O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51167 |
Resumo: | Desde os tempos mais remotos os seres vivos convivem com processos cíclicos no ambiente. A expressão desses ritmos é notória em atividades comportamentais e fisiológicas para cada ser vivo, desde as bactérias até os mamíferos. Considerando que os ritmos biológicos são fenômenos universais e ocorrem em todos os seres vivos, se faz necessária a aprendizagem sobre eles, bem como sobre seu sincronismo com ciclos astronômicos, nos componentes curriculares do ensino básico. Tratam-se de aspectos essenciais para a compreensão da fisiologia e do comportamento dos organismos. Sendo assim, esta pesquisa teve como proposta fortalecer o diálogo entre as disciplinas de ciências da natureza de forma indisciplinar por meio da proposição de um curso sobre os ritmos biológicos e suas relações com ciclos astronômicos, em quatro módulos. O módulo (1) tem como foco a “Descoberta dos Ritmos Biológicos e o Ciclo dia e Noite”, tendo como objetivo a discussão, por meio da história das ciências, das primeiras descobertas sobre os Ritmos Biológicos nos seres vivos e os tipos de ritmos, enfatizando-se os ritmos circadianos e sua associação ao ciclo dia e noite proveniente da rotação do planeta. O módulo (2), “Ritmos Biológicos e Estações do Ano”, integra os conteúdos sobre as relações do ciclo astronômico das estações do ano com o comportamento de alguns seres vivos no ambiente marinho, com enfoque para a baleia Jubarte e suas migrações abrangendo o litoral brasileiro. Para o modulo (3), “Comportamento Animal, Fases da Lua e Marés”, a proposta é em relação ao comportamento de organismos marinhos – particularmente caranguejos - associados às fases da Lua e às marés. O módulo (4), “Apresentação de Propostas de Ensino ou Recursos Didáticos”, promove a apresentação e discussão de planos de aulas ou recursos didáticos elaborados pelos alunos-professores em torno da temática em questão e finaliza com uma avaliação deles sobre as atividades vivenciadas no curso. O curso propõe o desenvolvimento dos conteúdos por meio de problematizações e diálogos a partir de estratégias diversas, seja fazendo uso de peça interativa, atividades corporais, manuseio de modelos analógicos, participação dos alunos-professores em sessão de planetário, e produção de infográficos e de planos de aula ou de recursos didáticos. O público-alvo são professores da rede pública de ensino que ministram aulas de Ciências da Natureza para a Educação Básica, em especial, para o Ensino Fundamental, com formação em Biologia, Química e/ou Física, e ainda, professores em formação nessas áreas. |
id |
UFRN_5a807188dfdea910eab52d7906a926ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51167 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Daniel Silva dahttp://lattes.cnpq.br/5126340528077248Germano, Auta Stella de Medeiroshttps://orcid.org/0000-0001-9092-2997http://lattes.cnpq.br/9487308554724839Ferreira, Flávia PolatiNascimento, Ana Karina de LimaGuimarães, Ivanise Cortez de Sousa2023-02-02T21:29:24Z2023-02-02T21:29:24Z2022-10-27COSTA, Daniel Silva da. O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais. Orientador: Ivanise Cortez de Sousa Guimarães. 2022. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51167Desde os tempos mais remotos os seres vivos convivem com processos cíclicos no ambiente. A expressão desses ritmos é notória em atividades comportamentais e fisiológicas para cada ser vivo, desde as bactérias até os mamíferos. Considerando que os ritmos biológicos são fenômenos universais e ocorrem em todos os seres vivos, se faz necessária a aprendizagem sobre eles, bem como sobre seu sincronismo com ciclos astronômicos, nos componentes curriculares do ensino básico. Tratam-se de aspectos essenciais para a compreensão da fisiologia e do comportamento dos organismos. Sendo assim, esta pesquisa teve como proposta fortalecer o diálogo entre as disciplinas de ciências da natureza de forma indisciplinar por meio da proposição de um curso sobre os ritmos biológicos e suas relações com ciclos astronômicos, em quatro módulos. O módulo (1) tem como foco a “Descoberta dos Ritmos Biológicos e o Ciclo dia e Noite”, tendo como objetivo a discussão, por meio da história das ciências, das primeiras descobertas sobre os Ritmos Biológicos nos seres vivos e os tipos de ritmos, enfatizando-se os ritmos circadianos e sua associação ao ciclo dia e noite proveniente da rotação do planeta. O módulo (2), “Ritmos Biológicos e Estações do Ano”, integra os conteúdos sobre as relações do ciclo astronômico das estações do ano com o comportamento de alguns seres vivos no ambiente marinho, com enfoque para a baleia Jubarte e suas migrações abrangendo o litoral brasileiro. Para o modulo (3), “Comportamento Animal, Fases da Lua e Marés”, a proposta é em relação ao comportamento de organismos marinhos – particularmente caranguejos - associados às fases da Lua e às marés. O módulo (4), “Apresentação de Propostas de Ensino ou Recursos Didáticos”, promove a apresentação e discussão de planos de aulas ou recursos didáticos elaborados pelos alunos-professores em torno da temática em questão e finaliza com uma avaliação deles sobre as atividades vivenciadas no curso. O curso propõe o desenvolvimento dos conteúdos por meio de problematizações e diálogos a partir de estratégias diversas, seja fazendo uso de peça interativa, atividades corporais, manuseio de modelos analógicos, participação dos alunos-professores em sessão de planetário, e produção de infográficos e de planos de aula ou de recursos didáticos. O público-alvo são professores da rede pública de ensino que ministram aulas de Ciências da Natureza para a Educação Básica, em especial, para o Ensino Fundamental, com formação em Biologia, Química e/ou Física, e ainda, professores em formação nessas áreas.Since ancient times, living beings coexist with cyclical processes in the environment. The expression of these rhythms is evident in behavioral and physiological activities for every living being, from bacteria to mammals. Considering that biological rhythms are universal phenomena and occur in all living beings, it is necessary to learn about them, as well as about their synchronism with astronomical cycles, in the curricular components of basic education. These are essential aspects for the understanding of physiology and of the behavior of organisms. Therefore, this research aimed to strengthen the dialogue between the disciplines of natural sciences in an interdisciplinary way by proposing a course on biological rhythms and their relationship with astronomical cycles, in four modules. Module (1) focuses on the “Discovery of Biological Rhythms and the Day and Night Cicle”, with the objective of discussing, through the history of science, the first discoveries about biological rhythms in living beings and the types of rythms, emphasizing circadian rhythms and their association with the day and night cycle resulting from the rotation of the planet. Module (2), “Biological Rhythms and Seasons of the Year”, integrates content on the relationship between the astronomical cycle of the seasons and the behavior of some living beings in the marine environment, with a focus on the Humpback whale and its migrations covering the brazilian coast. For module (3), “Animal Behavior, Moon Phases and Tides”, the proposal is related to the behavior of marine organisms - crabs, particularly - associated with the phases of the Moon and tides. Module (4), “Presentations of Teaching Proposals or Didactic Resources”, promotes the presentation and discussion of lesson plans or didactic resources prepared by student-teachers on the subject in question and ends with their evaluation about the activities experienced in the course. The course proposes the development of contents through problematization and dialogues within different strategies, whether using an interactive theater play, body activities, handling of analog models, participation of student-teachers in a planetarium show, and production of infographics and lesson plans or didactic resources. The target audience are public school teachers of Natural Sciences for Basic Education, specialy for Elementary School, graduated in Biology, Chemistry and/or Physics, as well as teachers in training in these areas.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICARitmos biológicosCiclos astronômicosFormação de professoresInterdisciplinaridadeO ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinosobreritmos_Costa_2022.pdfapplication/pdf910748https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51167/1/Ensinosobreritmos_Costa_2022.pdf7c6eb965be35d6a5955430ac6e39df67MD51123456789/511672023-02-02 18:29:56.444oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51167Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-02T21:29:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais |
title |
O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais |
spellingShingle |
O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais Costa, Daniel Silva da CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Ritmos biológicos Ciclos astronômicos Formação de professores Interdisciplinaridade |
title_short |
O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais |
title_full |
O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais |
title_fullStr |
O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais |
title_full_unstemmed |
O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais |
title_sort |
O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais |
author |
Costa, Daniel Silva da |
author_facet |
Costa, Daniel Silva da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5126340528077248 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Ferreira, Flávia Polati |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Nascimento, Ana Karina de Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Daniel Silva da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Germano, Auta Stella de Medeiros |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9092-2997 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9487308554724839 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa |
contributor_str_mv |
Germano, Auta Stella de Medeiros Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Ritmos biológicos Ciclos astronômicos Formação de professores Interdisciplinaridade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ritmos biológicos Ciclos astronômicos Formação de professores Interdisciplinaridade |
description |
Desde os tempos mais remotos os seres vivos convivem com processos cíclicos no ambiente. A expressão desses ritmos é notória em atividades comportamentais e fisiológicas para cada ser vivo, desde as bactérias até os mamíferos. Considerando que os ritmos biológicos são fenômenos universais e ocorrem em todos os seres vivos, se faz necessária a aprendizagem sobre eles, bem como sobre seu sincronismo com ciclos astronômicos, nos componentes curriculares do ensino básico. Tratam-se de aspectos essenciais para a compreensão da fisiologia e do comportamento dos organismos. Sendo assim, esta pesquisa teve como proposta fortalecer o diálogo entre as disciplinas de ciências da natureza de forma indisciplinar por meio da proposição de um curso sobre os ritmos biológicos e suas relações com ciclos astronômicos, em quatro módulos. O módulo (1) tem como foco a “Descoberta dos Ritmos Biológicos e o Ciclo dia e Noite”, tendo como objetivo a discussão, por meio da história das ciências, das primeiras descobertas sobre os Ritmos Biológicos nos seres vivos e os tipos de ritmos, enfatizando-se os ritmos circadianos e sua associação ao ciclo dia e noite proveniente da rotação do planeta. O módulo (2), “Ritmos Biológicos e Estações do Ano”, integra os conteúdos sobre as relações do ciclo astronômico das estações do ano com o comportamento de alguns seres vivos no ambiente marinho, com enfoque para a baleia Jubarte e suas migrações abrangendo o litoral brasileiro. Para o modulo (3), “Comportamento Animal, Fases da Lua e Marés”, a proposta é em relação ao comportamento de organismos marinhos – particularmente caranguejos - associados às fases da Lua e às marés. O módulo (4), “Apresentação de Propostas de Ensino ou Recursos Didáticos”, promove a apresentação e discussão de planos de aulas ou recursos didáticos elaborados pelos alunos-professores em torno da temática em questão e finaliza com uma avaliação deles sobre as atividades vivenciadas no curso. O curso propõe o desenvolvimento dos conteúdos por meio de problematizações e diálogos a partir de estratégias diversas, seja fazendo uso de peça interativa, atividades corporais, manuseio de modelos analógicos, participação dos alunos-professores em sessão de planetário, e produção de infográficos e de planos de aula ou de recursos didáticos. O público-alvo são professores da rede pública de ensino que ministram aulas de Ciências da Natureza para a Educação Básica, em especial, para o Ensino Fundamental, com formação em Biologia, Química e/ou Física, e ainda, professores em formação nessas áreas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-10-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-02T21:29:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-02T21:29:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Daniel Silva da. O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais. Orientador: Ivanise Cortez de Sousa Guimarães. 2022. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51167 |
identifier_str_mv |
COSTA, Daniel Silva da. O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais. Orientador: Ivanise Cortez de Sousa Guimarães. 2022. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51167/1/Ensinosobreritmos_Costa_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c6eb965be35d6a5955430ac6e39df67 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833052254208000 |