O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Daniel Silva da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51167
Resumo: Desde os tempos mais remotos os seres vivos convivem com processos cíclicos no ambiente. A expressão desses ritmos é notória em atividades comportamentais e fisiológicas para cada ser vivo, desde as bactérias até os mamíferos. Considerando que os ritmos biológicos são fenômenos universais e ocorrem em todos os seres vivos, se faz necessária a aprendizagem sobre eles, bem como sobre seu sincronismo com ciclos astronômicos, nos componentes curriculares do ensino básico. Tratam-se de aspectos essenciais para a compreensão da fisiologia e do comportamento dos organismos. Sendo assim, esta pesquisa teve como proposta fortalecer o diálogo entre as disciplinas de ciências da natureza de forma indisciplinar por meio da proposição de um curso sobre os ritmos biológicos e suas relações com ciclos astronômicos, em quatro módulos. O módulo (1) tem como foco a “Descoberta dos Ritmos Biológicos e o Ciclo dia e Noite”, tendo como objetivo a discussão, por meio da história das ciências, das primeiras descobertas sobre os Ritmos Biológicos nos seres vivos e os tipos de ritmos, enfatizando-se os ritmos circadianos e sua associação ao ciclo dia e noite proveniente da rotação do planeta. O módulo (2), “Ritmos Biológicos e Estações do Ano”, integra os conteúdos sobre as relações do ciclo astronômico das estações do ano com o comportamento de alguns seres vivos no ambiente marinho, com enfoque para a baleia Jubarte e suas migrações abrangendo o litoral brasileiro. Para o modulo (3), “Comportamento Animal, Fases da Lua e Marés”, a proposta é em relação ao comportamento de organismos marinhos – particularmente caranguejos - associados às fases da Lua e às marés. O módulo (4), “Apresentação de Propostas de Ensino ou Recursos Didáticos”, promove a apresentação e discussão de planos de aulas ou recursos didáticos elaborados pelos alunos-professores em torno da temática em questão e finaliza com uma avaliação deles sobre as atividades vivenciadas no curso. O curso propõe o desenvolvimento dos conteúdos por meio de problematizações e diálogos a partir de estratégias diversas, seja fazendo uso de peça interativa, atividades corporais, manuseio de modelos analógicos, participação dos alunos-professores em sessão de planetário, e produção de infográficos e de planos de aula ou de recursos didáticos. O público-alvo são professores da rede pública de ensino que ministram aulas de Ciências da Natureza para a Educação Básica, em especial, para o Ensino Fundamental, com formação em Biologia, Química e/ou Física, e ainda, professores em formação nessas áreas.
id UFRN_5a807188dfdea910eab52d7906a926ae
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51167
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Daniel Silva dahttp://lattes.cnpq.br/5126340528077248Germano, Auta Stella de Medeiroshttps://orcid.org/0000-0001-9092-2997http://lattes.cnpq.br/9487308554724839Ferreira, Flávia PolatiNascimento, Ana Karina de LimaGuimarães, Ivanise Cortez de Sousa2023-02-02T21:29:24Z2023-02-02T21:29:24Z2022-10-27COSTA, Daniel Silva da. O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais. Orientador: Ivanise Cortez de Sousa Guimarães. 2022. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51167Desde os tempos mais remotos os seres vivos convivem com processos cíclicos no ambiente. A expressão desses ritmos é notória em atividades comportamentais e fisiológicas para cada ser vivo, desde as bactérias até os mamíferos. Considerando que os ritmos biológicos são fenômenos universais e ocorrem em todos os seres vivos, se faz necessária a aprendizagem sobre eles, bem como sobre seu sincronismo com ciclos astronômicos, nos componentes curriculares do ensino básico. Tratam-se de aspectos essenciais para a compreensão da fisiologia e do comportamento dos organismos. Sendo assim, esta pesquisa teve como proposta fortalecer o diálogo entre as disciplinas de ciências da natureza de forma indisciplinar por meio da proposição de um curso sobre os ritmos biológicos e suas relações com ciclos astronômicos, em quatro módulos. O módulo (1) tem como foco a “Descoberta dos Ritmos Biológicos e o Ciclo dia e Noite”, tendo como objetivo a discussão, por meio da história das ciências, das primeiras descobertas sobre os Ritmos Biológicos nos seres vivos e os tipos de ritmos, enfatizando-se os ritmos circadianos e sua associação ao ciclo dia e noite proveniente da rotação do planeta. O módulo (2), “Ritmos Biológicos e Estações do Ano”, integra os conteúdos sobre as relações do ciclo astronômico das estações do ano com o comportamento de alguns seres vivos no ambiente marinho, com enfoque para a baleia Jubarte e suas migrações abrangendo o litoral brasileiro. Para o modulo (3), “Comportamento Animal, Fases da Lua e Marés”, a proposta é em relação ao comportamento de organismos marinhos – particularmente caranguejos - associados às fases da Lua e às marés. O módulo (4), “Apresentação de Propostas de Ensino ou Recursos Didáticos”, promove a apresentação e discussão de planos de aulas ou recursos didáticos elaborados pelos alunos-professores em torno da temática em questão e finaliza com uma avaliação deles sobre as atividades vivenciadas no curso. O curso propõe o desenvolvimento dos conteúdos por meio de problematizações e diálogos a partir de estratégias diversas, seja fazendo uso de peça interativa, atividades corporais, manuseio de modelos analógicos, participação dos alunos-professores em sessão de planetário, e produção de infográficos e de planos de aula ou de recursos didáticos. O público-alvo são professores da rede pública de ensino que ministram aulas de Ciências da Natureza para a Educação Básica, em especial, para o Ensino Fundamental, com formação em Biologia, Química e/ou Física, e ainda, professores em formação nessas áreas.Since ancient times, living beings coexist with cyclical processes in the environment. The expression of these rhythms is evident in behavioral and physiological activities for every living being, from bacteria to mammals. Considering that biological rhythms are universal phenomena and occur in all living beings, it is necessary to learn about them, as well as about their synchronism with astronomical cycles, in the curricular components of basic education. These are essential aspects for the understanding of physiology and of the behavior of organisms. Therefore, this research aimed to strengthen the dialogue between the disciplines of natural sciences in an interdisciplinary way by proposing a course on biological rhythms and their relationship with astronomical cycles, in four modules. Module (1) focuses on the “Discovery of Biological Rhythms and the Day and Night Cicle”, with the objective of discussing, through the history of science, the first discoveries about biological rhythms in living beings and the types of rythms, emphasizing circadian rhythms and their association with the day and night cycle resulting from the rotation of the planet. Module (2), “Biological Rhythms and Seasons of the Year”, integrates content on the relationship between the astronomical cycle of the seasons and the behavior of some living beings in the marine environment, with a focus on the Humpback whale and its migrations covering the brazilian coast. For module (3), “Animal Behavior, Moon Phases and Tides”, the proposal is related to the behavior of marine organisms - crabs, particularly - associated with the phases of the Moon and tides. Module (4), “Presentations of Teaching Proposals or Didactic Resources”, promotes the presentation and discussion of lesson plans or didactic resources prepared by student-teachers on the subject in question and ends with their evaluation about the activities experienced in the course. The course proposes the development of contents through problematization and dialogues within different strategies, whether using an interactive theater play, body activities, handling of analog models, participation of student-teachers in a planetarium show, and production of infographics and lesson plans or didactic resources. The target audience are public school teachers of Natural Sciences for Basic Education, specialy for Elementary School, graduated in Biology, Chemistry and/or Physics, as well as teachers in training in these areas.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICARitmos biológicosCiclos astronômicosFormação de professoresInterdisciplinaridadeO ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinosobreritmos_Costa_2022.pdfapplication/pdf910748https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51167/1/Ensinosobreritmos_Costa_2022.pdf7c6eb965be35d6a5955430ac6e39df67MD51123456789/511672023-02-02 18:29:56.444oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51167Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-02T21:29:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais
title O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais
spellingShingle O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais
Costa, Daniel Silva da
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Ritmos biológicos
Ciclos astronômicos
Formação de professores
Interdisciplinaridade
title_short O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais
title_full O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais
title_fullStr O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais
title_full_unstemmed O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais
title_sort O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais
author Costa, Daniel Silva da
author_facet Costa, Daniel Silva da
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5126340528077248
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Flávia Polati
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nascimento, Ana Karina de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Daniel Silva da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Germano, Auta Stella de Medeiros
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9092-2997
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9487308554724839
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa
contributor_str_mv Germano, Auta Stella de Medeiros
Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Ritmos biológicos
Ciclos astronômicos
Formação de professores
Interdisciplinaridade
dc.subject.por.fl_str_mv Ritmos biológicos
Ciclos astronômicos
Formação de professores
Interdisciplinaridade
description Desde os tempos mais remotos os seres vivos convivem com processos cíclicos no ambiente. A expressão desses ritmos é notória em atividades comportamentais e fisiológicas para cada ser vivo, desde as bactérias até os mamíferos. Considerando que os ritmos biológicos são fenômenos universais e ocorrem em todos os seres vivos, se faz necessária a aprendizagem sobre eles, bem como sobre seu sincronismo com ciclos astronômicos, nos componentes curriculares do ensino básico. Tratam-se de aspectos essenciais para a compreensão da fisiologia e do comportamento dos organismos. Sendo assim, esta pesquisa teve como proposta fortalecer o diálogo entre as disciplinas de ciências da natureza de forma indisciplinar por meio da proposição de um curso sobre os ritmos biológicos e suas relações com ciclos astronômicos, em quatro módulos. O módulo (1) tem como foco a “Descoberta dos Ritmos Biológicos e o Ciclo dia e Noite”, tendo como objetivo a discussão, por meio da história das ciências, das primeiras descobertas sobre os Ritmos Biológicos nos seres vivos e os tipos de ritmos, enfatizando-se os ritmos circadianos e sua associação ao ciclo dia e noite proveniente da rotação do planeta. O módulo (2), “Ritmos Biológicos e Estações do Ano”, integra os conteúdos sobre as relações do ciclo astronômico das estações do ano com o comportamento de alguns seres vivos no ambiente marinho, com enfoque para a baleia Jubarte e suas migrações abrangendo o litoral brasileiro. Para o modulo (3), “Comportamento Animal, Fases da Lua e Marés”, a proposta é em relação ao comportamento de organismos marinhos – particularmente caranguejos - associados às fases da Lua e às marés. O módulo (4), “Apresentação de Propostas de Ensino ou Recursos Didáticos”, promove a apresentação e discussão de planos de aulas ou recursos didáticos elaborados pelos alunos-professores em torno da temática em questão e finaliza com uma avaliação deles sobre as atividades vivenciadas no curso. O curso propõe o desenvolvimento dos conteúdos por meio de problematizações e diálogos a partir de estratégias diversas, seja fazendo uso de peça interativa, atividades corporais, manuseio de modelos analógicos, participação dos alunos-professores em sessão de planetário, e produção de infográficos e de planos de aula ou de recursos didáticos. O público-alvo são professores da rede pública de ensino que ministram aulas de Ciências da Natureza para a Educação Básica, em especial, para o Ensino Fundamental, com formação em Biologia, Química e/ou Física, e ainda, professores em formação nessas áreas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-02T21:29:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-02T21:29:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Daniel Silva da. O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais. Orientador: Ivanise Cortez de Sousa Guimarães. 2022. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51167
identifier_str_mv COSTA, Daniel Silva da. O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais. Orientador: Ivanise Cortez de Sousa Guimarães. 2022. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51167/1/Ensinosobreritmos_Costa_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c6eb965be35d6a5955430ac6e39df67
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117896724283392