Sistema integrado de gestão da educação do Rio Grande do Norte - SIGEDUC e escola digital como espaço pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Paula dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28778
Resumo: As tecnologias estão ganhando cada vez mais espaço nos dias atuais e na área de educação, o cenário não é diferente. Esta tese buscou descrever todo o processo de criação e implantação do Sistema Integrado da Educação – SIGEduc na rede estadual de ensino, propondo a ampliação do módulo Escola Virtual com ênfase em um viés pedagógico. Elegemos como objetivo dessa tese, contribuir para a melhoria da educação da rede pública estadual utilizando-se de ferramentas digitais que propiciem a construção coletiva do conhecimento, mas também permitam o acesso a informações relevantes para a prática docente. Para isso, é necessário: Identificar lacunas na Escola Virtual do SIGEduc que prejudicam o processo ensino-aprendizagem; Ampliar o espaço pedagógico da Escola Virtual do SIGEduc, por meio da inserção de novas ferramentas digitais, que sejam interativas e dinâmicas; Propiciar aos professores indicadores avaliativos e relatórios pedagógicos dos alunos através da funcionalidade denominada de “observatório da vida do estudante”; Correlacionar os conteúdos ministrados dos professores com a BNCC gerando indicadores e percentuais que auxiliem na prática pedagógica do professor; e realizar a predição referente à EVASÃO do ano letivo atual, através de Inteligência Artificial, como forma de prevenção, para que os professores atuem junto à coordenação pedagógica da escola e diminuam o índice de abandono dos alunos. Utilizamos como referentes teórico-metodológicos uma proposta de cunho qualitativo, utilizando o método de Estudo de Caso. Do ponto de vista teórico, utilizamos a revisão bibliográfica. Para discutir a formação docente, lançamos mão dos estudos, fundamentalmente, de Ramalho, Núñez e Gauthier (2003) e Marcelo Garcia (2001); sobre as tecnologias nos apoiamos em Pretto (2011), Moran et al (2012).
id UFRN_5a83b3be11f956ca4dc7d9b01a9a38b2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28778
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Ana Paula dos SantosDiniz, Adriana Valéria SantosCordeiro, Antonio Manuel RochettePrestes, Emília Maria da TrindadeNunez, Isauro BeltranOliveira, Luiz Affonso Henderson Guedes deBatista, Thais VasconcelosRamalho, Betânia Leite2020-04-15T14:54:59Z2020-04-15T14:54:59Z2019-12-06OLIVEIRA, Ana Paula dos Santos. Sistema integrado de gestão da educação do Rio Grande do Norte - SIGEDUC e escola digital como espaço pedagógico. 2019. 180f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28778As tecnologias estão ganhando cada vez mais espaço nos dias atuais e na área de educação, o cenário não é diferente. Esta tese buscou descrever todo o processo de criação e implantação do Sistema Integrado da Educação – SIGEduc na rede estadual de ensino, propondo a ampliação do módulo Escola Virtual com ênfase em um viés pedagógico. Elegemos como objetivo dessa tese, contribuir para a melhoria da educação da rede pública estadual utilizando-se de ferramentas digitais que propiciem a construção coletiva do conhecimento, mas também permitam o acesso a informações relevantes para a prática docente. Para isso, é necessário: Identificar lacunas na Escola Virtual do SIGEduc que prejudicam o processo ensino-aprendizagem; Ampliar o espaço pedagógico da Escola Virtual do SIGEduc, por meio da inserção de novas ferramentas digitais, que sejam interativas e dinâmicas; Propiciar aos professores indicadores avaliativos e relatórios pedagógicos dos alunos através da funcionalidade denominada de “observatório da vida do estudante”; Correlacionar os conteúdos ministrados dos professores com a BNCC gerando indicadores e percentuais que auxiliem na prática pedagógica do professor; e realizar a predição referente à EVASÃO do ano letivo atual, através de Inteligência Artificial, como forma de prevenção, para que os professores atuem junto à coordenação pedagógica da escola e diminuam o índice de abandono dos alunos. Utilizamos como referentes teórico-metodológicos uma proposta de cunho qualitativo, utilizando o método de Estudo de Caso. Do ponto de vista teórico, utilizamos a revisão bibliográfica. Para discutir a formação docente, lançamos mão dos estudos, fundamentalmente, de Ramalho, Núñez e Gauthier (2003) e Marcelo Garcia (2001); sobre as tecnologias nos apoiamos em Pretto (2011), Moran et al (2012).Technologies are gaining more and more space these days and in education, the scenario is no different. This thesis aimed to describe the entire process of creation and implementation of the Integrated Education System - SIGEduc in the state school system, proposing the expansion of the Virtual School module with emphasis on a pedagogical bias. We chose as objective of this thesis, to contribute to the improvement of the education of the state public network using digital tools that provide the collective construction of knowledge, but also allow the access to relevant information for the teaching practice. For this, it is necessary to: Identify gaps in the SIGEduc Virtual School that hinder the teaching-learning process; Expand the pedagogical space of the SIGEduc Virtual School, through the insertion of new interactive and dynamic digital tools; Provide teachers with evaluative indicators and pedagogical reports of students through the functionality called “student life observatory”; Correlate the contents taught by teachers with the BNCC generating indicators and percentages that help the teacher's pedagogical practice; and make the prediction related to the EVASION of the current school year, through Artificial Intelligence, as a form of prevention, so that the teachers act together with the pedagogical coordination of the school and reduce the dropout rate of the students. We used as theoreticalmethodological referents a proposal of a qualitative nature, using the Case Study method. From the theoretical point of view, we use the literature review. To discuss teacher education, we use the studies, mainly, by Ramalho, Núñez and Gauthier (2003) and Marcelo Garcia (2001); about technologies we lean on Pretto (2011), Moran et al (2012).CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTecnologias digitaisTecnologias educacionaisSIGEducEscola digitalSistema integrado de gestão da educação do Rio Grande do Norte - SIGEDUC e escola digital como espaço pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSistemaintegradogestao_Oliveira_2019.pdfapplication/pdf9345221https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28778/1/Sistemaintegradogestao_Oliveira_2019.pdf33ed14cf0f3e51e37da6318755ed336dMD51TEXTSistemaintegradogestao_Oliveira_2019.pdf.txtSistemaintegradogestao_Oliveira_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain273715https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28778/2/Sistemaintegradogestao_Oliveira_2019.pdf.txt6b500946495fd40bb202b8eac6f22d51MD52THUMBNAILSistemaintegradogestao_Oliveira_2019.pdf.jpgSistemaintegradogestao_Oliveira_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1335https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28778/3/Sistemaintegradogestao_Oliveira_2019.pdf.jpg779b28e90ba4a2ea628ffa5b83cbc3aaMD53123456789/287782020-04-19 04:47:54.665oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28778Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-04-19T07:47:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistema integrado de gestão da educação do Rio Grande do Norte - SIGEDUC e escola digital como espaço pedagógico
title Sistema integrado de gestão da educação do Rio Grande do Norte - SIGEDUC e escola digital como espaço pedagógico
spellingShingle Sistema integrado de gestão da educação do Rio Grande do Norte - SIGEDUC e escola digital como espaço pedagógico
Oliveira, Ana Paula dos Santos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tecnologias digitais
Tecnologias educacionais
SIGEduc
Escola digital
title_short Sistema integrado de gestão da educação do Rio Grande do Norte - SIGEDUC e escola digital como espaço pedagógico
title_full Sistema integrado de gestão da educação do Rio Grande do Norte - SIGEDUC e escola digital como espaço pedagógico
title_fullStr Sistema integrado de gestão da educação do Rio Grande do Norte - SIGEDUC e escola digital como espaço pedagógico
title_full_unstemmed Sistema integrado de gestão da educação do Rio Grande do Norte - SIGEDUC e escola digital como espaço pedagógico
title_sort Sistema integrado de gestão da educação do Rio Grande do Norte - SIGEDUC e escola digital como espaço pedagógico
author Oliveira, Ana Paula dos Santos
author_facet Oliveira, Ana Paula dos Santos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Diniz, Adriana Valéria Santos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cordeiro, Antonio Manuel Rochette
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Prestes, Emília Maria da Trindade
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Nunez, Isauro Beltran
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Oliveira, Luiz Affonso Henderson Guedes de
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Batista, Thais Vasconcelos
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Paula dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramalho, Betânia Leite
contributor_str_mv Ramalho, Betânia Leite
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tecnologias digitais
Tecnologias educacionais
SIGEduc
Escola digital
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Tecnologias educacionais
SIGEduc
Escola digital
description As tecnologias estão ganhando cada vez mais espaço nos dias atuais e na área de educação, o cenário não é diferente. Esta tese buscou descrever todo o processo de criação e implantação do Sistema Integrado da Educação – SIGEduc na rede estadual de ensino, propondo a ampliação do módulo Escola Virtual com ênfase em um viés pedagógico. Elegemos como objetivo dessa tese, contribuir para a melhoria da educação da rede pública estadual utilizando-se de ferramentas digitais que propiciem a construção coletiva do conhecimento, mas também permitam o acesso a informações relevantes para a prática docente. Para isso, é necessário: Identificar lacunas na Escola Virtual do SIGEduc que prejudicam o processo ensino-aprendizagem; Ampliar o espaço pedagógico da Escola Virtual do SIGEduc, por meio da inserção de novas ferramentas digitais, que sejam interativas e dinâmicas; Propiciar aos professores indicadores avaliativos e relatórios pedagógicos dos alunos através da funcionalidade denominada de “observatório da vida do estudante”; Correlacionar os conteúdos ministrados dos professores com a BNCC gerando indicadores e percentuais que auxiliem na prática pedagógica do professor; e realizar a predição referente à EVASÃO do ano letivo atual, através de Inteligência Artificial, como forma de prevenção, para que os professores atuem junto à coordenação pedagógica da escola e diminuam o índice de abandono dos alunos. Utilizamos como referentes teórico-metodológicos uma proposta de cunho qualitativo, utilizando o método de Estudo de Caso. Do ponto de vista teórico, utilizamos a revisão bibliográfica. Para discutir a formação docente, lançamos mão dos estudos, fundamentalmente, de Ramalho, Núñez e Gauthier (2003) e Marcelo Garcia (2001); sobre as tecnologias nos apoiamos em Pretto (2011), Moran et al (2012).
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-15T14:54:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-15T14:54:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Ana Paula dos Santos. Sistema integrado de gestão da educação do Rio Grande do Norte - SIGEDUC e escola digital como espaço pedagógico. 2019. 180f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28778
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ana Paula dos Santos. Sistema integrado de gestão da educação do Rio Grande do Norte - SIGEDUC e escola digital como espaço pedagógico. 2019. 180f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28778/1/Sistemaintegradogestao_Oliveira_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28778/2/Sistemaintegradogestao_Oliveira_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28778/3/Sistemaintegradogestao_Oliveira_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 33ed14cf0f3e51e37da6318755ed336d
6b500946495fd40bb202b8eac6f22d51
779b28e90ba4a2ea628ffa5b83cbc3aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117497715949568