutíveis como cenário de educação interprofissional em saúde, com a potencialidade de contribuir com melhores resultados em saúde por meio da capacitação de discentes e docentes. Palavras-chave: Educação Interprofissional. Relações interprofissionais. Puericultura. Equipe interdisciplinar de saúde.
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A pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de incorporação dos marcos teórico-conceituais e metodológicos da educação interprofissional no ensino em puericultura para diferentes estudantes dos cursos da área das Ciências da Saúde. O desenho do estudo é do tipo misto, com base na pesquisa-ação desenvolvida em três etapas. A primeira etapa correspondeu à elaboração de uma oferta educacional destinada ao ensino interprofissional em puericultura; a segunda foi a realização da oferta pedagógica; e a terceira, a avaliação do programa educacional. O estudo utilizou o diário de pesquisa como método de coleta de dados na primeira etapa; o registro observacional e a escala Likert, na segunda etapa; e os portfólios dos estudantes e as entrevistas com as docentes na terceira etapa. A pesquisa contou com a participação de dezenove estudantes, pertencentes aos cursos de graduação em Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina e Nutrição e uma docente por departamento. A primeira etapa resultou na elaboração de um livro eletrônico sobre a trajetória da construção da oferta; a segunda etapa evidenciou o resultado da avaliação dos estudantes por meio da escala Likert, com 94% de concordância quanto aos aspectos: 1- alcance dos objetivos de aprendizagem; 2- clareza do próprio papel; 3- clareza do papel de outros profissionais; 4- inter-relação entre a puericultura e a prática colaborativa; 5- maior clareza sobre as competências colaborativas; e 6- utilidade das metodologias para a aprendizagem. Na terceira etapa, a análise de conteúdo dos portfólios originou as seguintes categorias: discussão sobre competências; aprendendo com o diálogo; competências colaborativas e as potencialidades da oferta pedagógica. As entrevistas das professoras evidenciaram as categorias: elementos essenciais para a elaboração da oferta; desafios à sustentabilidade da educação interprofissional; papel de facilitadora na oferta educacional; e barreiras à implementação da educação interprofissional. Em conclusão, a puericultura apresenta aspectos factíveis e reprodutíveis como cenário de educação interprofissional em saúde, com a potencialidade de contribuir com melhores resultados em saúde por meio da capacitação de discentes e docentes. Palavras-chave: Educação Interprofissional. Relações interprofissionais. Puericultura. Equipe interdisciplinar de saúde.Early childhood is a critic and sensitive period due to the impact to the health to the individual lifelong. Considering the complexity of the health needs of this age group, childcare consists on a privilege space to promote an integral assistance to the child health. Knowledge about good health, adequate nutrition, security and safety are essentials ensuring the best quality in the care and health promotion. This research aims to analyze the process of incorporation of theoretical-conceptual and methodological frameworks from inter-professional education related in the childcare teaching to different students of the Health Sciences courses. The layout of this study is a mix, based on an action-research developed in three steps. The first step consisted on a creation of an educational offer to the interprofessional teaching in childcare; the second one was the concretization of the pedagogical offer; and the third one, the educational program evaluation. This study used research journal as a method to collect data in the first step; the observational register and the Likert schedule, in the second step; and students’ portfolios and interviews with teachers in the third step. This research has nineteen participants, from Nursing, Speech Therapy, Medicine and Nutrition courses and one professor from each course. The first step had as result an electronic book about the course of the construction of the offer; the second step put in evidence the evaluation of the students by the Likert schedule, with 94% of agreements related to the aspects: 1 – achievement of learning objectives; 2 – clearness about his/her own paper; 3 – clearness about others professionals’ paper; 4 – inter-relation between childcare and collaborative practice; 5 – clearness about collaborative competences; and 6 – useful methodologies to the learning. In the third step, analyzes of the portfolios content created some categories: discussion about competence; learning through dialog; collaborative competences and potentialities of the pedagogical offer. Interviews with teachers put in evidence some categories: essential elements to create the offer; challenges to the sustainability of interprofessional education; paper of enabler to the educational offer; and obstacles to the implementation of interprofessional education. As result, childcare shows some plausible and replicable aspects as a scenery of interprofessional education in health, with potentiality to contribute to achieve better results in health due to students and teacher trainings.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilEducação interprofissionalRelações interprofissionaisPuericulturaEquipe interdisciplinar de saúdeA puericultura como cenário de educação interprofissional em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPuericulturacomocenario_Pires_2020.pdfapplication/pdf4606012https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30912/1/Puericulturacomocenario_Pires_2020.pdfce9153debcb93cfa8cd51116c391a4e9MD51TEXTPuericulturacomocenario_Pires_2020.pdf.txtPuericulturacomocenario_Pires_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain148168https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30912/2/Puericulturacomocenario_Pires_2020.pdf.txtcf541f0b30962fc17976440f7d1199c4MD52THUMBNAILPuericulturacomocenario_Pires_2020.pdf.jpgPuericulturacomocenario_Pires_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30912/3/Puericulturacomocenario_Pires_2020.pdf.jpg7635663483e5cff5ebeb25f60c28d788MD53123456789/309122020-12-13 05:02:25.567oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30912Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-13T08:02:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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