O gênero artigo de opinião no ensino fundamental: produção textual e atuação cidadã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriano, Dione Maria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27041
Resumo: Em nossa experiência docente, temos observado dificuldades dos alunos de diferentes níveis no que diz respeito à reflexão e ao pensamento crítico frente a temas controversos de nossa sociedade. Nesse contexto, julgamos pertinente desenvolver um trabalho direcionado à argumentação no ensino básico. O objetivo geral dessa dissertação é contribuir para o desenvolvimento da competência argumentativa de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, por meio de uma proposta de intervenção didática que desafie e motive os discentes a apresentarem, consistentemente, posicionamentos na escrita. Nesse sentido, analisamos produções textuais a partir de uma proposta do gênero artigo de opinião, no contexto de uma sequência didática desenvolvida em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola estadual de Natal (RN). Para tanto, apoiamonos teoricamente na abordagem sociointerativa sobre as concepções de linguagem, de Geraldi et al. (2012); em discussões sobre produção de texto e ensino, de Bunzen e Mendonça (2006), Antunes (2003); na abordagem textual de Koch (2011) e textual-discursiva de Adam (2008), sobre argumentação e sequências argumentativas; em fundamentos sobre gêneros textuais/discursivos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2002) e Schneuwly (2004); bem como em pressupostos sobre artigo de opinião de Brakling (2000), Rocha (2015) e nos modelos de sequência didática desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Trata-se de uma pesquisa nos moldes de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, que se desenvolveu com base na concepção de ensino-aprendizagem da escrita pautado em atividades de reescrita. Na análise, comparamos a versão inicial (VI) com a versão final (VF) dos textos produzidos. Os resultados apontam que o conhecimento em relação à organização do artigo de opinião como um gênero argumentativo, especificamente sobre estratégias e sequências argumentativas, foi significativo para a apropriação da situação de produção do gênero por parte dos alunos, os quais apresentaram posicionamentos mais claramente na versão final do artigo de opinião. Nesse contexto, vale destacar que os alunos envolvidos na pesquisa foram motivados a exercer um papel social de cidadãos através do trabalho de escrita do gênero artigo de opinião.
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O objetivo geral dessa dissertação é contribuir para o desenvolvimento da competência argumentativa de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, por meio de uma proposta de intervenção didática que desafie e motive os discentes a apresentarem, consistentemente, posicionamentos na escrita. Nesse sentido, analisamos produções textuais a partir de uma proposta do gênero artigo de opinião, no contexto de uma sequência didática desenvolvida em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola estadual de Natal (RN). Para tanto, apoiamonos teoricamente na abordagem sociointerativa sobre as concepções de linguagem, de Geraldi et al. (2012); em discussões sobre produção de texto e ensino, de Bunzen e Mendonça (2006), Antunes (2003); na abordagem textual de Koch (2011) e textual-discursiva de Adam (2008), sobre argumentação e sequências argumentativas; em fundamentos sobre gêneros textuais/discursivos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2002) e Schneuwly (2004); bem como em pressupostos sobre artigo de opinião de Brakling (2000), Rocha (2015) e nos modelos de sequência didática desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Trata-se de uma pesquisa nos moldes de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, que se desenvolveu com base na concepção de ensino-aprendizagem da escrita pautado em atividades de reescrita. Na análise, comparamos a versão inicial (VI) com a versão final (VF) dos textos produzidos. Os resultados apontam que o conhecimento em relação à organização do artigo de opinião como um gênero argumentativo, especificamente sobre estratégias e sequências argumentativas, foi significativo para a apropriação da situação de produção do gênero por parte dos alunos, os quais apresentaram posicionamentos mais claramente na versão final do artigo de opinião. Nesse contexto, vale destacar que os alunos envolvidos na pesquisa foram motivados a exercer um papel social de cidadãos através do trabalho de escrita do gênero artigo de opinião.In our teaching experience, we have verified students of different levels difficulties in regards to reflection and critical thinking on controversial issues in our society. In this context, we deem it pertinent to develop a work directed on argumentation in basic education. The general goal of this essay is to contribute to the developing of argumentative competence on 9th year of schooling students by means of a didactic intervention that challenges and motivate the students to show consistently positioning in writing. In this sense, we analyzed textual productions from a proposal of opinion piece, in the context of a didactic sequence developed in a class of the 9th year of a state school in Natal (RN). Therefore, we rely theoretically in the socio-interactive approach, from Geraldi (2012); in discussions about text production and teaching, from Bunzen e Mendonça (2006), Antunes (2003); in the textual approach of Koch (2011) and textual-discursive from Adam (2008), about argumentation and argumentative sequences; in fundamentals on textual/discursive genres of Bakhtin (2011), Marcuschi (2002) and Schneuwly (2004); as well as in assumptions about opinion article in Brakling (2000), Rocha (2015) and in the didactic sequence models developed by Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). It is an action research of qualitative nature, which was developed based on the teaching-learning conception of writing based on rewriting activities. In the analysis we compared the initial version (VI) with the final (VF) of the produced texts. The results show that the knowledge regarding the organization of the opinion piece as an argumentative genre, specifically on argumentative strategies and sequences, was significant for the appropriation of the genre producing situation by the students, which presented positions more clearly in the final version of the opinion piece. In this context, it is worth mentioning that the students involved in the research were motivated to exercise a social role of citizens through the writing work of the opinion article genre.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASSequência didáticaArgumentaçãoArtigo de opiniãoReescrituraO gênero artigo de opinião no ensino fundamental: produção textual e atuação cidadãinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTGêneroartigoopinião_Adriano_2018.pdf.txtGêneroartigoopinião_Adriano_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain226967https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27041/2/G%c3%aaneroartigoopini%c3%a3o_Adriano_2018.pdf.txt43698a96fa6324ecb4c0451df5de6d89MD52THUMBNAILGêneroartigoopinião_Adriano_2018.pdf.jpgGêneroartigoopinião_Adriano_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1281https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27041/3/G%c3%aaneroartigoopini%c3%a3o_Adriano_2018.pdf.jpgd03e5ed5c7cf21af78f93d3c83a8fcc8MD53ORIGINALGêneroartigoopinião_Adriano_2018.pdfapplication/pdf14410820https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27041/1/G%c3%aaneroartigoopini%c3%a3o_Adriano_2018.pdfba15e738e316bd014d039e6a4541563bMD51123456789/270412019-05-26 03:21:28.147oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27041Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:21:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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