A MÚSICA NA CENA: UMA EXPERIÊNCIA NA SONOPLASTIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53856 |
Resumo: | A produção de um espetáculo de teatro envolve várias áreas de conhecimento. Apresento neste trabalho uma síntese das experiências artísticas e educativas que marcaram a minha trajetória como estudante no curso de Licenciatura em Teatro/UFRN e que me encaminharam para o estudo de dois campos semânticos muito próximos: a sonoplastia e a música na cena. O som, como fenômeno material que depende do espaço para sua propagação, é um dos elementos da cenografia e sua presença na produção de uma cena é um objeto de estudo fascinante. Assim, neste artigo, apresento algumas sínteses que caracterizam minhas buscas, como estudante de Teatro, para compreender os antecedentes históricos dos elementos sonoros da cena no teatro ocidental. Falo, também, da minha percepção acerca da importância que a música tem na cena e, na tentativa de me apropriar dessa discussão, busco compreender a função que é exercida por um sonoplasta. Como exercício reflexivo de um TCC, apresento um pouco de meu percurso nesta Licenciatura, desde os primeiros momentos em que fui me interessando pela arte da sonoplastia, por meio da disciplina ‘’Música na Cena’’, até quando, por meio de experiências de Ensino de Teatro, pude compartilhar com as crianças com quem trabalhei, em um de meus estágios curriculares, um pouco desses conhecimentos que aprendi nessa área. Relato, também, uma importante experiência que tive, trabalhando na sonoplastia da peça de teatro ‘’A Família Pinto’’, dirigida por Isaac Holdffer e Kael Lima. Nessa experiência pude colocar em prática o que aprendi sobre o assunto e entender ainda mais sobre essa função da arte do som no teatro. |
id |
UFRN_5d456d893dc9bc4b6b0c166e3eeab869 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53856 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Wallace Vitor Nascimentohttps://lattes.cnpq.br/3020034081453368http://lattes.cnpq.br/5026604704788382Araújo, José Sávio Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/5026604704788382Araújo, Erivaldo Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/8410846335860877Barbosa, Makarios Maiahttp://lattes.cnpq.br/75189348743414532023-07-19T22:41:45Z2023-07-19T22:41:45Z2023-06-29MARTINS, W. V. N. A música na cena: uma experiência na sonoplastia. 29 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Artes, Curso de Licenciatura em Teatro, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53856A produção de um espetáculo de teatro envolve várias áreas de conhecimento. Apresento neste trabalho uma síntese das experiências artísticas e educativas que marcaram a minha trajetória como estudante no curso de Licenciatura em Teatro/UFRN e que me encaminharam para o estudo de dois campos semânticos muito próximos: a sonoplastia e a música na cena. O som, como fenômeno material que depende do espaço para sua propagação, é um dos elementos da cenografia e sua presença na produção de uma cena é um objeto de estudo fascinante. Assim, neste artigo, apresento algumas sínteses que caracterizam minhas buscas, como estudante de Teatro, para compreender os antecedentes históricos dos elementos sonoros da cena no teatro ocidental. Falo, também, da minha percepção acerca da importância que a música tem na cena e, na tentativa de me apropriar dessa discussão, busco compreender a função que é exercida por um sonoplasta. Como exercício reflexivo de um TCC, apresento um pouco de meu percurso nesta Licenciatura, desde os primeiros momentos em que fui me interessando pela arte da sonoplastia, por meio da disciplina ‘’Música na Cena’’, até quando, por meio de experiências de Ensino de Teatro, pude compartilhar com as crianças com quem trabalhei, em um de meus estágios curriculares, um pouco desses conhecimentos que aprendi nessa área. Relato, também, uma importante experiência que tive, trabalhando na sonoplastia da peça de teatro ‘’A Família Pinto’’, dirigida por Isaac Holdffer e Kael Lima. Nessa experiência pude colocar em prática o que aprendi sobre o assunto e entender ainda mais sobre essa função da arte do som no teatro.The production of a theater performance involves various areas of knowledge. In this paper, I present a synthesis of the artistic and educational experiences that have shaped my journey as a student in the Theater Teaching program at UFRN (Federal University of Rio Grande do Norte) and have led me to study two closely related semantic fields: sound design and music in the theatrical context. Sound, as a material phenomenon that depends on space for its propagation, is one of the elements of scenography, and its presence in the production of a scene is a fascinating subject of study. Thus, in this papper, I present some syntheses that characterize my explorations as a Theater student in understanding the historical antecedents of sound elements in Western theater. I also discuss my perception about the importance of music in the theatrical context and, to engage in this discussion, I seek to comprehend the role performed by a sound designer. As a reflective exercise within my undergraduate thesis, I share some aspects of my journey in the Theater Teaching program, from the initial moments when I became interested in the art of sound design through the course "Music in the Scene," to the experiences of teaching theater and sharing some of this knowledge with the children I worked with during one of my internships. Furthermore, I recount an important experience I had while working on the sound design of the play "A Família Pinto," directed by Isaac Holdffer and Kael Lima. Through this experience, I was able to apply what I had learned and gain further insight into the role of sound in theater.Universidade Federal do Rio Grande do NorteLICENCIATURA EM TEATROUFRNBrasilDEPARTAMENTO DE ARTESAttribution-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESmúsica na cena; sonoplastia; sonoplasta; encenação; teatro.music in the theatrical context; sound design; sound designer; staging; theater.A MÚSICA NA CENA: UMA EXPERIÊNCIA NA SONOPLASTIAMUSIC IN THE SCENE: AN EXPERIENCE IN SOUND DESIGNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53856/2/license_rdf9b85e4235558a2887c2be3998124b615MD52ORIGINALMusicaCenaExperiencia_Martins_2023.pdfMusicaCenaExperiencia_Martins_2023.pdfapplication/pdf2469231https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53856/1/MusicaCenaExperiencia_Martins_2023.pdf3ed9c090253319a9bd4d20635b6b6060MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53856/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/538562023-08-09 09:34:17.066oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-09T12:34:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A MÚSICA NA CENA: UMA EXPERIÊNCIA NA SONOPLASTIA |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
MUSIC IN THE SCENE: AN EXPERIENCE IN SOUND DESIGN |
title |
A MÚSICA NA CENA: UMA EXPERIÊNCIA NA SONOPLASTIA |
spellingShingle |
A MÚSICA NA CENA: UMA EXPERIÊNCIA NA SONOPLASTIA Martins, Wallace Vitor Nascimento CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES música na cena; sonoplastia; sonoplasta; encenação; teatro. music in the theatrical context; sound design; sound designer; staging; theater. |
title_short |
A MÚSICA NA CENA: UMA EXPERIÊNCIA NA SONOPLASTIA |
title_full |
A MÚSICA NA CENA: UMA EXPERIÊNCIA NA SONOPLASTIA |
title_fullStr |
A MÚSICA NA CENA: UMA EXPERIÊNCIA NA SONOPLASTIA |
title_full_unstemmed |
A MÚSICA NA CENA: UMA EXPERIÊNCIA NA SONOPLASTIA |
title_sort |
A MÚSICA NA CENA: UMA EXPERIÊNCIA NA SONOPLASTIA |
author |
Martins, Wallace Vitor Nascimento |
author_facet |
Martins, Wallace Vitor Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br/3020034081453368 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5026604704788382 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Araújo, José Sávio Oliveira de |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5026604704788382 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Araújo, Erivaldo Oliveira de |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8410846335860877 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Barbosa, Makarios Maia |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7518934874341453 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Wallace Vitor Nascimento |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES música na cena; sonoplastia; sonoplasta; encenação; teatro. music in the theatrical context; sound design; sound designer; staging; theater. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
música na cena; sonoplastia; sonoplasta; encenação; teatro. music in the theatrical context; sound design; sound designer; staging; theater. |
description |
A produção de um espetáculo de teatro envolve várias áreas de conhecimento. Apresento neste trabalho uma síntese das experiências artísticas e educativas que marcaram a minha trajetória como estudante no curso de Licenciatura em Teatro/UFRN e que me encaminharam para o estudo de dois campos semânticos muito próximos: a sonoplastia e a música na cena. O som, como fenômeno material que depende do espaço para sua propagação, é um dos elementos da cenografia e sua presença na produção de uma cena é um objeto de estudo fascinante. Assim, neste artigo, apresento algumas sínteses que caracterizam minhas buscas, como estudante de Teatro, para compreender os antecedentes históricos dos elementos sonoros da cena no teatro ocidental. Falo, também, da minha percepção acerca da importância que a música tem na cena e, na tentativa de me apropriar dessa discussão, busco compreender a função que é exercida por um sonoplasta. Como exercício reflexivo de um TCC, apresento um pouco de meu percurso nesta Licenciatura, desde os primeiros momentos em que fui me interessando pela arte da sonoplastia, por meio da disciplina ‘’Música na Cena’’, até quando, por meio de experiências de Ensino de Teatro, pude compartilhar com as crianças com quem trabalhei, em um de meus estágios curriculares, um pouco desses conhecimentos que aprendi nessa área. Relato, também, uma importante experiência que tive, trabalhando na sonoplastia da peça de teatro ‘’A Família Pinto’’, dirigida por Isaac Holdffer e Kael Lima. Nessa experiência pude colocar em prática o que aprendi sobre o assunto e entender ainda mais sobre essa função da arte do som no teatro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-19T22:41:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-19T22:41:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTINS, W. V. N. A música na cena: uma experiência na sonoplastia. 29 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Artes, Curso de Licenciatura em Teatro, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53856 |
identifier_str_mv |
MARTINS, W. V. N. A música na cena: uma experiência na sonoplastia. 29 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Artes, Curso de Licenciatura em Teatro, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
LICENCIATURA EM TEATRO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
DEPARTAMENTO DE ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53856/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53856/1/MusicaCenaExperiencia_Martins_2023.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53856/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9b85e4235558a2887c2be3998124b615 3ed9c090253319a9bd4d20635b6b6060 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832911208153088 |