Evolução das estratégias de marketing ambiental e o simbolismo da rotulagem sustentável na indústria dos cosméticos: o caso da Garnier, L’Oréal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Iara Loureiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43246
Resumo: A presente dissertação pretende estudar o simbolismo da rotulagem dos produtos como forma de comunicação das marcas de cosméticos, e desta forma, compreender se podem ser classificados como sustentáveis pelo consumidor. Através de organismos de certificação europeia é possível perceber quais são os produtos com características sustentáveis considerando parâmetros específicos, mas para isso, é necessário compreender quais são estes organismos e identificá-los através dos símbolos presentes na rotulagem dos produtos (Carrulo, 2020). Por um lado, muitas marcas recorrem a esta simbologia para comunicar práticas sustentáveis. Por outro lado, as marcas enfrentam também o desafio financeiro para a utilização dos símbolos certificados, mesmo cumprindo os requisitos para os utilizarem (ICEA, 2022; Raposa Herbivora, 2018). O consumidor apesar de cada vez mais consciente, ainda é bastante desinformado e reticente face às alegações de sustentabilidade que muitas vezes são utilizadas como argumentos falsos, constituindo greenwashing (Carrulo, 2020). É por isso importante compreender qual a influência desta rotulagem nas práticas de consumo. Desde 2019 que a Garnier tem apostado intensivamente no marketing ambiental e tem vindo a alterar vários aspetos que em muito contribuem para a diminuição do impacto ambiental, incluindo adoção de novas certificações. Ainda assim, é importante refletir se essa aposta se traduz numa influência positiva de consumo sustentável.
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