Ensino de música e a interdisciplinaridade: a interface das artes no cotidiano escolar, um diálogo possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tércia Maria de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57264
Resumo: O presente trabalho propõe demonstrar a importância da arte e suas interfaces, no cotidiano escolar, proporcionando um diálogo por intermédio do ensino e da aprendizagem da música. Tal proposta pode promover a interdisciplinaridade por meio das produções durante o processo de criação, do improviso e das descobertas artísticas, favorecendo assim, o desenvolvimento em âmbito individual e coletivo. Inspirada no pensamento de John Paynter, com ênfases à criatividade, a experiência docente se insere em um universo complexo, vislumbrado por Carl Rogers e Edgar Morin, à constante reconstrução e articulação do conhecimento. É nesse contexto que temos promovido atividades que buscam envolver e tornar o processo de criação artística mais dinâmico e inovador por meio de construção de paródias e poemas musicados em forma de rap.
id UFRN_5aa0cd1ebfee1cb5cc0fb0fea4d06de4
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57264
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Tércia Maria de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0362145637586927https://orcid.org/0009-0008-1503-2853http://lattes.cnpq.br/1230598383268415Queiroz, Luis Ricardo SilvaLima, Tânia Maria de Araújohttp://lattes.cnpq.br/8280794437858524Thomé, Renata Viana de Barros2024-01-10T18:01:38Z2024-01-10T18:01:38Z2023-07-21SILVA, Tércia Maria de Souza. Ensino de música e a interdisciplinaridade: a interface das artes no cotidiano escolar, um diálogo possível. Orientadora: Dra. Renata Viana de Barros Thomé. 2023. 64f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57264O presente trabalho propõe demonstrar a importância da arte e suas interfaces, no cotidiano escolar, proporcionando um diálogo por intermédio do ensino e da aprendizagem da música. Tal proposta pode promover a interdisciplinaridade por meio das produções durante o processo de criação, do improviso e das descobertas artísticas, favorecendo assim, o desenvolvimento em âmbito individual e coletivo. Inspirada no pensamento de John Paynter, com ênfases à criatividade, a experiência docente se insere em um universo complexo, vislumbrado por Carl Rogers e Edgar Morin, à constante reconstrução e articulação do conhecimento. É nesse contexto que temos promovido atividades que buscam envolver e tornar o processo de criação artística mais dinâmico e inovador por meio de construção de paródias e poemas musicados em forma de rap.The present work proposes to demonstrate the importance of art and its interfaces, in the school routine, providing a dialogue through the teaching and learning of music. Such a proposal can promote interdisciplinarity through productions during the creation process, improvisation and artistic discoveries, thus favoring development at an individual and collective level. Inspired by the thinking of John Paynter, with an emphasis on creativity, the teaching experience is inserted in a complex universe, envisioned by Carl Rogers and Edgar Morin, to the constant reconstruction and articulation of knowledge. It is in this context that we have promoted activities that seek to involve and make the process of artistic creation more dynamic and innovative through the construction of parodies and poems set to rap music.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESMúsica - ensino e aprendizagemMúsica - criação artística - poemas musicadosMúsica - estudo e ensinoEnsino de música e a interdisciplinaridade: a interface das artes no cotidiano escolar, um diálogo possívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinomusicainterdisciplinaridade_Silva_2023.pdfapplication/pdf8044370https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57264/1/Ensinomusicainterdisciplinaridade_Silva_2023.pdf2e419a2c3f8bbba844876d94de46ab3bMD51123456789/572642024-01-10 15:02:25.554oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57264Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-10T18:02:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de música e a interdisciplinaridade: a interface das artes no cotidiano escolar, um diálogo possível
title Ensino de música e a interdisciplinaridade: a interface das artes no cotidiano escolar, um diálogo possível
spellingShingle Ensino de música e a interdisciplinaridade: a interface das artes no cotidiano escolar, um diálogo possível
Silva, Tércia Maria de Souza
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Música - ensino e aprendizagem
Música - criação artística - poemas musicados
Música - estudo e ensino
title_short Ensino de música e a interdisciplinaridade: a interface das artes no cotidiano escolar, um diálogo possível
title_full Ensino de música e a interdisciplinaridade: a interface das artes no cotidiano escolar, um diálogo possível
title_fullStr Ensino de música e a interdisciplinaridade: a interface das artes no cotidiano escolar, um diálogo possível
title_full_unstemmed Ensino de música e a interdisciplinaridade: a interface das artes no cotidiano escolar, um diálogo possível
title_sort Ensino de música e a interdisciplinaridade: a interface das artes no cotidiano escolar, um diálogo possível
author Silva, Tércia Maria de Souza
author_facet Silva, Tércia Maria de Souza
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0362145637586927
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0009-0008-1503-2853
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1230598383268415
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Queiroz, Luis Ricardo Silva
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lima, Tânia Maria de Araújo
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8280794437858524
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tércia Maria de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thomé, Renata Viana de Barros
contributor_str_mv Thomé, Renata Viana de Barros
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Música - ensino e aprendizagem
Música - criação artística - poemas musicados
Música - estudo e ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Música - ensino e aprendizagem
Música - criação artística - poemas musicados
Música - estudo e ensino
description O presente trabalho propõe demonstrar a importância da arte e suas interfaces, no cotidiano escolar, proporcionando um diálogo por intermédio do ensino e da aprendizagem da música. Tal proposta pode promover a interdisciplinaridade por meio das produções durante o processo de criação, do improviso e das descobertas artísticas, favorecendo assim, o desenvolvimento em âmbito individual e coletivo. Inspirada no pensamento de John Paynter, com ênfases à criatividade, a experiência docente se insere em um universo complexo, vislumbrado por Carl Rogers e Edgar Morin, à constante reconstrução e articulação do conhecimento. É nesse contexto que temos promovido atividades que buscam envolver e tornar o processo de criação artística mais dinâmico e inovador por meio de construção de paródias e poemas musicados em forma de rap.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-10T18:01:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-10T18:01:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Tércia Maria de Souza. Ensino de música e a interdisciplinaridade: a interface das artes no cotidiano escolar, um diálogo possível. Orientadora: Dra. Renata Viana de Barros Thomé. 2023. 64f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57264
identifier_str_mv SILVA, Tércia Maria de Souza. Ensino de música e a interdisciplinaridade: a interface das artes no cotidiano escolar, um diálogo possível. Orientadora: Dra. Renata Viana de Barros Thomé. 2023. 64f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57264/1/Ensinomusicainterdisciplinaridade_Silva_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e419a2c3f8bbba844876d94de46ab3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832733370712064